Sporting CP goleia em Vila Verde

Futebol Fem. - Liga BPI

Arranque da jornada 14 da Liga BPI

O Sporting venceu de forma categórica o Vilaverdense, na manhã deste sábado, com um expressivo 9-0 que refletiu a sua absoluta superioridade em campo. A diferença entre as duas equipas ficou evidente ao longo do jogo, traduzindo-se não apenas no domínio das ações, mas também no resultado final, que espelha a grande diferença entre os dois emblemas. A equipa de Alvalade, note-se, fez oito golos na segunda parte, cinco deles de Brittany Raphino. 

Como era de se esperar, o Sporting assumiu o controlo do jogo desde o seu início, impondo um futebol ofensivo e tecnicamente bem estruturado. A estratégia, sustentada por uma dinâmica assente na velocidade, revelou-se determinante para desorganizar a defesa adversária, que demonstrou claras dificuldades em lidar com a pressão contrária. Nesse cenário de total supremacia, as oportunidades começaram a surgir em sequência, quase como uma inevitabilidade.  

 O primeiro golo resultou como consequência natural do domínio exercido e da clareza de ideias no processo ofensivo - Ana Borges avançou com determinação pelo flanco direito (45’) e, com um cruzamento perfeito, serviu Diana Silva, que cabeceou com precisão para o 0-1. Ainda assim, importa referir que o Sporting viu três golos anulados, nesta primeira parte, o que demonstra a intensidade do seu jogo - o primeiro de Joana Martins (11’), braço na bola, e os outros dois de Diana Silva (16’ e 28’) e ambos por fora de jogo. 

Numa primeira parte de sentido único, pautada pelo claro domínio do Sporting, com um ataque constante e eficaz, três golos anulados e inúmeras oportunidades flagrantes, o 0-1 revelou-se escasso para refletir o evidente desnível entre as equipas. Do outro lado, o Vilaverdense limitou-se a uma postura defensiva, evidenciando significativas dificuldades nesse capítulo, numa fase que evidenciou a superioridade leonina desde o primeiro minuto.

A segunda parte foi um espelho da primeira, com o Sporting a reafirmar a sua superioridade. Sempre focadas no ataque, as leoas mantiveram uma dinâmica ofensiva constante e criaram várias oportunidades claras. O segundo golo chegou de forma natural ( 62’) por Brittany Raphino – lançada em jogo ao intervalo –, que finalizou com precisão, após um cruzamento de Beatriz Fonseca. Apenas dois minutos depois, Cláudia Neto, com um ótimo  trabalho na área, ampliou a vantagem para 0-3, selando de forma categórica o domínio leonino. Joana Martins, pouco depois, fez o 0-4, na execução  de um livre directo, e Brittany Raphino fez mais quatro golos (79’, 84’, 90’+1’ e 90’+7’), para além do golo de Miri O’Donnell, também na fase de compensação. 

O Sporting alcançou, com naturalidade, uma goleada expressiva, num encontro marcado pelo seu domínio avassalador frente a um adversário que voltou a expor todas as suas fragilidades. Com esta vitória, o Sporting igualou o Benfica no topo da classificação, ambos com 37 pontos, embora as leoas contem com um jogo a mais, e conseguiram nesta manhã de sábado a sua maior goleada da época. 

Clique aqui para conferir todos os resultados e a classificação geral.


VILAVERDENSE FC 0-9 SPORTING ( 0-1 ao intervalo)

Liga BPI 
Jornada 14
Estádio da Cruz do Reguengo

Árbitra: Sandra Bastos
Árbitras assistentes: Taísa Tavares e Beatriz Campos 
Quarta árbitra: Telma Frade

VILAVERDENSE FC: Natasha Mondino, Karolyna Mineira, Gabriela Cruz, Letícia Seara, Beatriz Pinheiro, Dulce Quintana (Cap.), Matilde Pereira (Francisca Pereira, 76’), Ana Vale (Maria João Vieira, 90’), Margarida Pereira (Ana Reis, 59’), Keisy Davitte, Constança Fernandes.
Suplentes não utilizadas: Inês Machado, Ana Pereira, Filipa Machado, Daniela Martins.
Treinador: Rogério Brito
Disciplina: cartão amarelo para Letícia Seara (70’).

SPORTING CP: Hannah Seabert, Georgia Eaton-Collins, Joana Martins, Ana Borges (Cap.), Brenda Pérez (Miri O’Donnell, 46’), Fátima Pinto, Beatriz Fonseca (Ana Capeta, 66’), Claudia Neto (Matilde Nave, 72’), Diana Silva (Andrea Norheim, 66’), Jacynta Gala (Brittany Raphino, 46’), Andreia Bravo.
Suplentes não utilizadas: Catriona Shepard, Rita Fontemanha, Iara Gonçalves, Alícia Correia.
Treinador: Micael Sequeira
Disciplina: cartão amarelo para Diana Silva (56’).

Golos: 0-1 (Dina Silva, 45’), 0-2 (Brittany Raphino, 62’), 0-3 (Cláudia Neto, 64’), 0-4 (Joana Martins, 69’), 0-5 (Brittany Raphino, 79’), 0-6 (Brittany Raphino, 84’), 0-7 (Brittany Raphino, 90’+1’), 0-8 (Miri O’ Donnell, 90’+4’), 0-9 (Brittany Raphino, 90’+7’).

Mulher do jogo: Brittany Raphino (Sporting).

Norte-americana Brittany Raphino em destaque
Brittany Raphino foi a grande protagonista desta goleada, ao marcar cinco golos, e só actuou na segunda parte. Num jogo em que o domínio do Sporting foi absoluto, a avançada norte-americana destacou-se pela notável eficácia demonstrada nos últimos 45 minutos, assumindo um papel decisivo no avolumar do resultado.


;

Notícias