Jogo de preparação a pensar na Ronda 2 de acesso ao Europeu Feminino Sub-19
Portugal voltou a vencer a Finlândia, esta quinta-feira, por 2-0, no segundo jogo de preparação entre as duas equipas, disputado na Cidade do Futebol.
A Equipa das Quinas entrou melhor no jogo e adiantou-se ao minuto 25, num remate certeiro da capitã Mafalda Mariano. Na segunda parte, as nórdicas procuraram responder, mas Portugal foi controlando as incidências e voltou a marcar. Desta feita, foi Diana Costa a autora do golo português.

No primeiro duelo entre as duas seleções, na passada terça-feira, a Equipa das Quinas venceu as nórdicas por 2-1.
Este duplo compromisso com a Finlândia, recorde-se, serve para a Treinadora Marisa Gomes preparar a participação de Portugal na na Ronda 2 de acesso ao Europeu, onde a equipa irá enfrentar, no Grupo A2, as seleções de Noruega, Islândia e Eslovénia.

A Treinadora Nacional Marisa Gomes em discurso direto:
[Fechar o estágio com mais uma vitória] "Fechámos esta etapa de preparação com duas vitórias [2-0 e 2-1], o que é sempre positivo. Mas mais importante foi termos a oportunidade de testar algumas dinâmicas de equipa frente a um adversário organizado, que soube colocar-nos alguns problemas. Felizmente, a nossa equipa teve capacidade de resposta. De um jogo para o outro, e quase sem tempo de treino, conseguimos ajustar-nos e melhorar alguns aspetos, e ainda fomos mais dominadoras do que no primeiro.jogo"
[Sobre a utilização de todas as jogadoras] "Queríamos observar a capacidade de resposta delas e perceber o que cada uma delas pode dar à equipa num contexto de adversidade como o que encontrámos. A Finlândia, nas suas dinâmicas e estilo de jogo, é muito parecida com a Islândia, que estará no nosso caminho da Ronda 2 de apuramento para o Europeu. Agora percebemos melhor o que temos de aperfeiçoar, para termos sucesso."
[O próximo estágio] "Teremos mais um treino para afinar a equipa antes da qualificação. Vamos jogar com a Polónia, o País de Gales e novamente com a Finlândia. Serão mais três jogos competitivos que nos ajudarão a fechar a convocatória para março e farão crescer mais a equipa, que é o nosso principal objetivo."
FICHA DE JOGO
PORTUGAL 2-0 FINLÂNDIA (1-0 ao intervalo)
Jogo de preparação
Cidade do Futebol
Árbitro: Cátia Duarte
Árbitros Assistentes: Natacha Oliveira e Andreia Botelho
Quarto Árbitro: Carla Pinhão
PORTUGAL: Thaís Lima (GR) [Nair Pina GR (46')], Iara Lobo (Alice Reto, 73'), Inês Meninas (Sofia Almeida, 89'), Érica Cancelinha (Sofia Machado, 46'), Ana Filipa Ribeiro (Carolina Pimenta, 46'), Anna Marques (Diana Costa, 62'), Mafalda Mariano - Cap. (Rita Almeida, 62'), Matilde Nave (Cíntia Martins, 46'), Joana Valente (Marta Gago, 46'), Maria Gaspar (Ana Veloso,89') e Ana Rita Cunha (Sofia Liu, 73').
Suplentes não utilizadas: -
Treinador: Marisa Gomes
Disciplina: nada a assinalar
FINLÂNDIA: Viivi Mäki-Kamppi (GR), Pinja Turkia - Cap. (AAmu Kinnunen, 46'), Reeta Pirilä, Eevi Paakkari, Neea Tahtisaari, Iiris Holmström (Juulia Sarrkki, 62'), Kerttu Sarelius (Tilda Ratts, 62'), Neela Pitko (Nina Gróbner, 46'). Kaisa Fagerström (Adela Ratts, 46'), Sara Attola e Olivia Reis (Edit Mare, 46')
Suplentes não utilizadas: Venta Roine, Anela Ljesjanin,, Aada Makelä
Treinador: Arttu Pitkakangas
Disciplina: nada a assinalar
Golos: 1-0 por Mafalda Mariano (25'), 2-0 por Diana Costa (70')