Rui Jorge anunciou a lista de eleitos para a fase decisiva da competição, que vai decorrer entre os dias 31 de maio e 6 de junho.
Esta sexta-feira ficaram a conhecer-se os nomes dos 23 jogadores convocados para representar Portugal a eliminar do Campeonato da Europa sub-21, que vai decorrer na Eslovénia e na Hungria entre os próximos dias 31 de maio e 6 de junho.
Numa inédita fase de grupos realizada no último mês de março, Portugal ficou no primeiro lugar do grupo D, tendo somado vitórias diante da Croácia (1-0), da Inglaterra (2-0) e da Suíça (3-0).
Desta forma, a Equipa das Quinas vai defrontar a Itália, que ficou no 2.º lugar do grupo B, no próximo dia 31 de maio, em Ljubljana, pelas 20h00 (hora de Lisboa), numa partida a contar para os quartos de final da competição.
No que diz respeito ao historial entre as seleções nacionais de Portugal e Itália neste escalão, o equilíbrio é notório: em 19 jogos, 9 triunfos para a Itália, 7 para Portugal e 3 empates. No último confronto entre as duas formações, realizado no Estoril, a 25 de maio de 2018, a formação orientada por Rui Jorge venceu por 3-2. Diogo Jota (12’ e 19’) e Diogo Gonçalves (44’) apontaram os golos da equipa nacional neste encontro de preparação.
HISTÓRICO COM A ITÁLIA
CALENDÁRIO COMPLETO DOS QUARTOS DE FINAL
Este calendário foi ditado pelo surgimento da pandemia de COVID-19, que obrigou também a UEFA a fazer algumas alterações ao formato da competição.
Recentemente, o organismo que tutela o futebol europeu aprovou também, a título experimental, a introdução de uma substituição extra devido a concussão.
A concentração da Equipa das Quinas está agendada para o próximo dia 23 de maio, até às 21h00, na Cidade do Futebol. O restante programa dos sub-21 será divulgado oportunamente.
Eis a lista completa de convocados:
Guarda-redes: Diogo Costa (FC Porto), João Virgínia (Everton FC) e Luís Maximiano (Sporting CP)
Defesas: Diogo Leite (FC Porto), Diogo Queirós (FC Famalicão), Diogo Dalot (AC Milan), Pedro Pereira (FC Crotone), Thierry Correia (Valencia CF), Tiago Djaló (Lille) e Tomás Tavares (SC Farense)
Médios: Daniel Bragança (Sporting CP), Fábio Vieira (FC Porto), Florentino Luís (AS Monaco), Gedson Fernandes (Galatasaray), Romário Baró (FC Porto) e Vítor Ferreira (Wolverhampton Wanderers FC)
Avançados: Dany Mota (AC Monza), Trincão (FC Barcelona), Francisco Conceição (FC Porto), Gonçalo Ramos (SL Benfica), Jota (Real Valladolid CF), Rafael Leão (AC Milan) e Tiago Tomás (Sporting CP)
MAPA DE INTERNACIONALIZAÇÕES