Tiago Brito: "Teremos de estar no nosso melhor nível"

Futsal - Seleção A

O ala antevê um jogo "extremamente difícil" frente ao Cazaquistão.

A Seleção Nacional de Futsal já se encontra em Andijan, onde chegou por volta das 17h15 locais. A Equipa das Quinas realizou uma sessão de treino no hotel, dando início à preparação para o jogo com o Cazaquistão, relativo aos oitavos de final do Mundial de Futsal, agendado para a próxima quinta-feira.

Antes do treino, Tiago Brito falou aos jornalistas e fez a antevisão do encontro dos oitavos de final: "É um adversário extremamente difícil, uma ótima seleção. Já estamos a preparar esse jogo. Estamos cientes das dificuldades que vamos enfrentar, mas muito focados no nosso processo e no que temos de fazer para vencer a partida. O Cazaquistão sempre teve uma base muito forte do Kairat Almaty, têm grandes automatismos e isso é um ponto forte deles. No entanto, o mesmo se passa connosco. Já jogamos há algum tempo juntos. Cada vez mais nos conhecemos melhor, temos muitas horas de treino juntos. Espero um jogo extremamente difícil, teremos de estar no nosso melhor nível", começou por dizer.

Questionado sobre a aposta do Cazaquistão na subida de Léo Higuita, o ala de 33 anos considera que Portugal está a trabalhar para anular os pontos fortes do adversário: "É uma grande mais-valia do Cazaquistão e reconhecemos essa qualidade. No entanto, os jogos de preparação ajudaram-nos a treinar e a preparar estas situações específicas. Jogámos com seleções que fizeram subir os seus guarda-redes e isso ajudou-nos a chegar a esta fase já bem preparados para isso. Creio que temos em perfeitas condições para podermos enfrentar essa qualidade do adversário, bem como outras estratégias que poderão aparecer durante o jogo. É uma característica muito especial do Cazaquistão", revelou.

Relativamente ao facto de estarem a chegar as grandes decisões do Mundial, Tiago Brito destaca a experiência lusa: "Esta equipa já tem grande maturidade competitiva e já estamos muito habituados a jogar as grandes decisões. Não é algo novo para esta equipa, todos têm a plena consciência do que é preciso nestes momentos. É um jogo que temos de vencer e vamos estar no nosso máxima na quinta-feira", disse.

A fechar, o ala desvaloriza a auência de golos e coloca o foco no coletivo: "Nem penso nisso, quero muito que Portugal ganhe. Estou a dar o meu máximo em prol da equipa. Se ficar com zero golos, zero assistências e Portugal sair Campeão do Mundo, eu assino já esse acordo", concluiu.

Recorde-se que Portugal vai enfrentar o Cazaquistão nos oitavos de final, num encontro agendado para quinta-feira, no Andijan Universal Sports Complex, pelas 20h00 locais (16h00 em Portugal Continental).

O Campeonato do Mundo Uzbequistão 2024 está a ser disputado nas cidades de Tashkent, Bukhara e Andijan, até 6 de outubro.

FOTOGALERIA
DOSSIÊ DE IMPRENSA
MEDIA GUIDE

Programa da Seleção Nacional:

24 de setembro | terça-feira
11h00: Treino complementar – Hotel
15h30: Treino Oficial - Andijan Sports Complex

25 de setembro | quarta-feira
11h00: Treino complementar – Hotel
20h00: Treino - Andijan Sports Complex

26 de setembro | quinta-feira
20h00: JOGO PORTUGAL x CAZAQUISTÃO - Andijan Sports Complex

*As horas indicadas são locais.
No Uzbequistão são mais quatro horas que em Portugal Continental


;
;
23 de Setembro 2024
Foto

André Sanano/FPF

Notícias