Jorge Braz e André Coelho colocam o foco na vitória

Futsal - Seleção A

Selecionador e fixo fizeram a antevisão do encontro com Marrocos.

A Seleção Nacional de Futsal realizou, este sábado, o seu treino oficial no Financial University Training Hall, em Tashkent, na véspera do encontro com Marrocos, relativo à 3.ª jornada do Grupo E do Campeonato do Mundo de Futsal 2024.

A partida frente aos marroquinos está agendada para as 17h30 locais (13h30 de Portugal Continental) do próximo domingo, na Humo Arena, em Tashkent. Com o apuramento para os oitavos de final confirmado, este encontro definirá quem passará o grupo em primeiro ou no segundo lugar.

Com os resultados deste sábado, o primeiro classificado do Grupo E vai defrontar o Cazaquistão (segundo classificado do Grupo D) nos oitavos de final, enquanto o segundo classificado no Grupo E enfrentará o primeiro classificado do Grupo F (França ou Irão) nessa fase.

Olhando para o registo histórico, este será o quarto confronto entre Portugal e Marrocos (dois empates e uma vitória lusa).

Antes do treino, Jorge Braz e André Coelho fizeram a antevisão da partida. O Selecionador Nacional e o fixo destacaram a competência de Marrocos, mas realçaram a ambição lusa de vencer o grupo com nove pontos.

Jorge Braz, Selecionador Nacional, em discurso direto:
"É uma seleção que não tem medo de ter a bola em nenhuma zona do campo. São extremamente agressivos do ponto de vista ofensivo, extremamente ameaçadores. Eu gosto de avaliar para nós como uma oportunidade para podermos ganhar bolas em determinadas zonas, alterar essa qualidade que eles têm a arriscar e a ver se é uma oportunidade para nós. Mas sim, é uma característica clara deles. Não têm medo de ter a bola, mas estamos cá para contrariar isso"

"Três jogos, nove pontos, três vitórias. Isso foi sempre o objetivo inicial. Agora ainda mais. Falta um jogo para cumprirmos aquilo que tínhamos delineado: vencer o grupo, com três vitórias e irmos para Andijan"

"Tenho uma confiança total, neste caso, nos 12 jogadores de campo. As características e a variabilidade que nós temos dão-nos soluções fantásticas para jogar de determinadas formas, e até para combinações simples entre eles. Entre determinadas dualidades que se criam entre alguns jogadores. Jogarem três jogadores de uma determinada forma, atacar uma zona ou outra. Nós temos uma variabilidade muito grande. Essa é a parte mais fácil, escolher quem joga. Porque tenho, felizmente, 14 fantásticos com os dois que ficaram lá"

"Temos de ser uma equipa organizada e consciente. Temos de ser muitos racionais, mas com aquela ambição e a confiar muito no que fazemos. Temos de ter esse lado emocional de acreditar e de saber quem somos, mas dentro de uma base muito sólida de organização e de consciência"

[Desde o Mundial 2021] "Marrocos consolidou-se no panorama internacional. No fundo, a confiança deles no seu jogo cresceu. Continuam com a identidade muito vincada. Também nós crescemos e até vencemos mais duas competições desde então. Temos de olhar para nós e estarmos confiantes"

André Coelho, internacional português, em discurso direto:
"Não nos passa pela cabeça sequer empatar. Estamos todos juntos para ganhar. Vamos encarar este jogo tal igual como fizemos com o Panamá e Tajiquistão. Iremos jogar para ganhar"

"Será um jogo muito difícil, já vimos o que são capazes de fazer, conhecemo-los muito bem, têm muita qualidade individual e coletiva, estrategicamente também vão meter dificuldades, mas estamos preparados e estamos prontos. Vai ser importante termos pernas para defender, para além de atacar bem. São uma equipa que joga muito bem em 4x0 (sem pivô), mas também em 3x1.Temos de ser Portugal, pressionar muito, tentar ganhar lá na frente porque eles cometem muitos erros, por arriscarem muito também"

"Marrocos está mais trabalhado, embora mantenham praticamente os mesmos jogadores. Vai ser um jogo difícil, mas estamos aí para ganhar mais um jogo. Eles já não são surpresa para ninguém, são conhecidos do panorama mundial e estamos alerta. Sabemos perfeitamente o que temos de fazer e Portugal joga sempre para vencer. Fazer tudo para passar este grupo em primeiro lugar".

Jorge Braz e André Coelho fizeram questão de enviar uma mensagem de força às seleções masculina e feminina de hóquei em patins, que participam nas decisões do Campeonato do Mundo da modalidade.

FOTOGALERIA
DOSSIÊ DE IMPRENSA
MEDIA GUIDE

A Equipa das Quinas encerra a fase de grupos ao defrontar Marrocos, numa partida agendada para as 17h30 locais (13h30 de Portugal Continental) do próximo domingo, na Humo Arena, em Tashkent. Os dois primeiros classificados de cada grupo, assim como os quatro melhores terceiros classificados, seguem para a próxima fase.

O Campeonato do Mundo Uzbequistão 2024 será disputado nas cidades de Tashkent, Bukhara e Andijan, até 6 de outubro.

Programa da Seleção Nacional até ao fim da fase de grupos:

22 de setembro | domingo
17h30: JOGO PORTUGAL x MARROCOS (Humo Arena)

*As horas indicadas são locais.
Na Turquia são mais duas horas que em Portugal Continental
No Uzbequistão são mais quatro horas que em Portugal Continental


;
;
21 de Setembro 2024
Foto

André Sanano/FPF

Notícias