Triunfo por 2-0 garante vice-liderança provisória
O 1.º de Dezembro ascendeu ao 2.º lugar da Série B da Liga 3 Placard à condição (faltando esperar pelo resultado da Académica, que recebe o Sporting neste domingo), depois de vencer o Oliveira do Hospital por 2-0.
A formação de João Nuno viu-se em vantagem logo no início (4’), na sequência da grande penalidade assinalada por derrube a Pedro Clemente. Na conversão, Batalha chutou alto e forte para o lado contrário da estirada de Lucas Fernandes.
Insistindo quase sempre pelo flanco direito, a equipa da casa controlou a primeira parte. Podia até ter elevado a contagem (36’), se Pedro Clemente tivesse dado melhor direção ao remate à meia-volta, que concluiu uma bonita jogada de envolvimento.
Nunca deixando de investir no ataque, o Oliveira do Hospital conseguiu o mesmo número de remates (3) e teve até mais um (2) enquadrado, mas sem perigo evidente. Em duas ocasiões, os forasteiros reclamaram grande penalidade: aos 24’, por eventual braço na bola; e aos 41’, por hipotético derrube ilegal, cometido por Guilherme Oliveira.
Após o intervalo, o 1.º de Dezembro também não demorou a marcar (57’), com Pedro Clemente a assistir Pedro Jesus, depois de Evandro roubar a bola dentro da área.
O Oliveira do Hospital, sentindo a importância do momento (apesar dos 14 pontos, é penúltimo numa série equilibradíssima), continuou a porfiar, mas foi ainda mais ineficaz, chegando perto da baliza adversária apenas em dois momentos (63’ e 79’), sem sequer conseguir enquadrar as finalizações.
FICHA DE JOGO
1.º DE DEZEMBRO 2-0 OLIVEIRA DO HOSPITAL
(1-0 ao intervalo)
Liga 3 Placard – Série B
14.ª jornada
Campo n.º 1 do Real Sport Clube
Árbitro: Bruno Rebocho
Assistentes: Ricardo Azevedo e Tiago Fernandes
Quarto árbitro: Rui Madeira
1.º DE DEZEMBRO: Guilherme Oliveira; Cesinha, Pedro Jesus (Isaac Valença, 86’), Batalha (Alex Sousa, 75’), Evandro, Afonso Valente, Diogo Paulo (Tiago Santos, 66’), Bonito (Jorge Bernardo, 66’), João Freitas, Tiago Simões (cap) e Pedro Clemente (Gabriel, 75’).
Suplentes não utilizados: Fábio Duarte, Lisandro, Gonçalo Águas e Tiago Teixeira.
Treinador: João Nuno
Disciplina: amarelo a Diogo Paulo (51’) e Cesinha (83’).
OLIVEIRA DO HOSPITAL: Lucas Fernandes; Afonso Simão, Varela (Diogo Grácio, 65’), Brás (cap), Souza (Ivan Fontes, 78’), Michel, Bernardo Caldeira (Luís Pinheiro, 78’), Mairlon (Tomás Silva, 65’), Pablo, Rui Carreira e Umaro Baldé (Guilherme Neiva, 65’).
Suplentes não utilizados: Bruno Miguel, Fajardo, Peralta e Nascimento.
Treinador: Rui Santos
Disciplina: amarelo a Souza (17’).
Golos: 1-0 por Batalha (4’, gp); 2-0 por Pedro Jesus (57’).
HOMEM DO JOGO - Clemente (1.º Dezembro
Clemente e compassivo
Mesmo sem ter faturado, o ponta-de-lança do 1.º de Dezembro foi decisivo para o triunfo. Foi ele que sofreu o derrube faltoso logo nos instantes iniciais (3’), castigado com a grande penalidade que colocou a equipa em vantagem. E foi ele que assistiu de bandeja Pedro Jesus para o 2-0 (57’), depois de receber a bola que Evandro recuperou dentro da área adversária. Pelo meio, obrigou sempre a um policiamento apertado e nunca deixou de baixar no campo, para ajudar a manter a equipa como uma das menos batidas do campeonato.