Golo aos 88 minutos deu empate em Coimbra (2-2)
Um golo de Fábio Pala (88’) garantiu um dos quatro lugares na Fase de Subida da Liga 3 para o Atlético, que empatou (2-2), em Coimbra, com a Académica, também satisfeita com o resultado, suficiente para terminar no primeiro lugar da Série B.
Numa 1.ª parte bem jogada e com dois golos extraordinários – sobretudo o de João Silva, por isso o Homem do Jogo –, os alcantarenses adiantaram-se, quando, aos 18’, Pedro Pinto rematou ao ângulo superior esquerdo, assistido por Balotelli.
Traduzindo a maior iniciativa atacante, a Académica repôs a igualdade, aos 37’, com o tal golaço de João Silva, e, já no último quarto de hora do encontro (77’), o recém-entrado Hugo Seco adiantou os conimbricenses. O remate cruzado e muito bem colocado entrou devagar e deixaria o Atlético a lutar pela permanência, não fosse o golo salvador de Fábio Pala (88’), já numa fase de aflição dos lisboetas.
Curiosamente, no confronto direto (49 jogos), a vantagem continua a pender para o Atlético 19-21. Na primeira volta, o Atlético havia ganho (2-1). A última derrota do Atlético em Coimbra foi em 1968. Desde então, as duas equipas encontraram-se na cidade do Mondego pela quinta vez e os alcantarenses até venceram duas (1971 e 1975).
Confira aqui os resultados e a classificação geral
FICHA DE JOGO
ACADÉMICA 2-2 ATLÉTICO (1-1 ao intervalo)
Liga 3 – Série B
18.ª jornada
Estádio Cidade de Coimbra
Árbitro: João Casegas
Assistentes: João Costa e Bruno Nascimento
Quarto árbitro: Patrick Marques
ACADÉMICA: Carlos Alves; Aloísio, Perea (João Victor, 72’), Fausto (Vasco Gomes, 66’), Teles, Tusso, Lucas Henrique, Stitch (cap), Tiago Veiga, Chico e João Silva (Hugo Seco, 72’).
Suplentes não utilizados: Bernardo, Salvador, Vitinha, Miguel Rodrigues, Vitinho e Diogo Costa.
Treinador: Tiago Moutinho
Disciplina: amarelo a Perea (52’), Teles (74’) e Hugo Seco (82’); vermelho a Aloísio (90’+5).
ATLÉTICO: Nelson Pinhão; João Costa, Balotelli, Diogo Santos (cap) (Paulo Marcelo, 62’), David Silva (Azongha Tembeng, 62’), Tiago Morgado, Bruno Almeida, Hugo Ventosa (Darwin Castillo, 83’), David Dinamite (Fábio Pala, 76’), Paulinho e Pedro Pinto (Diogo Leitão, 76’).
Suplentes não utilizados: Francisco Lemos, João Varudo, Daniel Almeida e Filipe Assunção,.
Treinador: Tiago Zorro
Disciplina: amarelo a Hugo Ventosa (15’), Bruno Almeida (52’), Paulinho (90’+2) e Nelson Pinhão (90’+2)
Golos: 0-1 Pedro Pinto (18’); 1-1 João Silva (37’); 2-1 Hugo Seco (77’); 2-2 Fábio Pala (88’).
Homem do Jogo: João Silva (Académica)
Obra de arte de João Silva
Num jogo em que Fábio Pala foi herói do Atlético, com um golo salvador aos 88’, a obra-prima saiu dos pés de João Silva (37’), fazendo dele o melhor marcador da Académica nesta primeira fase, com 8 golos, mais um do que Perea.
Na zona central, João Silva descaiu para a esquerda para receber a bola e, dominando-a com a parte de fora do pé direito, tirou um adversário do caminho, com um túnel. A cerca de 30 metros da baliza, apertado, por este e por outro, aplicou um poderoso remate ao ângulo superior esquerdo, fazendo um golo bandeira.