Reviravolta na segunda parte (2-1)
As madeirenses procuravam a primeira vitória na competição e entraram pressionantes a povoar o seu meio campo ofensivo. A equipa visitante não se atemorizou e rapidamente conseguiu equilibrar as operações.
A primeira ocasião pertenceu mesmo ao Damaiense, quando Tânia Mateus roubou a bola a Sade Heinrichs, entrou na área e disparou para uma defesa apertada de Nicole Panis.
As duas formações apresentavam qualidade na posse de bola, tentando chegar ao ataque com critério e jogo apoiado. Contudo, revelavam alguma dificuldade na execução do último passe e, por isso, as oportunidades para marcar não apareciam.
Ainda assim, registo para uma cabeçada de Sydney Parker (saiu ao lado) após cruzamento bem medido de Gabi Gonçalves. Foi já no último lance da etapa inicial (45+2') que acabou por surgir o primeiro golo: Tânia Mateus lançou Emma Hawkins na área, a norte-americana ultrapassou Sade Heinrichs e encostou a bola por baixo do corpo da guardiã do Marítimo.
No segundo tempo, o Marítimo lançou-se em busca do empate e, logo a abrir, após livre de Érica Costa, Jana Radosavljevic obrigou Melissa Dagenais a uma defesa atenta. Contudo, o Damaiense voltou a pegar no comando do encontro e foi gerindo com tranquilidade a vantagem alcançada na primeira metade.
Inesperadamente, as locais chegaram à igualdade, fruto de um lance de inspiração de Érica Costa: a jogadora madeirense arriscou e num remate teleguiado, longe da baliza, fez a bola passar por cima da guarda-redes visitante.
A reação do Damaiense foi rápida e Emma Hawkins esteve perto de bisar, isolada por Lidiane Antunes, mas o remate foi parado por Nicole Panis. A partir deste momento, o equilíbrio foi notório, com os dois conjuntos a procurar a vitória.
O Marítimo foi mais feliz e passou para a frente num cabeceamento de Sade Heinrichs (73'), na sequência de um canto apontado por Jana Radosavljevic. Reviravolta consumada. Até ao final, o Damaiense apertou, dispôs de algumas aproximações, mas não conseguiu encontrar as redes madeirenses.
Com este triunfo, o Marítimo está no sexto lugar com 4 pontos, enquanto o Damaiense encontra-se no sétimo posto com 3.
FICHA DE JOGO
CS MARÍTIMO 2-1 DAMAIENSE FC (0-1 ao intervalo)
Liga BPI 4.ª jornada
Estádio Imaculada Conceição
Árbitro: Teresa Oliveira (AF Porto)
Árbitros assistentes: Sara Cunha e Beatriz Silva
Quarto árbitro: Liliana Duarte (AF Coimbra)
MARÍTIMO: Nicole Panis; Jenna Holtz, Sade Heinrichs, Paula Fernandes (cap.) e Joana Silva; Lara Costa (Telma Pereira, 62'), Fatumata Sissé (Sara Ferreira, 46') e Shelby High; Jana Radosavljevic (Diana Freitas, 90'), Sofia Lewis e Érica Costa (Inês Freitas, 84').
Suplentes não utilizados: Bárbara Santos, Sara Bernell, Catarina Abreu e Carolina Ferreira.
Treinador: Albano Oliveira
Disciplina: nada a assinalar
DAMAIENSE: Melissa Dagenais; Madalena Contente (Tianna Harris, 77'), Inês Matos, Sydney Parker e Anna Torslov (Morgan Stone, 77'); Daniela Santos (cap.), Nicole Nunes, Tânia Mateus e Gabi Gonçalves (Joana Dantas, 65'); Lidiane Antunes e Emma Hawkins.
Suplentes não utilizados: Carolina Jóia, Guro Petersen, Inês Moreira, Marta Salvador, Emma Cruz e Marie Blommaert.
Treinador: Thorlakur Arnason
Disciplina: nada a assinalar
Golos: 0-1 por Emma Hawkins (45+2'), 1-1 por Érica Costa (59'), 2-1 por Sade Heinrichs (73')
Melhor em campo: Érica Costa (Marítimo)
A jogadora do Marítimo, Érica Costa, foi o grande destaque da partida. Sempre muito participativa no lado esquerdo do ataque, apontou o primeiro golo da sua equipa, num extraordinário remate de fora da área.