Portugal fecha grupo com pleno de vitórias

Futsal - Seleção A

A Equipas das Quinas termina o Grupo E na primeira posição, após triunfo com Marrocos (4-1)

Já com o apuramento para os oitavos de final garantido, a Seleção Nacional de Futsal venceu, este domingo, a congénere de Marrocos, por 4-1, em partida relativa à 3.ª ronda do Grupo E do Campeonato do Mundo de Futsal 2024.

A Equipa das Quinas terminou o agrupamento na primeira posição com nove pontos, fruto das três vitórias, sendo que nos oitavos de final vai defrontar o Cazaquistão, segundo classificado do Grupo D.

Portugal entrou com vontade de impor o seu jogo e, aos 2’, remate forte de Pany para defesa apertada do guardião adversário. Logo a seguir, também aos 2’, grande golo de Portugal. Excelente jogada coletiva de Portugal, serviço a Erick no jogo de pivô e grande golo do universal, com a bola ainda a embater no poste antes de entrar.

Marrocos ia arriscando a sair a jogar e Portugal ia pressionando. Entrada muito personalizada da formação orientada por Jorge Braz, com muita competência na posse de bola. Aos 7’ defesa de Edu a remate de Amazal. Logo a seguir, remate perigoso de Lúcio Rocha e grande defesa de Edu num lance com Charraoui.

As duas equipas iam criando perigo nas balizas adversárias. Tiago Brito quase marca após bola parada e Zicky, num lance em que tira o defensor do caminho, isola-se e quase faz o 2-0. Pelos 15’, grande lance de Erick. Pontapé de linha lateral e o camisola 8 atirou rasteiro a centímetros do poste. Logo a seguir, aos 16’, roubo de bola de Portugal em zonas adiantadas e o fixo marroquino quase fez auto-golo. Marrocos reagiu e, aos 18’, grande defesa de Edu, a remate de Charraoui. Perto do intervalo, mais concretamente aos 19’, grande jogada coletiva lusa e André Coelho é travado na área. Na conversão, Bruno Coelho atira para o 2-0.

Até ao intervalo, Marrocos apostou no 5x4 para anular a vantagem lusa, mas sem efeitos práticos.

Na segunda metade do encontro, Portugal dilatou a vantagem logo aos 22'. Erro clamoroso do guardião Abdelkrim Anbia e Bruno Coelho remata para o 3-0. Depois de uma ameaça de Marrocos, que saiu ao lado, a Equipa das Quinas quase marcava mais um, através de um remate perigoso de Pany.

Marrrocos ia apostando no 5x4 em certas situações, mas Portugal foi sempre muito competente a anular esses lances. Num erro na saída de bola de Portugal, a equipa africana reduziu por intermédio de El Mesrar (24'), que aproveitou a recarga a um remate seu que foi ao poste.

Perto do fim, aos 39 minutos, Zicky sentenciou a partida, assistido por por Fábio Cecílio.

Com este resultado, Portugal assegurou o primeiro lugar do Grupo E, pelo que encontrará nos oitavos de final o Cazaquistão (segundo classificado do Grupo D).

O Campeonato do Mundo Uzbequistão 2024 será disputado nas cidades de Tashkent, Bukhara e Andijan, até 6 de outubro.

FOTOGALERIA
DOSSIÊ DE IMPRENSA
MEDIA GUIDE

Ficha de jogo
Campeonato do Mundo FIFA Futsal 2024
Humo Arena, Tashkent
Uzbequistão

Árbitro: Rafael Villalba (Paraguai)
Segundo árbitro: Cristian Espindola (Chile)
Terceiro árbitro: Daniel Rodríguez (Uruguai)
Quarto árbitro: Oriana Zambrano (Venezuela)
Cronometrista: Anelize Meire Schulz (Brasil)

MARROCOS 1-4 PORTUGAL (0-2 ao intervalo)

MARROCOS (cinco inicial): Abdelkrim Anbia, El Ayyane, Bouzemou, El Mesrar - Cap. e Raiss El Fenni,
Suplentes: Mohammed Cheridou, Bensellam, Anas Dahani, Mohamed Kamal, Khalid Bouzid, Borite, Amazal e Charraoui 
Treinador: Hicham Dguig
Golos: El Mesrar (24')
Disciplina

PORTUGAL (cinco inicial): Edu, João Matos - Cap., Bruno Coelho, Pany e Erick
Suplentes: André Correia, André Coelho, Tomás Paçó, Afonso, Tiago Brito, Lúcio Rocha, Kutchy, Fábio Cecílio e Zicky
Treinador: Jorge Braz
Golos: Erick (2') e Bruno Coelho (19' e 22')
Disciplina: cartão amarelo a Tomás Paçó (11')


;
;
22 de Setembro 2024
Foto

André Sanano/FPF

Notícias