Golo solitário de Carolina Santiago no final
Um golo tardio de Carolina Santiago (90’) deu a vitória (1-0) ao Valadares-Gaia no confronto com o Torreense relativo à 10.ª jornada da Liga BPI e, apesar de manter o 6.º lugar, a equipa gaiense descolou do Racing Power e ficou a 2 pontos das adversárias, que permanecem na 4.ª posição (18 pontos).
Até ao intervalo, o Torreense tentou imprimir velocidade e largura ao jogo, mas a defensiva da casa esteve sempre à altura das solicitações.
O Valadares-Gaia teve mais dificuldades para chegar ao último terço e acabou por ser um livre de laboratório a proporcionar a única intervenção digna desse nome a Janny, atenta à interessante movimentação das adversárias neste lance.
Na segunda parte, a formação visitada conseguiu ser mais organizada e rápida a solicitar as atacantes, sobretudo após o susto de uma grande penalidade (59’) que acabou revertida pela intervenção do VAR, após cerca de 5 minutos de análise, devido a fora-de-jogo de Paloma Lemos.
Ainda assim, foi só na reta final e através de uma oferta de Carolina Correia que Carolina Santiago conseguiu desfazer o nulo, com um remate rasteiro fraco, mas certeiro.
FICHA DE JOGO
VALADARES-GAIA 1-0 TORREENSE
(0-0 ao intervalo)
Liga BPI
10.ª jornada
Estádio Jorge Sampaio
Árbitra: Bárbara Domingues
Assistentes: Patrícia Araújo e Marina Sousa
Quarto árbitro: Joana Oliveira
VALADARES GAIA: Erin Seppi Cap); MacKenzie Cherry, Louisa Aniwaa, Jennie Lakip (Cristina Ferreira, 85’), Carolina Santiago, Da Costa (Alexis Strickland, 66’), Neuza Besugo (Erica Meg, 66’), Maria Baleia (Sara Monteiro, 90’+1), Inês Barge, Barbosinha e Érica Ventura (Carol Ferreira, 90’+1).
Suplentes não utilizados: Carol Alves, Emily Hahnel, Gabriella Coleman e Matilde Vilhena.
Treinador: José Nando
Disciplina: amarelo a Inês Barge (81’) e Barbosinha (84’).
TORREENSE: Janny; Carolina Correia, Salomé Prat (Giovanna Santos, 90’+1), Paloma Lemos, Catarina Pereira, Daniuska (Bruna Ramos, 86’), Samara Lino (Janaina, 70’), Jenna, Margarida Sousa (cap) (Carlyn, 46’), Bárbara Lopes e Raquel Ferreira (Rafa Rufino, 86’).
Suplentes não utilizadas: Nair, Matilde, Margarida Guerreiro e Madalena.
Treinador: Gonçalo Nunes
Disciplina: amarelo a Margarida Sousa (45’) e Rafa Rufino (90’+4)
Golo: 1-0 por Carolina Santiago (90’)
MULHER DO JOGO
Carolina Santiago (Valadares)
A jovem avançada Carolina Santiago (18 anos), formada no Sporting, revelou a frieza necessária para decidir o jogo, quando recebeu um brinde natalício de Carolina Correia, que falhou o corte numa bola despejada para o limite da grande-área. Sozinha, esperou a saída de Janny e fez o 4.º golo nesta Liga BPI, com um remate rasteiro, fraco, mas suficientemente bem colocado para entrar junto o poste mais distante. Um lance que valeu todo o (muito) esforço inglório dos anteriores 89 minutos.