Vídeo-árbitro aprovado pelo IFAB

Video-Árbitro

Ferramenta que se encontrava em testes em diversos países, como é o caso de Portugal, passa a ter caráter oficial

A introdução do vídeo-árbitro no futebol foi este sábado aprovada por unanimidade na 132.ª Assembleia Geral do IFAB, realizada em Zurique, na Suíça. Esta reunião, presidida pelo líder da FIFA, Gianni Infantino,  "representa uma nova era para o futebol, com o auxílio do vídeo às decisões dos árbitros, de forma a melhorar a integrridade e a justiça do jogo", pode ler-se no site do organismo. Antes da decisão, os membos do IFAB e também a FIFA assistiram às conclusões do estudo da Universidade de Leuven, que desde março de 2016 tem vindo a recolher informação sobre a utilização da nova ferramenta nos países onde estão a ser realizados testes, como é o caso de Portugal.

A FPF foi uma das primeiras federações a aderir ao projeto do vídeo-árbitro, com diversos testes realizados na época 2016/17 e a utilização com caráter oficial na Liga NOS da corrente temporada.

Entre as restantes questões aprovadas pelo IFAB, destaca-se ainda a autorização de uma substituição adicional no prolongamento dos jogos de futebol, depois de um período de experiência que durou cerca de dois anos.

Todas as conclusões no site do IFAB (em inglês):

http://theifab.com/news/historic-step-for-greater-fairness-in-football

Para conhecer mais sobre o projeto do vídeo-árbitro em Portugal, basta seguir os seguintes links:

http://www.fpf.pt/pt/Video-arbitro

https://twitter.com/videoarbitro

 


;

Notícias