Seleção entra a vencer

Futsal Fem. - Seleção A

Triunfo diante de Itália por 2-3

A Seleção Nacional de Futsal Feminino A venceu, esta terça-feira, por 2-3, em Prato, a congénere de Itália.

Fifó, Maria Pereira e Marta Teixeira foram as autoras dos golos lusos, neste primeiro encontro de preparação em solo transalpino.

A Equipa das Quinas encontra-se hospedada em Prato, uma localidade situada no coração da região de Toscana, a apenas 25 quilómetros de Florença, com cerca de 200 mil habitantes.

As duas nações voltam a medir forças, esta quarta-feira, no mesmo local e à mesma hora (20h00 italianas).

FOTOGALERIA

Quanto ao jogo, a equipa nacional entrou com tudo, a pressionar alto a defensiva adversária, num bloco alto que resultou logo em excelentes oportunidades de golo. Um, dois, foram só precisos dois minutos para assistirmos a festejos lusos por terras forasteiras. O primeiro surgiu dos pés da suspeita do costume: Fifó que respondeu com um remate certeiro ao passe milimétrico de Janice Silve. Já dentro de área, segundos depois, Maria Pereira fez o segundo português, com a ala de 29 anos a encostar para o fundo das redes defendidas por Ana Carolina Sestari.

As comandadas de Francesca Salvatore tentaram responder, com alguns avanços à baliza lusa, mas batiam de frente com a melhor guarda-redes do mundo, Ana Catarina, que não deixou que o esférico entrasse, possibilitante manter o nulo para o lado anfitrião.

Portugal manteve o seu registo dominador, com Carolina Rocha, aos 11 minutos, a rematar forte, de fora de área, para boa defresa de Sestari. O mesmo aconteceu, dois minutos depois, com Janice Silva a receber isolada uma bola em profundidade de Ana Catarina.

Aos 14 minutos, calafrios para a turma lusitana, com Brenda Bettioli, sozinha na frente, a atirar forte para mais uma excelente defesa da guardiã portuguesa.

A primeira metade ainda possibilitou duas estreias com a camisola principal da Equipa das Quinas, com Luís Conceição a lançar, pela primeira vez, as alas Kaká e Marta Teixeira. Uma história que estava escrita nas estrelas: um jogo, um golo, com Marta a fazer o terceiro da seleção, aos 18 minutos, na sua primeira internacionalização.

Na segunda parte, a Seleção Nacional de Futsal Feminino permanecer por cima do duelo, com italianas a tentarem, na transição, reduzir o resultado, batendo de frente com outra muralha lusa: Odete Rocha. A guarda-redes de 28 anos entrou ao intervalo e também brilhou entre os postes, com destaque para uma mancha perfeita, aos 27 minutos, ao remate de Renata Adamati.

Após várias investidas, o conjunto da casa chega ao golo, aos 29 minutos, com Adamati a receber na direita e a rematar cruzado para o fundo da baliza. Um minuto depois e parecia cópia tirada a papel químico, mas na esquerda, com Sara Boutimah a atirar ao segundo poste, para o segundo italiano.

Ambiente quente no Palazzetto dello Sport, com o espectáculo do futsal a ser verdadeiramente vivenciado, com vários ataques rápidos para ambas as nações, a manter a imprevisibilidade do resultado até ao fim.

Rumo ao Mundial de futsal feminino!

Portugal, recorde-se, ganha ritmo para disputar a Ronda de Elite de qualificação para o primeiro Mundial Feminino de Futsal, que irá decorrer em dezembro de 2025, nas Filipinas.

Para assegurar a vaga na fase final, a seleção feminina terá de ultrapassar as congéneres de Itália, Suécia e Hungria, no Grupo A, em jogos a realizar entre os dias 18 e 23 de março, em solo transalpino. Os dois primeiros classificados do agrupamento carimbam a passagem para o tão aguardado certame mundial!

Mapa de internacionalizações

FICHA DE JOGO

ITÁLIA 2-3 PORTUGAL (0-3 ao intervalo)

Jogo de Preparação
Palazzetto dello Sport, Prato

Árbitro Principal: Andrea Cini
2ºÁrbitro: Nicola Lacrimini
3ºÁrbitro: Luca di Battista
Cronometrista: Gianluca Rutolo

ITÁLIA (cinco inicial): Ana Carolina Sestari (GR), Ludovica Coppari - CAP, Bruna Borges, Sara Boutimah e Renata Adamatti
Jogaram ainda: Denise Carturan (GR), Adrieli Berté, Brenda Bettioli, Rebecca De Siena, Arianna Bovo, Greta Ghilardi, Gaby Vanelli, Erika Ferrara, Alessia Grieco, Nicoletta Mansueto e Alexandra Divincenz.
Selecionadora Nacional: Francesca Salvatore
Golos: 1-3, por Renata Adamatti (29'); 2-3, por Sara Boutimah (30')
Disciplina: cartão amarelo para Alessia Grieco (34')

PORTUGAL (cinco inicial): Ana Catarina Pereira (GR), Janice Silva, Fifó, Maria Pereira e Carolina Pedreira
Jogaram ainda: Odete Rocha (GR),  Joana Moreira, Ana Azevedo - CAP, Ana Catarina Ribeiro, Carolina Rocha, Helena Nunes, Marta Teixeira, Kaká e Lídia Moreira
Selecionador Nacional: Luís Conceição
Golos: 0-1, por Fifó (2'); 0-2, por Maria Pereira (2'); 0-3, Marta Teixeira (18')
Disciplina: cartão amarelo para Lídia Moreira (34')

Programa Geral:

15 de janeiro | quarta-feira
20h00 - Jogo: Itália x PORTUGAL (Palazzetto dello sport - Prato)

16 de janeiro | quinta-feira
Regresso a Portugal

Os horários apresentados são locais. Em Itália é mais uma hora que em Portugal Continental


;
;
14 de Janeiro 2025
Foto

Hernâni Pereira / FPF

Notícias