Presidente da FPF foi convidado de honra de almoço realizado na FPF Arena Portugal
O presidente da FPF, Fernando Gomes, foi convidado de honra do almoço que reuniu à mesa todos os árbitros e árbitros assistentes da 1.ª e 2.ª categorias, árbitras do projeto profissional e elementos do VAR, realizado na FPF Arena Portugal, enquadrado na ação de reciclagem e avaliação que está a decorrer.
A arbitragem agradeceu ao presidente todo o apoio prestado ao setor ao longo dos últimos oito anos, desde que Fontelas Gomes assumiu a liderança do Conselho de Arbitragem da FPF. Fernando Gomes recebeu de Fontelas Gomes uma camisola assinada por todos os árbitros, como forma de agradecimento, mas também um apito, um par de cartões e uma insígnia da FIFA.
O presidente do CA manifestou-se grato a Fernando Gomes pelo convite feito em 2016 para liderar o Conselho, assinalando que os últimos anos foram de crescimento constante, seja no número de árbitros, na qualidade do trabalho realizado e na projeção internacional. "É de justiça realçar o apoio da Direção da FPF e em particular do seu presidente, Fernando Gomes, ao longo destes nossos dois mandatos. Deram-nos tudo o que pedimos, em termos de apoio e condições de trabalho".
Portugal tinha apenas um árbitro de Elite em 2019 e, desde então, passaram nove nomes pela principal categoria da UEFA. O número de árbitros internacionais cresceu de 34 para 55 e o número total de árbitros passou de 3.710 para o atual de 5.521, com a arbitragem feminina a crescer dos 300 elementos para mais do dobro em oito anos (são agora 685). Ao nível da formação, houve um crescimento da ordem dos 292 por cento!
Fernando Gomes, aplaudido de pé pelos quase 150 árbitros presentes no almoço, ficou sensibilizado com o agradecimento. "Foi com todo o gosto que acedi ao convite para estar aqui presente. Durante estes anos tenho estado na retaguarda, mas nunca longe. Sempre foi claro para mim que a arbitragem precisava de ter meios para crescer e desenvolver-se, sendo sempre salvaguardada a sua autonomia e independência. E foi isso que procurámos fazer ao longo dos nossos mandatos. Os números mostram que o objetivo de crescimento da quantidade e da qualidade dos árbitros tem sido atingido".