Somos campeões da Europa!!

Futebol Praia - Seleção A

A Equipa das Quinas venceu a Itália por 5-1 e revalidou o título de campeão europeu.

CONFIRA AQUI A MENSAGEM DE FELICITAÇÕES DO PRESIDENTE DA FPF, FERNANDO GOMES

A Seleção Nacional de Futebol de Praia sagrou-se, este domingo, campeã europeia, ao bater a Itália, por 5-1, no jogo decisivo da Superfinal da Liga Europeia. Bê Martins (2), André Lourenço, Jordan Santos e Rúben Brilhante apontaram os golos com que a Equipa das Quinas bateu a congénere transalpina.

Os comandados de Mário Narciso entraram com tudo no jogo, asfixiando por completo a formação da Itália, que jogava em casa, diante dos seus adeptos. Bê Martins (3'), André Lourenço (6') e Jordan Santos (9') marcaram três grandes golos que colocaram Portugal com uma vantagem confortável no final do primeiro período. 

Após um segundo tempo mais morno, Portugal entrou no derradeiro período decidido a acabar com as dúvidas que ainda pudessem haver quanto ao vencedor do encontro. Bê Martins (1') colocou o encontro em 4-0 e Rúben Brilhante, com o golo da tarde, fez a mão cheia de golos para a turma portuguesa. 

O resultado ficou fechado no penúltimo minuto do terceiro tempo, com o golo de honra da Itália, apontado por Zurlo. 

A Equipa das Quinas revalida assim o título de campeã da Europa, algo que já escapava desde 2021. Trata-se do nono título europeu, por parte de Portugal.

Após a partida, Bê Martins, Jordan Santos e Pedro Mano foram distinguidos individualmente pelas suas prestações. Saiba tudo aqui.

Recorde-se que os comandados de Mário Narciso operaram um percurso 100% vitorioso, fruto das vitórias diante da Chéquia (9-1), da Dinamarca (4-1) e da Polónia (6-4), na fase de grupos. Nos quartos de final, os comandados de Mário Narciso superiorizaram-se diante da Suíça, por 11-4 e nas meias-finais bateram a Bielorrússia, por 7-3. 

Alghero recebeu pelo segundo ano consecutivo os melhores das areias, que se juntaram durante uma semana com a ambição de levantar o tão desejado título europeu.

A cidade italiana fica situada na costa noroeste da Sardenha, ficando rodeada por muralha antigas, sendo muito conhecida pelo seu centro histórico calcetado.

Mário Narciso, Selecionador Nacional, em discurso direto:

"Foi um jogo em que a nossa Seleção teve a virtude de defender impecavelmente. Defenderam de uma forma extraordinária e, na minha opinião, foi esse o segredo desta grande vitória.

O início acabou por ser preponderante, claro. Quando uma equipa tem que andar atrás do resultado, é mais difícil. No futebol de praia a bola está sempre perto das duas balizas, mas se por acaso entrássemos a perder é claro que seria mais complicado termos que andar a correr atrás. Felizmente, em quase todos os jogos acabámos por marcar primeiro e a partir daí pudemos colocar em prática o nosso jogo à vontade.

Acabou por ser um percurso em que a nossa Seleção esteve impecável, com poucas falhas, muito bem no aspeto ofensivo, quase perfeita no aspeto defensivo - e esse é um dos aspetos mais importantes, na minha opinião, no futebol de praia. Fizeram sempre o que estava previsto, tiveram essa grande virtude, porque, por vezes, queremos adotar uma determinada estratégia, mas depois os jogadores não conseguem implementá-la. Não foi isso que aconteceu. Em todos os jogos, eles estiveram impecáveis ao nível da parte defensiva e isso ajuda, porque sabemos que a nossa equipa, com os valores individuais que tem, acaba sempre por fazer golos às equipas adversárias. Foi uma campanha muito boa nestes seis jogos."

FICHA DE JOGO

Super Final da Liga Europeia Feminina
Alghero, Itália
Final

ITÁLIA - PORTUGAL

1ºP: 0-3
2ºP: 0-3
3ºP: 1-5

Equipa de arbitragem
1.º árbitro: 
Lukasz Ostrowski (Polónia)
2.º árbitro: Vladimir Tashkov (Bulgária)
3.º árbitro: Matthieu Dor (França)
Cronometrista: Malte Gerhardt (Alemanha)

ITÁLIA (cinco inicial): Casapieri, Genovali, Josep Jr, Giordani e Remedi.
Suplentes: Paterniti, Sciacca, Alla, Zurlo - Cap., Fazzini, D'Agostino e Andriani
Selecionador Nacional: Emiliano Del Duca
Disciplina: cartão amarelo a Remedi (7', 3.ºP).

PORTUGAL (cinco inicial): Pedro Mano, Coimbra - Cap., Jordan, Bê Martins e Leo Martins.
Suplentes: Rúben Regufe, Rodrigo Pinhal, Rúben Brilhante, Duarte Algarvio, Miguel Pintado e Bernardo Lopes.
Selecionador Nacional: Mário Narciso
Disciplina: cartão amarelo a Bê Martins (8', 2.ºP) e a Duarte Algarvio (7', 3.ºP).

Golos: 0-1 Bê Martins (3', 1.ºP); 0-2 André Lourenço (6', 1.ºP); 0-3 Jordan Santos (9', 1.ºP); 0-4 Bê Martins (1', 3.ºP); 0-5 Rúben Brilhante (7', 3.ºP); 1-5 Zurlo (11', 3.ºP)

Programa geral

16 setembro
08H45 Partida Olbia – Zurique (Voo LX8387) – Chegada 10h15
12h45 Partida Zurique – Lisboa (LX2084) – Chegada 14h40

Eis a classificação final da Superfinal da Liga Europeia:

1. PORTUGAL
2. Itália
3. Bielorrússia
4. Espanha
5. Chéquia
6. Suíça
7. Polónia
8. Estónia
9. Alemanha
10. Moldova

Clique aqui para conferir todos os resultados da prova


;

Notícias