Partida com três grandes penalidades desperdiçadas contou com golo no último lance
O SF Damaiense recebeu o Valadares Gaia FC, este domingo, no Campo Engenheiro Carlos Salema, para a partida de encerramento da jornada 12 da Liga BPI que terminou empatada a um. Durante o encontro foram falhadas três grandes penalidades, duas pelo SF Damaiense, uma pelo Valadares Gaia, com as guarda-redes em bom plano, a defenderem um penálti cada uma.
O desafio foi bastante equilibrado e as grandes oportunidades de golo foram mesmo as grandes penalidades, a primeira das quais para a equipa visitante após abordagem imprudente de Tianna Harris. Angeline Costa foi chamada à responsabilidade, no entanto não foi capaz de ultrapassar Carolina Jóia, que com uma boa defesa impediu o golo inaugural.
Já na segunda parte, após análise do VAR foi confirmada uma mão de Emily na área e assinalado o primeiro de dois penáltis para o Damaiense, este batido por Lidiane e defendido por Erin Seppi, que adivinhou o lado e agarrou a bola. Pouco tempo depois, na sequência de um cruzamento de Érica Ventura, Emily subiu à área e com um bom cabeceamento inaugurou o marcador, colocando o Valadares na frente.
À entrada para o tempo de compensação, foi assinalada nova grande penalidade, uma vez mais desperdiçada pelo Damaiense, desta feita por Tianna Harris que não acertou no alvo. Numa altura em que tudo apontava para o triunfo das visitantes surgiu o golo do empate, aos 90+8’, no último lance de jogo, após cruzamento preciso de Tânia Mateus e cabeceamento perfeito de Morgan Stone.
Com este resultado, as equipas permanecem na posição em que entraram para a jornada 12, Damaiense oitavo com 14 pontos e Valadares quinto com 20.
FICHA DE JOGO
SF DAMAIENSE 1 – 1 VALADARES GAIA FC (0-0 ao intervalo)
Liga BPI 12.ª jornada
Campo Engenheiro Carlos Salema
Árbitro: Sara Alves
Árbitros assistentes: Bebiana Soares e Inês Paixão
Quarto árbitro: Daniela Simões
DAMAIENSE: Carolina Jóia; Inês Matos, Morgan Stone, Emma Hawkins, Daniela Santos (CAP.) (Marta Salvador, 64’), Tânia Mateus, Lidiane (Gabi Gonçalves, 70’), Joana Dantas (Emma Cruz, 79’), Carolina Berckert, Madalena Contente e Tianna Harris
Suplentes não utilizados: Guro Pattersen, Catarina Almeida, Anna Torslov, Inês Moreira e Alison Blais
Treinador: Tomás Tengarrinha
Disciplina: cartão amarelo para Daniela Santos (54’) e Madalena Contente (88’)
VALADARES: Erin Seppi; Madalena Cherry, Emily, Jennie Lakip (Cristina Ferreira, 90+2’), Carolina Santiago (Alexis Strickland, 90+2’), Angeline Costa, Neuza Besugo (Érica Meg, INT), Maria Baleia, Inês Barge, Barbosinha e Érica Ventura
Suplentes não utilizados: Carol Alves, Louisa, Sara Monteiro e Matilde Vilhena
Treinador: José Nando
Disciplina: cartão amarelo para Barbosinha (88’) e Angeline Costa (90+6’)
Golos: 0-1 por Emily (66’), 1-1 por Morgan Stone (90+8’)
Melhor em campo: Erin Seppi (Valadares)
O prémio de Melhor em Campo foi entregue a Erin Seppi, guarda-redes do Valadares que esteve em destaque ao defender uma grande penalidade no decorrer da segunda parte. A camisola 31 respondeu com boas intervenções sempre que chamada a intervir.