Igualdade a duas bolas

Seleção Sub-17

Jogo de preparação na Cidade do Futebol

A Seleção Nacional Sub-17 empatou a dois golos, esta terça-feira, diante da Finlândia, no primeiro de dois jogos de preparação diante da congénere nórdica agendados para o estágio que os comandados de João Santos se encontram a realizar. 

Estes encontros, recorde-se, servem para a Equipa das Quinas preparar a participação na Ronda de Elite de acesso ao Europeu, marcada para o mês de março, onde Portugal terá pela frente a Alemanha, atual campeã da Europa, e as seleções de Croácia e República de Irlanda.

O jogo começou com um ritmo morno, mas com maior domínio por parte da equipa portuguesa que dispôs de boas oportunidades para marcar ainda nos primeiros dez minutos. A Equipa das Quinas ia-se apresentando instalada no meio-campo adversário e apenas a espaços a congénere finlandesa conseguia sair em transição. Foi, por isso, contra a corrente do jogo que ao minuto 37', Matias Siltanen inaugurou o marcador, num remate cruzado, naquela que acabou por ser a única grande ocasião de golo da turma nórdica neste primeiro tempo.

A segunda metade começou com Portugal determinado em dar a volta ao resultado e depois de uma boa oportunidade desperdiçada, chegou mesmo a igualdade. Passe de excelência em profundidade para o corredor direito, onde aparece Afonso Patrão a receber e dar curto para o remate certeiro de Afonso Meireles (52').

O empate não durou muito tempo, já que seis minutos volvidos, numa jogada fortuita por parte da formação finlandesa, Arttu Tulehmo voltou a colocar a equipa nórdica na frente.

Num jogo de parada a resposta, o 2-2 chegou aos 74 minutos. Arrancada fulgurante de João Capucho pelo flanco esquerdo, cruzamento rasteiro e venenoso para a grande área onde surge Manuel Miranda (74') a não desperdiçar com um remate potente ao ângulo superior esquerdo. Estava feito o 2-2.

Até ao final, ambas as equipas dispuseram de boas oportunidades para chegar ao terceiro golo, mas o resultado não mais se viria a alterar. Empate a dois golos no primeiro de dois encontros entre o conjunto português e finlandês. O reencontro está marcado para a próxima quinta-feira.

João Santos, Treinador Nacional, em discurso direto:

"Faço um balanço positivo. Trata-se de um jogo de preparação e depois daquele interregno das férias, este estágio permitiu que juntássemos muitos jogadores que andaram aqui na esfera das Seleções Nacionais e não estiveram, por exemplo, na Fase de Apuramento. Acabou por ser um jogo entretido, um jogo com alguma intensidade da nossa parte. Sentimos que faltou qualquer coisa em relação ao que é o nosso nível, mas criámos cerca de sete/oito oportunidades de golo e o resultado podia facilmente ter sido outro. Falhámos defensivamente no primeiro golo da Finlândia. De qualquer forma, perante aquilo que era a nossa realidade, temos jogadores que jogaram 90 minutos no domingo e hoje notou-se que a partida não foi tão fluida, não foi tão intensa, mesmo nas recuperações faltou aquela energia extra, o que é natural e eu tinha-lhes dito isso, mas é a nossa realidade e era uma oportunidade de voltarmos outra vez aos jogos internacionais, preparar o Torneio do Algarve, conhecer novos jogadores. Tivemos três jogadores que foram internacionais pela primeira vez. Era importante pô-los perante estes cenários de maior dificuldade e vamos tirando as ilações de quem vai estando mais preparado. Não quer dizer que os outros não estejam, mas estamos a ver quem está mais preparado para a fase seguinte, a Ronda de Elite, que essa é que é a mais importante. De qualquer forma, acho que o resultado acaba por ser um bocadinho injusto. Tudo bem que a Finlândia teve um ou outro momento, mas pelo número de oportunidades que nós criámos, creio que merecíamos ter ganho. 

Só um dos jogadores que entrou - o Kilian Machado - é que não faz parte do grupo de jogadores que tem estado com maior número de presenças nas Seleções Nacionais. Depois, para o próximo jogo, também é um compromisso nosso em relação aos clubes, que têm jornada no sábado e no domingo. Vamos tentar gerir aqui os minutos. Quem jogou mais hoje, vai jogar menos no próximo, para que não hipotequemos a integridade física deles que estão a jogar domingo, agora na terça, na quinta e depois outra vez no fim-de-semana. Estamos a falar de miúdos de 16 e 17 anos. Tentaremos gerir o tempo de jogo, não desvirtuando aquilo que é o nosso compromisso e a nossa identidade e a instituição que representamos.

FICHA DE JOGO

PORTUGAL 2-2 FINLÂNDIA (0-1 ao intervalo)

Jogo de preparação
Cidade do Futebol, Oeiras

Árbitro: Ricardo Bogas
Árbitros assistentes: Joel Mendes e André Dias
Quarto árbitro: Bruno Fragoso

PORTUGAL: Miguel Gouveia (Denis Gutu, int.), Afonso Sousa (Afonso Miguel Sousa, 76'), Rafael Mota (Atanásio Cunha, 64'), Martim Cunha (João Capucho, 64'), Cardoso Varela (Eduardo Fernandes, int.), Afonso Meireles (Rodrigo Cunha, 64'), Afonso Patrão - Cap., Gabriel Silva (Tomás Gomes, int. (Sandro Vidigal, 64')), Kilian Machado (Edgar Mota, 64'), Rodrigo Marques (João Martins, 76') e Tiago Ferreira (Manuel Miranda, int.).
Suplentes não utilizados: -.
Treinador: João Santos
Disciplina: -.

FINLÂNDIA: Ukko Happonen, Adam Le Goff-Conan (Aleksi Effati, 85'), Otso- Pekka Parkkila (Bruno Katz, 64'), Tomas Sovelius, Arttu Tulehmo (Alberto Velasquez, 64'), Matias Siltanen - Cap. (Kalle Huhta, 85'), Oskari Multala (Eetu Turkki, 64'), Djoully Nzoko (Leon Vesterbacka, 64'), Ilari Kangasniemi, Toivo Mero (Miko Koivuniemi, 85') e Taavi Koukkumaki (Emil Lijestrom, 89').
Suplentes não utilizados: Osku Maukonen, Jere Kari, Maxwell Adedeji e Eino Ehrnrooth.
Treinador: Erkka V. Lehtola
Disciplina: cartão amarelo para Otso- Pekka Parkkila (55'), a Tomas Sovelius (61') e a Ilari Kangasniemi (90+5').

Golos0-1 por Matias Siltanen (37'); 1-1 Afonso Meireles (52'); 1-2 por Arttu Tulehmo (58'); 2-2 por Manuel Miranda (74')

Eis a convocatória completa:

Hamburgo SV - Kilian Machado
FC Porto - Cardoso Varela, Denis Gutu, Martim Cunha e Manuel Miranda
SC Braga - Afonso Patrão, Afonso Sousa, Edgar Mota, Rodrigo Marques, Sandro Vidigal, Tiago Ferreira e Tomás Gomes
SL Benfica - Eduardo Fernandes
Sporting CP - Atanásio Cunha, Denilson Santos, Gabriel Silva, Miguel Gouveia e Rafael Mota
Vitória SC - Afonso Meireles, Afonso Oliveira Sousa, Rodrigo Cunha e João Martins

Programa da Seleção Nacional:

24.01.2024 | quarta-feira
11h00 Treino na CdF

25.01.2024 | quinta-feira
10h30 Jogo Portugal x Finlândia


;

Notícias