Empate nos Açores foi suficiente (2-2)
A primeira metade da etapa inicial foi muito disputada e equilibrada, com as equipas a procurar espaços na frente para conseguirem vantagem no encontro. Apesar de algumas aproximações, os ataques revelavam desinspiração na hora de finalizar e as defesas foram parando as investidas contrárias. Aos 32´, após uma defesa difícil do guardião Francisco Silva, Jefer Gunjo aproveitou um erro de David Moreira para inaugurar o marcador.
Os açorianos estavam na frente e empurravam o Sporting B para fora do apuramento. Todavia, em cima do intervalo (45'), André Amaral rasteirou Manuel Mendonça na área e o árbitro assinalou o castigo máximo; Luís Gomes, com frieza, bateu Diogo Sá e restabeleceu a igualdade.
No segundo tempo, sabendo da importância do encontro, os leões entraram decididos a resolver o jogo. Aos 52', Rafael Nel quase faturou após solicitação de Manuel Mendonça, mas Diogo Sá opôs-se ao remate do jovem avançado. A resposta dos locais foi perigosa e Celso Sidney, em excelente posição, não enquadrou o cabeceamento e perdeu a oportunidade de fazer o segundo.
O Sporting voltou a apertar e Rafael Nel esteve novamente perto de marcar, só que o desvio para golo foi cortado em cima da linha pelo defensor Derick. O mesmo Derick que adiantou o Lusitânia, aos 79', numa cabeçada imparável e voltou a perturbar as aspirações do conjunto de João Pereira. Contudo, pouco depois (83'), surgiu o lance que valeu o empate e a qualificação do Sporting B para a fase de subida: Manuel Mendonça, desviado no lado esquerdo, entrou na área, passou para Rafael Nel e o atacante leonino a desferir um remate cruzado, fortíssimo e colocado, não dando hipótese de defesa ao guarda-redes da casa.
Com este empate, o Sporting B garantiu o quarto lugar com 26 pontos, enquanto o Lusitânia terminou na última posição com 10.
Clique aqui para conferir todos os resultados e a classificação geral
FICHA DE JOGO
SC LUSITÂNIA 2-2 SPORTING CP B (1-1 ao intervalo)
18.ª jornada - Série B
Estádio João Paulo II
Árbitro: Miguel Ribeiro (AF Porto)
Árbitros assistentes: Filipe Freitas e Fábio Rodrigues
Quarto árbitro: Daniel Vale
LUSITÂNIA: Diogo Sá; Dário Miranda, Derick e André Amaral; Bavikson Biai (cap.) (Tomás Azevedo, 70'), Legatheaux e Jefinho (Eduardo Ferreira, 83'); Jefer Gunjo (Celso Sidney, 61'), Ricardo Isabelinha e Rafa Tche.
Suplentes não utilizados: João Monteiro, Eduardo Borges, Leonardo Teixeira, Santiago, Mbanga e Edu Ferreira.
Treinador: João Cardoso
Disciplina: cartão amarelo para Jefer Gunjo (17'), Derick (45'), André Amaral (45') e Jefinho (87')
SPORTING B: Francisco Silva; Rodrigo Dias, Eduardo Felicíssimo, Bruno Ramos (Marlon Junior, 38') e David Moreira; Manuel Mendonça (cap.) (Lucas Taibo, 90'), Rafael Besugo, Henrique Arreiol (Afonso Moreira, 82') e Lucas Anjos (Kauã Pinto, 82'); Luís Gomes (Flavio Gonçalves, 82') e Rafael Nel.
Suplentes não utilizados: Guilherme Pires, Denilson, Rodrigo Marquês e Gabriel Silva.
Treinador: João Pereira
Disciplina: cartão amarelo para Henrique Arreiol (30'), Rodrigo Dias (83'), Luís Gomes (84'), Rafael Besugo (86') e Afonso Moreira (87')
Golos: 1-0 por Jefer Gunjo (32'), 1-1 por Luís Gomes (g.p. 45'), 2-1 por Derick (79'), 2-2 por Rafael Nel (83')
Homem do Jogo: Rafael Nel (Sporting B)
Rafael Nel em evidência
O jogador do Sporting B, Rafael Nel, revelou-se o grande destaque da partida. Sempre muito ativo no ataque dos leões, apontou um grande golo que deu o empate e o apuramento à sua equipa.