Seleção A Futsal Feminino

Vitória italiana no segundo desafio

Futsal Fem. - Seleção A

Portugal termina estágio de preparação em Prato

A Seleção Nacional de Futsal Feminino A perdeu, esta quarta-feira, por 1-0, com a congénere de Itália, no Palazzetto dello Sport, em Prato.

As duas nações voltaram a medir forças após a vitória lusa, esta terça-feira, por 2-3, com golos de Fifó, Maria Pereira e Martinha.

A Equipa das Quinas regressa a território nacional, esta quinta-feira, depois de realizar um estágio de preparação em Prato, uma localidade situada no coração da região de Toscana, a apenas 25 quilómetros de Florença, com cerca de 200 mil habitantes.

O Selecionador Nacional, Luís Conceição, convocou 14 jogadoras para este momento.

FOTOGALERIA

DECLARAÇÕES

Quanto ao jogo, as italianas entraram com vontade de conquistar um diferente resultado do registado no primeiro embate, com algumas situações de perigo criadas ao redor da baliza lusa, defendida por Odete Roca. As comandadas de Luís Conceição não baixaram os braços que conseguiram imprimir o seu ritmo no desafio, crescendo ao longo dos minutos, resultado em duas grandes chances de golo, aos seis minutos, primeiro por Fifó, que viu os seus repetidos remates parados por Sestari, e depois por Lídia Moreira, que através de um belo remate, obrigou a guardiã transalpina a mais uma grande defesa.

A meio do primeiro tempo, as mexidas na equipa executadas por Francesca Salvatore deram frutos, pois dois minutos depois a capitã Ludovica Coppari, do meio da rua, dispara forte para o fundo das redes lusitanas, sem hipóteses de defesa para Odete. 

O elevado ritmo manteve-se até ao descanso, com o marcador a ir para a segunda metade da partida com uma vantagem de um golo dos anfitriões, com o conjunto nacional a prometer que quer sair de Prato com duas vitórias na bagagem.

No reatar das hostilidades, as internacionais portuguesas queriam mais e continuaram a massacrar a baliza transalpina, somente inviolável, até ao momento, devido ao excelente trabalho da sua guardiã. As italianas aproveitavam o bloco subido da Equipa das Quinas, para no contra-ataque, procurar novas tentativas de golo, mas desta vez tinham pela frente a melhor guarda-redes do mundo, Ana Catarina, que liderava de forma estoica a defensiva lusitana.

Aos 34 minutos de jogo, após uma série de ressaltos na área portuguesa, Sara Boutimah atira à barra, fazendo tremer o pavilhão que ansiava por mais um golo do coletivo da casa. Cinco minutos depois, hora da grande oportunidade da partida para o lado lusitano, Carolina Pedreira serve a capitã Ana Azevedo, que isolada, de primeira, remata para uma espetacular defesa da guarda-redes opositora.

O marcador não sofreu mais alterações, com a Seleção Nacional de Futsal Feminino a regressar a casa com uma vitória e uma derrota no bolso, antes do apuramento mundial de março.

Rumo ao Mundial de futsal feminino!

Portugal, recorde-se, ganha ritmo para disputar a Ronda de Elite de qualificação para o primeiro Mundial Feminino de Futsal, que irá decorrer em dezembro de 2025, nas Filipinas.

Para assegurar a vaga na fase final, a seleção feminina terá de ultrapassar as congéneres de Itália, Suécia e Hungria, no Grupo A, em jogos a realizar entre os dias 18 e 23 de março, em solo transalpino. Os dois primeiros classificados do agrupamento carimbam a passagem para o tão aguardado certame mundial!

Mapa de internacionalizações

FICHA DE JOGO

ITÁLIA 1-0 PORTUGAL (1-0 ao intervalo)

Jogo de Preparação
Palazzetto dello Sport, Prato

Árbitro Principal: Gianluca Rutolo
2º Árbitro: Luca di Battista
3º Árbitro: Andrea Cini
Cronometrista: Nicola Lacrimini

ITÁLIA (cinco inicial): Ana Carolina Sestari (GR), Bruna Borges, Sara Boutimah, Renata Adamatti e  Brenda Bettioli
Suplentes: Denise Carturan (GR), Ludovica Coppari - CAP, Alessia Grieco, Nicoletta Mansueto, Gaby Vanelli, Greta Ghilardi, Adrieli Berté, Erika Ferrara e Rebecca de Siena
Selecionadora Nacional: Francesca Salvatore
Disciplina: nada a assinalar
Golo: 1-0, Ludovica Coppari (12')

PORTUGAL (cinco incial): Odete Rocha (GR), Janice Silva,  Fifó, Maria Pereira e Carolina Pedreira.
Suplentes: Ana Catarina Pereira (GR), Joana Moreira,  Ana Azevedo - CAP, Ana Catarina Ribeiro,  Carolina Rocha, Helena Nunes, Martinha, Kaká e Lídia Moreira
Selecionador Nacional: Luís Conceição
Disciplina: nada a assinalar

Programa Geral:

16 de janeiro | quinta-feira
Regresso a Portugal

Os horários apresentados são locais. Em Itália é mais uma hora que em Portugal Continental


;
;
15 de Janeiro 2025
Foto

Hernâni Pereira / FPF

Notícias