Silvestre destaca a evolução dos Países Baixos

Futsal - Seleção A

O ala de 25 anos diz que o grupo está empenhado em somar mais três pontos nesta qualificação.

A Seleção Nacional de Futsal voltou, este domingo, a reunir-se na Cidade do Futebol para iniciar a preparação para o jogo com os Países Baixos. A Equipa das Quinas concentrou-se antes do almoço e vai cumprir um treino pelas 18h00 na FPF Arena Portugal.

Depois da entrada vitoriosa nesta Ronda Principal de qualificação para o Euro'2026, Portugal vai defrontar os Países Baixos na próxima quarta-feira, às 20h15, na Póvoa de Varzim. Os neerlandeses também somam três pontos no Grupo 7 de apuramento, em virtude do triunfo por 4-0 diante da Macedónia do Norte.

FOTOGALERIA
BILHETES DISPONÍVEIS

Antes do treino, Silvestre Ferreira deu conta do estado de espírito da Equipa das Quinas e destacou a importância da vitória na ronda inaugural: "Estamos muito contentes por termos entrado a vencer nesta fase de qualificação. Queríamos entrar da melhor forma, com três pontos, e foi sempre essa a mensagem que o mister nos foi passando. A equipa está confiante e a trabalhar bem", referiu.

Ainda sobre o encontro em Andorra, o ala - que faturou nesse jogo - diz que a equipa portuguesa reagiu muito bem à adversidade inicial: "Nunca é bom começar os jogos a perder, mas o grupo tem confiança e temos noção da nossa capacidade e valia. O golo sofrido não nos abalou e conseguimos dar a volta ao jogo com todo o mérito", acrescentou.

Sobre o seu momento de forma, Silvestre realça a confiança que a equipa lhe tem passado: "O grupo ajuda a estarmos sempre bem Regressei a este espaço recentemente e a equipa abraça-nos da melhor forma. O bom ambiente que aqui existe entre todos deixa-nos muito à vontade e isso ajuda-nos a subir de nível. A equipa técnica dá-me sempre muita motivação para fazer o meu jogo e ter confiança nas minhas ações", destacou.

A fechar, o internacional português falou sobre os Países Baixos e sublinhou a evolução verificada nos últimos anos: "Estamos cientes de que será um jogo completamente diferente daquele que tivemos em Andorra. Os Países Baixos têm algumas individualidades muito fortes tecnicamente e tenho a certeza de que virão cá discutir o jogo de igual para igual. É uma equipa tem evoluído muito, organizou o Euro'2022, onde nos defrontou, e chegou aos oitavos de final do último Mundial, onde fez jogos muito bons", concluiu.

Olhando para o registo histórico, Portugal já defrontou os neerlandeses por 16 vezes, somando 14 triundos e duas derrotas.

 

Recorde-se que Portugal está no Grupo 7 de qualificação, juntamente com Andorra, Países Baixos e Macedónia do Norte. Os vencedores de cada agrupamento juntar-se-ão aos anfitriões Lituânia e Letónia na fase final do Europeu. Os oito melhores segundos classificados terão de passar por uma playoff, agendado para setembro de 2025. A fase final do Campeonato da Europa de 2026 será organizada pela Letónia e Lituânia, e decorrerá entre 18 de janeiro e 8 de fevereiro de 2026.

Eis a lista de convocados:

Guarda-redes: Edu (El Pozo Murcia), Cristiano (SCU Torreense) e Diogo Basílio (Eléctrico FC);

Fixos: João Matos (Sporting CP) e André Coelho (SL Benfica);

Fixo/Ala: Afonso (SL Benfica) e Diogo Santos (Sporting CP);

Universal: Erick (FC Barcelona);

Alas: Pany (Al-Nassr), Bruno Coelho (RFS Futsal), Lúcio Rocha (SL Benfica), Silvestre Ferreira (SL Benfica), Tiago Brito (SC Braga) e Kutchy (SL Benfica);

Pivô: Neves (SC Braga)

PROCESSO DE ACREDITAÇÃO MEDIA

Programa da Seleção Nacional:

15 de dezembro | domingo
13h00: Concentração - Cidade do Futebol
18h00: Treino - FPF Arena Portugal

16 de dezembro | segunda-feira
10h30: Treino - FPF Arena Portugal
17h00: Treino - FPF Arena Portugal

17 de dezembro | terça-feira
11h30: Treino - Ginásio
18h00: Treino - Pavilhão Municipal da Póvoa de Varzim

18 de dezembro | quarta-feira
20h15: JOGO - PORTUGAL x PAÍSES BAIXOS (Pavilhão Municipal da Póvoa de Varzim)

*As horas indicadas são locais, em Andorra é mais uma hora que em Portugal Continental.


;
;
15 de Dezembro 2024
Foto

André Sanano/FPF

Notícias