O universal destaca a evolução dos Países Baixos, mas coloca o foco na Equipa das Quinas.
A Seleção Nacional de Futsal cumpre, esta segunda-feira, uma dupla sessão de treino na FPF Arena Portugal, antes de partir para a Póvoa de Varzim.
Depois da entrada vitoriosa nesta Ronda Principal de qualificação para o Euro'2026, Portugal vai defrontar os Países Baixos nesta quarta-feira, às 20h15, na Póvoa de Varzim. Os neerlandeses também somam três pontos no Grupo 7 de apuramento, em virtude do triunfo por 4-0 diante da Macedónia do Norte.
Erick, internacional português, falou sobre o adversário de quarta-feira e destacou a evolução dos neerlandeses: "Já os conhecemos de os termos defrontado anteriormente, até no Euro'2022. Depois da análise que foi feita percebemos que são uma equipa mais organizada. Gostam de jogar em 3x1 com pivô, mas também em 4x0, onde potencia a qualidade técnica dos seus jogadores. Acima de tudo, evoluíram muito desde as vezes que os defrontámos. Procuram bolas nas costas, sabem muito bem o que fazem e temos de estar ao nosso melhor nível para conseguirmos sair com a vitória", revelou.
Embora reconheça muito valor ao oponente, o universal diz que Portugal tem de ser fiel a si próprio e focar-se no seu jogo: "Com todo o respeito por Andorra, este jogo com os Países Baixos será, sem dúvida, muito mais difícil e exigente. É uma equipa que esteve no Mundial, chegou até aos oitavos de final. É óbvio que é um adversário mais forte, mas temos de olhar para nós e focarmo-nos no nosso jogo", acrescentou.
A fechar, o jogador do FC Barcelona realça que o grupo está sempre motivado e com ambição máxima: "Os resultados, sejam mais ou menos avolumados, não têm de nos motivar por si só. O que nos motiva é estar aqui, representar a nossa Seleção. O facto de termos sido eliminados no Mundial é também um fator de motivação extra, assim como a buscar por títulos. É isso que queremos continuar a dar a Portugal".
Olhando para o registo histórico, Portugal já defrontou os neerlandeses por 16 vezes, somando 14 triundos e duas derrotas.
Recorde-se que Portugal está no Grupo 7 de qualificação, juntamente com Andorra, Países Baixos e Macedónia do Norte. Os vencedores de cada agrupamento juntar-se-ão aos anfitriões Lituânia e Letónia na fase final do Europeu. Os oito melhores segundos classificados terão de passar por uma playoff, agendado para setembro de 2025. A fase final do Campeonato da Europa de 2026 será organizada pela Letónia e Lituânia, e decorrerá entre 18 de janeiro e 8 de fevereiro de 2026.
Eis a lista de convocados:
Guarda-redes: Edu (El Pozo Murcia), Cristiano (SCU Torreense) e Diogo Basílio (Eléctrico FC);
Fixos: João Matos (Sporting CP) e André Coelho (SL Benfica);
Fixo/Ala: Afonso (SL Benfica) e Diogo Santos (Sporting CP);
Universal: Erick (FC Barcelona);
Alas: Pany (Al-Nassr), Bruno Coelho (RFS Futsal), Lúcio Rocha (SL Benfica), Silvestre Ferreira (SL Benfica), Tiago Brito (SC Braga) e Kutchy (SL Benfica);
Pivô: Neves (SC Braga)
PROCESSO DE ACREDITAÇÃO MEDIA
Programa da Seleção Nacional:
15 de dezembro | domingo
13h00: Concentração - Cidade do Futebol
18h00: Treino - FPF Arena Portugal
16 de dezembro | segunda-feira
10h30: Treino - FPF Arena Portugal
17h00: Treino - FPF Arena Portugal
17 de dezembro | terça-feira
11h30: Treino - Ginásio
18h00: Treino - Pavilhão Municipal da Póvoa de Varzim
18 de dezembro | quarta-feira
20h15: JOGO - PORTUGAL x PAÍSES BAIXOS (Pavilhão Municipal da Póvoa de Varzim)
*As horas indicadas são locais, em Andorra é mais uma hora que em Portugal Continental.