Portugal somou a terceira vitória consecutiva na fase qualificação para o Euro 2019, ao derrotar a Suíça por 4-2.
A Seleção Nacional sub-21 venceu, esta terça-feira, em Neuchatel, a Suíça por 4-2, naquele que foi o terceiro triunfo consecutivo na fase de qualificação para o Euro 2019. Com uma 2.ª parte de sonho - com 4 golos sem resposta - a equipa portuguesa virou um resultado de 0-2 que tinha sido construído pelos helvéticos na 1.ª parte.
Consulte aqui as incidências do encontro no Match Center da FPF
Portugal entrou de forma pouco agressiva e pressionante em campo e a congénere suíça, com Djibril Sow, aos 4', e Eray Cümart, aos 37', conseguiu aproveitar a apatia lusa e criar uma vantagem confortável na primeira parte.
Após o reatamento, a Equipa das Quinas voltou mais intensa e a raça evidenciada pelos jogadores surtiu efeito. Heriberto Tavares, que tinha entrado ainda no primeiro tempo, reduziu aos 50' e André Horta, sete minutos depois, igualou a partida e devolveu aos portugueses a esperança da vitória.
Num período em que Portugal dominava por completo todas as incidências da partida, João Félix (64') colocou a formação orientada por Rui Jorge na frente.
Perto do final, mais concretamente aos 90', Gil Dias - com um chapéu de classe - fechou o triunfo em 4-2.
Com este triunfo, Portugal passa a somar 13 pontos em 6 jogos disputados, a dois da Bósnia (15 pontos em 7 jogos disputados). A Roménia ocupa o terceiro lugar com 12 pontos (6 jogos) . Seguem-se País de Gales (7 pontos/6 jogos) , Suíça (7 pontos/7 jogos) e Liechtenstein (0 pontos/7 jogos).
Eis a lista completa de convocados:
Guarda-Redes: Joel Pereira (Manchester United), André Ferreira (Leixões SC) e João Virgínia (Arsenal FC)
Defesas: Diogo Dalot (FC Porto), Fernando Fonseca (Estoril Praia), Ivanildo Fernandes (Sporting CP), Jorge Fernandes (Tondela), Francisco Ferreira (SL Benfica), Yuri Ribeiro (Rio Ave FC) e Pedro Amaral (SL Benfica).
Médios: Stephen Eustáquio (GD Chaves), Pedro Rodrigues (Estoril-Praia), João Félix (SL Benfica), Xadas (SC Braga), João Carvalho (SL Benfica), Rafael Barbosa (Sporting CP), André Horta (SC Braga) e Pedro Delgado (Sporting CP).
Avançados: Gil Dias (AC Fiorentina), Heriberto Tavares (SL Benfica), Diogo Gonçalves (SL Benfica), Rafael Leão (Sporting CP) e Ronaldo Tavares (Sporting CP).
Clique aqui para consultar o dossiê de imprensa que inclui o programa da Seleção
Consulte aqui o mapa de internacionalizações dos jogadores convocados
Faça aqui a acreditação para o encontro Portugal-Liechtenstein
EURO 2019
Recorde-se que depois de uma vitória caseira frente ao País de Gales (2-0), Portugal perdeu na deslocação à Bósnia-Herzegovina por 3-1.
Um empate a um golo na Roménia e duas vitórias caseiras, frente à Suíça, por 2-1, e Liechtenstein, por 7-0, já garantiram a subida de Portugal na classificação do grupo 8, onde está sediado com as congéneres do País de Gales, Suíça, Roménia, Bósnia Herzegovina e Liechtenstein.
Na fase de qualificação do Europeu de Itália 54 países competem pelas onze vagas na fase final do Euro sub-21, a disputar em 2019.
Os nove vencedores dos grupos qualificam-se diretamente para a fase final do Euro 2019, a disputar em Itália, cuja seleção já está automaticamente qualificada, e em San Marino.
Os quatro melhores classificados dos nove grupos - tendo em conta apenas os resultados frente aos cinco primeiros classificados de cada grupo, disputarão um play-off para definir os dois últimos classificados para o Euro 2019.
Com destaque para as seleções do Kosovo e Gibraltar, estreantes em fase de qualificação para o Euro sub-21, os nove grupos ficaram assim definidos:
Grupo 1: República Checa, Croácia, Grécia, Moldávia, Bielorrússia e San Marino
Grupo 2: Espanha, Eslováquia, Islândia, Albânia, Estónia e Irlanda do Norte.
Grupo 3: Dinamarca, Polónia, Finlândia, Geórgia, Lituânia e Ilhas Faroé.
Grupo 4: Inglaterra, Holanda, Ucrânia, Escócia, Letónia e Andorra.
Grupo 5: Alemanha, Israel, Noruega, República da Irlanda, Azerbaijão e Kosovo.
Grupo 6: Suécia, Bélgica, Turquia, Hungria, Chipre e Malta.
Grupo 7: Sérvia, Áustria, Rússia, Macedónia, Arménia e Gibraltar.
Grupo 8: Portugal, Suíça, Roménia, País de Gales, Bósnia-Herzegovina e Liechtenstein.
Grupo 9: França, Eslovénia, Montenegro Bulgária, Kasaquistão e Luxembu