Artur Jorge homenageado em Braga

FPF

FPF atribui Quinas de Ouro ao técnico, também agraciado pela Câmara Municipal da sua cidade-natal

O treinador Artur Jorge, dos brasileiros do Botafogo, foi esta quinta-feira homenageado em Braga, sua cidade-natal, pela Federação Portuguesa de Futebol e pela Câmara Municipal local, em cerimónia que, além dos presidentes dos dois organismos, respetivamente Fernando Gomes e Ricardo Rio, contou com a presença de Pedro Dias, secretário de Estado do Desporto.

O líder federativo entregou ao técnico, que venceu, este ano, a Copa Libertadores (América do Sul), o campeonato brasileiro e a Taça da Liga (em janeiro, correspondente à época 2023/24), o troféu Quinas de Ouro.

Na cerimónia, que decorreu no salão nobre dos Paços do Concelho, estiveram ainda presentes, além dos vereadores minhotos, o diretor da FPF Arménio Pinho,  António Carlos Bernardino, vice-presidente da Associação Nacional de Treinadores de Futebol, e Diamantino Gonçalves, presidente da Associação Nacional de Dirigentes de Futebol, Futsal e Futebol de Praia.

Dizendo-se "orgulhosamente feliz" pelo reconhecido da Federação, Artur Jorge sintetizou o seu desempenho no ano que agora termina, envolvendo os colegas da equipa técnica e a sua família:“Acima de tudo, um grande orgulho pessoal por sentir este reconhecimento e esta homenagem que hoje me é feita na minha cidade. Eu sou orgulhosamente um bracarense, nascido e criado aqui, portanto é para mim muito especial, tem um valor sentimental muito grande poder ter a minha cidade também hoje aqui, a poder prestar esta homenagem, para reconhecimento sobre aquilo que foi feito, para poder falarmos sobre aquilo que foi uma conquista, concretamente no Brasil, na América do Sul, onde, de facto, fizemos um trabalho que num curto espaço de tempo tem um valor ainda mais acrescido face à dificuldade, face ao que é também a competitividade nesse mesmo campeonato, assim como também na própria Copa Libertadores. Chego só com uma Taça da Liga face àquilo que é com um contexto de oportunidade também. É um ano 2024 extraordinário.” 

O presidente da FPF, Fernando Gomes, realçou que o técnico portuguÊs fez “um percurso deveras assinalável e extraordinário” no Botafogo e comprovou a valia da aposta federativa nas equipas B e sub-23, quer para o lançamento de jogadores, quer para o de treinadores, já que Artur Jorge passou pelas equipas sub-23 (2020/21) e B (2012/13 e 2021/22) do Sporting de Braga.

Já o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, frisou que o conterrâneo “atingiu um patamar muito raro” em 2024, num “percurso ainda precoce” que orgulha a cidade minhota, enquanto o secretário de Estado do Desporto, Pedro Dias, enalteceu a aposta de Artur Jorge no conhecimento e na formação nos seus já 15 anos como treinador, depois de uma carreira de jogador dedicada ao emblema "arsenalista".


;
;
26 de Dezembro 2024
Foto

Hernâni Pereira/FPF

Notícias