"A Lesão do Ligamento Cruzado Anterior no Atleta Jovem" é a primeira de uma série de obras que farão parte da coleção multidisciplinar “Livros FPF”
COMPRE AQUI O LIVRO
A coleção “Livros FPF” pretende reafirmar aquele que é o principal objeto estatutário da Federação Portuguesa de Futebol que é a promoção, regulação e direção do ensino e da prática do futebol, em todas as suas variantes e competições. Nesta compilação poderá figurar qualquer estilo de publicação literária ou científica, desde que apresente como denominador comum a modalidade mais popular do Mundo, o futebol.
O primeiro livro desta coleção que conta com o cunho científico da Portugal Football School e da Unidade de Saúde e Performance é a obra "A Lesão do Ligamento Cruzado Anterior no Atleta Jovem" e foi lançado esta segunda-feira, dia 22 de janeiro, na Associação de Futebol de Porto (AF Porto).
A apresentação foi iniciada por José Guimarães, vice-presidente da AF Porto, e contou com a presença do coordenador do livro, Basil Ribeiro, do Diretor Clínico da Federação Portuguesa de Futebol e autor, José Carlos Noronha, e do Diretor Coordenador da Federação Portuguesa de Futebol, Pedro Dias.
A obra versa sobre a rotura do ligamento cruzado anterior e aborda desde os esquemas de prevenção até às técnicas de reconstrução ligamentar, que cada vez mais se constatam em jovens, devido a sobrecarga articular, calçado e aos pisos aderentes que geram tensões excessivas naquele ligamento, conducentes a rotura.
O vice-presidente da AF Porto, José Guimarães, abriu a apresentação e elogiou a "epecificidade desta obra", salientando a importância que pode ter para a tentativa de obter melhores resultados no combate a este tipo de lesão.
José Carlos Noronha, que assina o prefácio do livro, classificou a rotura do ligamento cruzado anterior entre os jovens como "uma praga do mundo atual" e destacou, entre outras vertentes, a importância do acompanhamento psicológico dos atletas. Basil Ribeiro, coordenador da obra, explicou este e todos outros capítulos do livro, que aborda temáticas variadas desde a prevenção - "Não estamos a conseguir prevenir" - à reabilitação, passando pela especificidade dos timings da intervenção cirúrgica ou pela alimentção, entre vários outros.
O Diretor Coordenador da FPF, Pedro Dias, responsável na FPF pela Unidade de Saúde e Performance e pela Portugal Football School, congratulou os autores e destacou a importância que a FPF dá à promoção e divulgação de saber, enquanto pilar estratégico para o desenvolvimento sustentável do futebol.