Anúncio realizado no Congresso Extraordinário da FIFA
Um momento histórico para o futebol mundial foi marcado nesta quarta-feira, 11 de dezembro de 2024. Durante o Congresso Extraordinário da FIFA, Portugal, Marrocos e Espanha foram oficialmente designados como anfitriões do Mundial FIFA 2030.
Esta decisão, que foi aplaudida por aclamação, é uma prova da excecional qualidade do dossiê de candidatura conjunta apresentado. Este triunfo é o culminar de dois anos de trabalho incansável e de uma coordenação perfeita entre os três países, que criaram uma candidatura moderna e inovadora. Além disso, este marco assinala um momento crucial na história da competição, pois será o primeiro Campeonato do Mundo realizado em dois continentes, unindo a África e a Europa sob os valores universais do futebol.
Com uma pontuação sem precedentes de 4,2 em 5, a mais alta de sempre nos relatórios de avaliação da FIFA, a candidatura do YallaVamos2030 é um testemunho das capacidades excecionais de alojamento, infraestruturas de classe mundial e um legado duradouro para as gerações futuras. Este feito notável é o resultado de esforços coletivos dos grupos de trabalho portugueses, marroquinos e espanhóis, suportados pelo apoio inabalável de atores institucionais e civis, bem como pela paixão ilimitada dos adeptos de futebol.
O vídeo de apresentação da candidatura YallaVamos, intitulado "O Ponto de Partida", cativou o público neste congresso decisivo. Retratou a unidade das três nações através de uma plataforma flutuante imaginária no coração do Oceano Atlântico, equidistante de Portugal, Marrocos e Espanha. Apresentada pelas lendas do futebol Noureddine Naybet, Luis Figo e Fernando Llorente, esta representação visual simbolizou os valores da hospitalidade, inovação e impacto sustentável.
O presidente da FIFA, Gianni Infantino , saudou esta nomeação histórica: "Em 2030, cumprir-se-ão 100 anos desde a primeira edição do Mundial, no Uruguai, e que melhor maneira haveria de celebrar esta ocasião do que um Mundial em seis países, três continentes, com 104 jogos que serão épicos? O mundo vai parar para festejar o centenário do Mundial e, em 2034, teremos o primeiro Mundial do novo centenário e um Campeonato do Mundo espetacular. Obrigado também a todas as confederações e às suas equipas, a todos os membros do Conselho da FIFA pela sua visão, coragem, liderança e também por terem tomado uma decisão unânime para chegar a uma solução consensual, histórica e uma proposta que é realmente única e serve para unir o mundo".
Os Presidentes das federações de futebol dos três países expressaram o seu orgulho e entusiasmo por esta decisão:
Fouzi Lekjaa, Presidente da Real Federação Marroquina de Futebol:
"A confiança que depositaram no meu País ao selecionar a nossa proposta como parte da candidatura tripartida é mais um testemunho do progresso que alcançámos, tanto em termos de preparativos específicos para o evento como do desenvolvimento geral de Marrocos, guiados pela visão esclarecida de Sua Majestade o Rei Mohammed VI.
Esta decisão não só contribuirá para o sucesso da organização do torneio, mas também reforçará uma crença fundamental que sempre defendemos: a de que o desporto em geral, e o futebol em particular, serve como um poderoso motor de desenvolvimento socioeconómico e humano."
Fernando Gomes, Presidente da Federação Portuguesa de Futebol:
« Foram dois anos exigentes e desafiantes que se concluíram com uma avaliação que nos orgulha e reflete a exigência com que sempre assumimos este desafio.
O futebol tem de manter a sua essência, mas acompanhar a mudança que os novos tempos impõe. Queremos, por isso, que o Mundial de 2030 seja a conjugação da memória da competição, a celebração do Centenário, mas ao mesmo tempo que traga a renovação necessária com os olhos postos no futuro! Esse é o nosso desafio! »
Mariángeles García Chaves, Presidente do Comité de Gestão da Real Federação Espanhola:
"Um Mundial de várias gerações: dos que se lembram daquele que foi realizado em 1982 e dos 40 por cento de espanhóis que nem sequer tinham nascido nessa data".
García Chaves já tinha destacado o grande envolvimento e compromisso das instituições, desde o nível regional ao âmbito nacional, por toda a Espanha.
"Este projeto constrói e estrutura nações, e depois mostra-as ao mundo unidas por uma paixão comum: o futebol".
Este anúncio marca o início de uma nova era para o desporto global. Ao unir África e Europa, Portugal, Marrocos e Espanha estão empenhados em proporcionar um Campeonato do™ Mundo de 2030 inesquecível, celebrando a unidade e a paixão universal pelo futebol.
Para dar vida a esta visão, os três países apresentarão 20 estádios de última geração em 17 cidades. De Casablanca a Lisboa e Madrid, os adeptos vão experimentar o maior espetáculo do futebol e criar memórias para toda a vida.
Informações adicionais estão disponíveis no site www.yallavamos2030.com ou nas redes sociais da candidatura no Facebook, Instagram, LinkedIn, X e YouTube.
Para mais informações, contactar [email protected]