Seleção realiza mais dois jogos de preparação no Algarve
A Seleção Nacional Feminina Sub-17 perdeu, esta quarta-feira, diante da congénere da Islândia, por 1-2, no Estádio Municipal de Lagos.
Portugal vai denfrontar ainda o País de Gales (25 janeiro, 15h00) e a Dinamarca (28 janeiro, 11h00), no mesmo recinto desporto..
A equipa de Carlos Sacadura procura ganhar ritmo para disputar, em março, a Ronda 2 de qualificação para o Europeu, onde terá pela frente as seleções de Grécia, Noruega e Sérvia.
O Treinador Nacional conta com 22 jogadoras nos trabalhos de preparação.
Quanto ao jogo, as equipas entraram expectantes, a analisarem-se de forma a aferir a melhor maneira de fazer o golo, com a Islândia a pressionar mais, fazendo mais investidas na fase inicial da partida. Mas foi aos 20 minutos, no primeiro remate das lusitanas que o conjunto de Carlos Sacadura fez o primeiro, por intermédio da lateral Francisca Castro.
O embate continuou, com o equilíbrio a prevalecer até ao descanso, com as jovens internacionais a irem para o intervalo a vencer por 1-0.
No reatar das hostilidades, foram os visitantes a festejar, logo aos 58 minutos, através de Rebekka. A seleção nacional tentou reagir ao empate, com vários ataques parados pela defensiva nórdica, mas foram as islandesas a fazerem o segundo, aos 87 minutos, por Elísa Bjornsdóttir.
No final da partida, Carlos Sacadura fez a análise da prestação lusa aos microfones do fpf.pt:
“Foi um jogo onde tivemos bastante dificuldade para conseguir ter bola e conseguir gerir o jogo como pretendemos. A Islândia fez-nos uma pressão muito alta e forte, numa primeira parte também contra o vente onde sentimos muita dificuldade em sair e construir. Fomos gerindo um pouco isso e até conseguimos marcar. A verdade é que depois não continuamos a ser competentes no momento com bola. De qualquer forma, criamos um conjunto de situações onde podíamos ter marcado o segundo golo, não aconteceu e depois dois lances onde cometemos pequenos erros que ditaram a derrota no jogo.”
“As jogadoras procuraram dar a volta ao resultado, trabalharam muito, tiveram vontade, mas também é um jogo de preparação, é para isso que servem e agora é recuperar, observar e procurar melhorar para nos ajudar a crescer.”
“Os jogos servem exatamente para isso, servem também para observar um conjunto de jogadoras novas no grupo que também trazemos e ir preparando o que será o apuramento. Por um lado observando as atletas e por outro tentar um pouco aperfeiçoar aquilo que é o nosso jogo.”
Ficha de Jogo
PORTUGAL 1-2 ISLÂNDIA (1-0 ao intervalo)
Jogo de Preparação
Estádio Municipal de Lagos
Árbitro: Alexandre Sesifredo
Árbitros Assistentes: Eduardo Leão e Ricardo Guerreiro
4º Árbitro: Miguel Serpa
PORTUGAL: Beatriz Carvalho (GR) (Sara Macedo (GR), INT.), Íris Fernandes (Matilde Ribeiro, 81'), Francisca Castro (Sofia Cruz 67'), Luana Bessa, Carolina Simões - CAP, Maria Leitão, Carolina Tristão, Laura Silva (Maria Carolina Silva, 81'), Francisca Vieira, Matilde Matos (Constança Maia, 67') e Eva Carreira (Matilde Rucha, INT.; Cheila Nolasco, 67').
Suplentes não utilizados: Ana Laura, Ana Francisca Barbosa, Bruna Gomes e Madalena Loução
Treinador: Carlos Sacadura
Disciplina: nada a assinalar
ISLÂNDIA: Anna Arnardóttir (GR), Sóley, Pálmodóttir (Birgitta, 63'), Anika, Anna, Edith (Elísa Bjornsdóttir 73'), Thelma (Hafrún, 73'), Sunna - CAP (Ísold, 88'), Fanney (Águsta 73'), Rebekka (Hronn, , 73') e Arnfridur (Elísa, 63')
Suplentes não utilizados: Hekla (GR) e Bríet
Treinador:Thordur Thordarson
Disciplina: nada a assinalar
Golos: 1-0, Francisca Castro (21'); 1-1, Rebekka (58'); 1-2, Elísa Bjornsdóttir (86')
Programa Geral:
Quinta-feira, 23 de janeiro
10h45 Treino
Sexta-feira, 24 de janeiro
11h00 Treino
Sábado, 25 de janeiro
10h00 Treino
15h00 Jogo PORTUGAL x PAÍS DE GALES, Estádio Municipal de Lagos
Domingo, 26 de janeiro
10h45 Treino
Segunda-feira, 27 de janeiro
11h00 Treino
Terça-feira, 28 de janeiro
11h00 Jogo PORTUGAL x DINAMARCA, Estádio Municipal de Lagos
Dispensa após o jogo