Fernando Gomes deixa nota de pesar pelo falecimento do antigo presidente do FC Porto.
Jorge Nuno Pinto da Costa, antigo presidente do FC Porto, cargo que ocupou entre 1982 e 2024, morreu este sábado aos 87 anos, vítima de doença prolongada.
Tomando posse pela primeira vez em 23 de abril de 1982, Pinto da Costa exerceu funções durante 42 anos e 15 mandatos consecutivos, conquistando milhares de títulos contabilizando todas as modalidades.
Fernando Gomes, Presidente da FPF, deixa uma nota de pesar:
“Em nome da Federação Portuguesa de Futebol, e em meu nome pessoal, expresso o meu mais profundo pesar pelo falecimento, aos 87 anos, de Jorge Nuno Pinto da Costa, antigo presidente do FC Porto.
O futebol - e o Desporto - português despede-se de um dos seus mais relevantes protagonistas. Ficam gravadas na história as muitas conquistas durante a sua presidência no FC Porto, tantas que lhe conferiram o título de dirigente mais titulado do mundo.
Transformou o clube numa potência nacional de futebol – 23 campeonatos ganhos em 42 anos de presidência – e esculpiu no cenário internacional o seu espaço de prestígio para o qual contribuiu a conquista dos dois títulos de campeão europeu os dois triunfos na Liga Europa, outros tantos na Taça Intercontinental e ainda numa Supertaça Europeia.
O seu legado no clube é inestimável, a sua personalidade no panorama desportivo foi inimitável. Destaco também seu papel na profissionalização do futebol, tendo sido, em 1995, o terceiro presidente da Liga Portugal.
Convivi vários anos com Pinto da Costa, partilhámos muitas alegrias, ambições e conquistas durante um trajeto que nos marcou profundamente e que transformou o FC Porto.
Envio as minhas mais sentidas condolências a toda a sua família, com uma nota particular de emoção aos seus filhos, Alexandre e Joana, assim como ao FC Porto e a todos os seus sócios e adeptos."