Morreu Pinto da Costa

Institucional

Fernando Gomes deixa nota de pesar pelo falecimento do antigo presidente do FC Porto.

Jorge Nuno Pinto da Costa, antigo presidente do FC Porto, cargo que ocupou entre 1982 e 2024, morreu este sábado aos 87 anos, vítima de doença prolongada.

Tomando posse pela primeira vez em 23 de abril de 1982, Pinto da Costa exerceu funções durante 42 anos e 15 mandatos consecutivos, conquistando milhares de títulos contabilizando todas as modalidades.

Fernando Gomes, Presidente da FPF, deixa uma nota de pesar:

“Em nome da Federação Portuguesa de Futebol, e em meu nome pessoal, expresso o meu mais profundo pesar pelo falecimento, aos 87 anos, de Jorge Nuno Pinto da Costa, antigo presidente do FC Porto.

O futebol - e o Desporto - português despede-se de um dos seus mais relevantes protagonistas. Ficam gravadas na história as muitas conquistas durante a sua presidência no FC Porto, tantas que lhe conferiram o título de dirigente mais titulado do mundo. 

Transformou o clube numa potência nacional de futebol – 23 campeonatos ganhos em 42 anos de presidência – e esculpiu no cenário internacional o seu espaço de prestígio para o qual contribuiu a conquista dos dois títulos de campeão europeu os dois triunfos na Liga Europa, outros tantos na Taça Intercontinental e ainda numa Supertaça Europeia.
O seu legado no clube é inestimável, a sua personalidade no panorama desportivo foi inimitável. Destaco também seu papel na profissionalização do futebol, tendo sido, em 1995, o terceiro presidente da Liga Portugal.

Convivi vários anos com Pinto da Costa, partilhámos muitas alegrias, ambições e conquistas durante um trajeto que nos marcou profundamente e que transformou o FC Porto.

Envio as minhas mais sentidas condolências a toda a sua família, com uma nota particular de emoção aos seus filhos, Alexandre e Joana, assim como ao FC Porto e a todos os seus sócios e adeptos."

 


;

Notícias