A Equipa das Quinas perdeu, esta quarta-feira, na Nazaré, diante da Espanha (0-2) e ficou na 2.ª posição do grupo 3 de acesso ao Euro 2017. Contas do apuramento mais complicadas.
A Seleção Nacional sub-17 perdeu por 2-0 frente à Espanha o derradeiro encontro da Ronda de Elite e complicou as hipóteses de garantir o apuramento para a fase final do Euro 2017, que se disputa na Croácia.
Com este resultado negativo, Portugal garantiu, ainda assim, a 2.ª posição do grupo 3 de acesso ao Euro 2017 por diferença de golos, em relação à Polónia, 3.ª classficada.
Para o Europeu classificam-se os 7 melhores segundos classificados dos 8 grupos de Elite. Numa altura em que ainda não há mais grupos com resultados finais, sabe-se apenas que o critério de apuramento não engloba os jogos disputados entre Portugal e a Grécia, última classificada da Ronda de Elite. Portugal fica com 1 ponto e um golo average negativo de 3-5 (-2). As restantes Rondas de Elite estarão terminadas até final do mês de março.
No encontro desta quarta-feira, a Espanha entrou mais forte na partida e chegou à vantagem por intermédio de Abel Ruiz (18'), na conversão de uma grande-penalidade. A formação orientada por José Guilherme tentou igualar, dispôs de algumas oportunidades de golo, mas o guardião Álvaro Fernández mostrou segurança entre os postes. A segunda metade do encontro iniciou-se praticamente com novo golo espanhol. Nacho Díaz, assistido por Torres, aumentou a vantagem para a equipa espanhola.
Portugal procurou reagir, mas o resultado não se alterou até final da partida.
No outro encontro, a Polónia venceu a Grécia, por 3-0.
Classificação:
1º Espanha 6 pontos (5-2)
2º Portugal 4 pontos (7-5)
3º Polónia 4 pontos (7-6)
4º Grécia 3 pontos (1-7)
Ficha de jogo
Qualificação para o Campeonato da Europa Croácia 2017
Ronda de Elite | 3.ª jornada
Estádio Municipal da Nazaré
Árbitro: Halil Umut Meler (Turquia)
Árbitros assistentes: Kerem Ersoy (Turquia) e Øystein Ytterland (Noruega).
Quarto-árbitro: Espen Eskås (Noruega).
PORTUGAL - ESPANHA (0-1 ao intervalo)
Portugal: Celton Biai, Mamadou Koné - Cap., Tiago Djaló, Pedro Justiniano, João Oliveira, Afonso Sousa, Romário Baró (Henrique Jocu, 52'), Bernardo Sousa (André Almeida, 52', Pedro Neto, Rafael Camacho (Daniel Simões, 77') e Úmaro Embaló.
Suplentes: João Gonçalo, Pedro Álvaro, Pedro Ganchas, António Gomes.
Treinador: José Guilherme.
Golos: -.
Disciplina: Amarelo a Tiago Djaló (53')
Espanha: Álvaro Fernández, Mateu Morey, Juan Miranda, Hugo Guillamón, Victor Chust, Antonio Blanco, Ferrán Torres, Moha, Abel Ruiz - Cap (Nacho Díaz, 30'), Sergio Gómez (Alvaro Garcia Segovia, 79'), José Alonso (Gomez Perea, 76')
Suplentes: Mohamet Ramos, García Martret, Jandro Orellana, Salomón
Treinador: Santi Denia.
Golos: Abel Ruiz g.p (18') e Díaz (46')
Disciplina: Amarelo a Juan Miranda (32') e Blanco (55')