Euro 2027: adversários do apuramento conhecidos

Seleção Sub-21

Chéquia, Bulgária, Escócia, Azerbaijão e Gibraltar são as equipas que a Equipa das Quinas vão enfrentar no grupo B.

Esta quinta-feira realizou-se o sorteio da fase de qualificação para o Campeonato da Europa sub-21 Albânia e Sérvia 2027, na sede da UEFA, em Nyon (Suíça). 

Portugal, que partiu na condição de cabeça-de-série (Pote 1) foi sorteado no grupo B, juntamente com as congéneres da Chéquia, Bulgária, Escócia, Azerbaijão e Gibraltar.

Neste sorteio, foram incluídas 51 seleções tendo ficado de fora Albânia e Sérvia - apuradas diretamente para a fase final, na condição de países anfitriões -, Rússia (suspensa das competições da UEFA) e Liechtenstein (não se inscreveu para participar na prova).

A fase de qualificação disputa-se em sistema de pontos, com todas as equipas a jogarem entre si em duas ocasiões, uma na condição de visitado e outra na de visitante. Apuram-se diretamente para a fase final os vencedores dos nove grupos, bem como o melhor segundo classificado. Os restantes oito segundos classificados vão disputar, em formato play-off a duas mãos as restantes quatro vagas na fase final, em novembro de 2026.

As partidas da fase de qualificação vão jogar-se entre março de 2025 e outubro de 2026.

Eis o calendário de jogos da Seleção Nacional:

05 de setembro de 2025: Portugal x Azerbaijão 
09 de setembro de 2025: Escócia x Portugal
10 de outubro de 2025: Portugal x Bulgária
14 de outubro de 2025: Gibraltar x Portugal
18 de novembro de 2025: Chéquia x Portugal
27 de março de 2026: Azerbaijão x Portugal
31 de março de 2026: Portugal x Escócia
25 de setembro de 2026: Bulgária x Portugal
30 de setembro de 2026: Portugal x Gibraltar
06 de outubro de 2026: Portugal x Chéquia

Rui Jorge, Selecionador Nacional, em discurso direto:

[Sobre o facto de Gibraltar jogar normalmente em campo sintético e sobre a longa deslocação até ao Azerbaijão] "Em relação ao jogo com Gibraltar e jogarmos em piso sintético, depende sempre do piso sintético que encontrarmos. Já tivemos experiências em sintéticos muito bons, outros menos bons, mas o facto de ser sintético, por si só, não diz grande coisa. Em relação ao Azerbaijão, é uma viagem longa, mas elas têm que ser feitas e vamos fazê-las de uma forma normal. 

[Sobre a importância de acabar a qualificação a jogar em casa] Pela experiência que tenho destes anos, já tivemos de tudo. Já tivemos boas experiências de ambas as formas, quer a jogar em casa, quer a jogar fora. Portanto, acaba por ser um bocadinho irrelevante. Acaba por ser um sorteio equilibrado, naquilo que são as nossas deslocações, em termos de distâncias que temos que percorrer, do equilíbrio que conseguimos nesses jogos em casa e fora,. A nível de Sub-21 debatem-se as datas e a ordem dos confrontos e acreditamos que foi um sorteio que acaba por ser equilibrado."

Eis a constituição de todos os grupos:

GRUPO A
Espanha 
Roménia
Finlândia
Kosovo
Chipre
São Marino

GRUPO B
PORTUGAL 
Chéquia
Bulgária
Escócia
Azerbaijão
Gibraltar

GRUPO C
França
Suíça
Islândia
Ilhas Faroé
Luxemburgo
Estónia

GRUPO D
Inglaterra 
República da Irlanda
Eslováquia
Moldávia
Cazaquistão
Andorra

GRUPO E
Itália
Polónia
Suécia
Macedónia do Norte
Montenegro
Arménia

GRUPO F
Alemanha
Geórgia
Grécia
Irlanda do Norte
Letónia
Malta

GRUPO G
Países Baixos
Noruega
Eslovénia
Israel
Bósnia Herzegovina

GRUPO H
Ucrânia
Croácia
Hungria
Turquia
Lituânia

GRUPO I
Dinamarca
Bélgica
Áustria
País de Gales
Bielorrússia

Fase final na Albânia e Sérvia

A  Albânia e Sérvia foram recentemente nomeadas como países anfitriões do Campeonato da Europa de Sub-21 de 2027. 

As partidas serão disputadas em oito estádios diferentes, quatro em cada país - Tirana, Shkodër, Elbasan e Rrogozhinë na Albânia e Novi Sad, Loznica, Leskovac e Zaječar na Sérvia. A partida de abertura acontecerá na Sérvia e a final na Albânia. Ambos os países têm vaga garantida na fase final, com as restantes 14 vagas a serem decididas através do apuramento.

Trata-se da primeira fase final de Europeu Sub-21 a ser disputada na Albânia ou na Sérvia. A Albânia vai acolher, este ano, a sua primeira fase final de seleções nacionais da UEFA, o Campeonato da Europa de Sub-17, tendo já recebido a primeira final da UEFA Conference League em 2022, em Tirana. Já a Sérvia acolheu o Euro de Sub-17 em 2011 e o Europeu de Futsal, em 2016, disputado em Belgrado. 


;

Notícias