Equipa das Quinas vence por 5-0 no primeiro de dois encontros de preparação em Beja
Portugal venceu a Estónia, esta quarta-feira, por 5-0, no primeiro de dois jogos de preparação entre as duas formações, disputado em Beja.

A Equipa das Quinas começou melhor o jogo, com mais bola e mais vontade de mandar. E essa postura embalou a equipa lusa para o primeiro golo, que chegou no minuto 23, num remate certeiro de Ana Beatriz Pinho.
A formação de leste procurou responder e ia espreitando a oportunidade em contra-ataque. Sem êxito, porque Portugal não se desorganizou e manteve o controlo de todas as operações, ampliando a vantagem de forma natural, pouco antes do intervalo. Desta feita, foi Núria Ribeiro quem converteu a superioridade portuguesa em golo, aos 41 minutos.

Já no segundo tempo, e depois de operadas substituições, Portugal continuou mais perigoso e mais eficaz, com Rita Melo a fazer o terceiro golo da equipa, aos 53 minutos. Perto do apito final, Bárbara Ferreira e Leonor Sousa fizeram o quarto e o quinto golo da Seleção Nacional.

Ivo Silva, Treinador Nacional, em discurso direto:
"Foi um jogo bem conseguido pela nossa Selecção. Este é o terceiro estágio competitivo da época e, naturalmente, as dinâmicas coletivas trabalhadas ao longo deste tempo, estão mais consolidadas.
Nos dois treinos que tivemos antes do jogo, trabalhámos conceitos defensivos que passavam por mudar de uma estrutura para outra tendo sempre a preocupação de pressionar o portador da bola. Desta forma, procurámos limitar o jogo direto do adversário, que é uma das suas virtudes, tendo esse objetivo sido amplamente conseguido.
Ofensivamente, sabíamos que iríamos defrontar um bloco defensivo muito baixo pelo que trabalhámos uma construção assimétrica que nos desse ligação intersetorial. Desta forma, foi possível colocar a criatividade e talento das nossas jogadoras em condições para poder desequilibrar.
A sensação de ver em campo o trabalho realizado em treino, dá-nos confiança e novas oportunidades de melhorar o que não correu tão bem. É com essa exigência de querer sempre mais que iremos encarar o próximo jogo, tendo sempre em consideração que preparamos jogadoras para estarem prontas para serem chamadas a defender as cores das selecções nacionais.
Uma palavra de apreço para os adeptos que se deslocaram ao estádio, apoiando-nos ao longo de todo o jogo, e também às jogadoras que, com tão pouco tempo de treino, foram espetaculares na entrega e na capacidade de evoluir coletiva e individualmente."
FICHA DE JOGO
PORTUGAL5-0 ESTÓNIA (2-0 ao intervalo)
Jogo de Preparação
Complexo Desportivo Fernando Mamede, Beja
Árbitro: Sofia Gama
Assistentes: Vânia Almeida e Carolina Vieira
4.º árbitro: Carlota Silva
PORTUGAL: Chloe Romão (GR), Ana Carolina Sá, Victória Leite - Cap. (Letícia Silva, 46'), Caetana Vicente, Núria Ribeiro (Bárbara Ferreira, 79'), Matilde Vaz (Matilde Lima, 64'), Maria Rêgo (Luana Santos, 46'), Rita Melo (Mariana Ferreira, 64'), Maria Cruz ( Beatriz Ferro, 46'), Cíntia Martins (Leonor Sousa, 64') e Ana Beatriz Pinho (Melanie Florentino, 46').
Suplentes não utilizadas: Sara Silva (GR).
Treinador: Ivo Silva
Golos: 1-0 por Ana Beatriz Pinho (23'), 2-0 por Núria Ribeiro (41'), 3-0 por Rita Melo (53'), 4-0 por Bárbara Ferreira (86'), 5-0 por Leonor Sousa (90'+2)
Ação disciplinar: nada a assinalar
ESTÓNIA: Melani Lisandra Korran (GR), Viktoria Toding - Cap. (Jane Mirjam, 58'), Anni Iiris Ilisson, Karina Kuraksina (Anna Juksar, 46'), Carola Erik (Anzelika Jotkina, 46'), Emilia Mesipuu (Egle-Elise Kurg, 46'), Dajana Smirnova (Aleksandra Kelli, 68') , Tania Komarovskiy (Mia-Lisette Sarapik, 59'), Elisabeth Oispuu (Karmen Vapper, 46'), Liis Getter Saar (Anna Mariin Juksar, 46') e Ranele Valk.
Suplentes não utilizadas: Irina Kozljajeva (GR), Irina Kozliajeva, Annamari Tamm.
Treinador: Reivo Vinter
Golos: nada assinalar
Ação disciplinar: nada a assinalar