Antevisão do primeiro jogo da Ronda de Elite de acesso ao Europeu, frente à Bielorrússia
A Seleção Nacional de Futsal Sub-19 inicia esta quinta-feira a sua prestação na Ronda de Elite de acesso ao próximo Campeonato da Europa da categoria.
Portugal, atual campeão europeu, enfrenta a Bielorrússia (27 de março), Cazaquistão (28 de março) e França (30 de março), países seus adversários no Grupo 3, no Pavilhão Multiusos de Gondomar.
O vencedor do agrupamento fica apurado para a fase final, na Moldávia, agendada de 28 de setembro a 5 de outubro no Arena Chișinău.
O selecionador nacional, José Luís Mendes, o capitão Diogo Carrera e o vereador do Desporto da Câmara Municipal de Gondomar fizeram, esta quarta-feira, a antevisão do que consideram ser uma jornada de enorme qualidade desportiva e competitiva.
José Luís Mendes, selecionador nacional:
[Portugal é detentor do título] “É um peso positivo, que nos agrada. É normal que olhem para nós como detentores do título. Independentemente do escalão e do género, todos querem ganhar a Portugal, como nós queremos ganhar todos os jogos. Ficamos contentes com o facto de nos encararem dessa maneira. É sinal de conquista de coisas boas e positivas.”
[Como decorreu a preparação?] “A semana correu bastante bem, tivemos um volume de trabalho muito extenso, fora do comum, do que é o hábito. Na semana anterior, foram oito treinos mais um jogo particular; esta semana mais três treinos; o de hoje será mais estratégico, visando o jogo com a Bielorrússia.”
[Objetivo] “Somos candidatos a ganhar qualquer jogo em que participemos. Temos jogadores de qualidade nas várias gerações. Na minha opinião, França e Portugal estão no top 3 da Europa. Uma vai ficar de fora e esperamos não ser Portugal.”
Diogo Carrera, capitão da Seleção:
[Trabalho e preparação] “A equipa está a reagir bem, estamos unidos, temos tido muitos treinos, muito trabalho. Estamos bem e focados, prontos para o que aí vem. A primeira semana foi focada nos nossos aspetos de jogo, mas agora temos vindo a visualizar e a analisar os nossos adversários.
[Bielorrússia] “Todos os jogos são encardos como importantes, não por ser este ou aquele adversário. Estamos a encarar a Bielorrússia da mesma forma. É só mais um jogo. Portugal só tem mesmo de fazer o que faz melhor, que é jogar.”
[Objetivo] “Ser campeão europeu, como aconteceu há dois anos. Estamos cientes do que é sermos detentores do título e de que o objetivo principal é a sua revalidação.”
José Fernando Moreira, vereador do Desporto da CM Gondomar:
“Desejo as maiores felicidades à Seleção e que renovem o título de campeão europeu. Gondomar orgulha-se por estar neste ronda de apuramento, com três grandes jogos de grande categoria.”
“Ao longo dos anos temos sentido e percebido que temos um parceiro importante, que é a Federação Portuguesa de Futebol, sobretudo no futsal. Nós, Câmara, só temos de incentivar os clubes e a verdade é que na formação temos cerca de 600 miúdos inscritos, que eu espero que um dia cheguem à seleção A.”
[Gondomar tem carinho especial pelo futsal] “Sem municípios, o desporto fica muito pobre, pelo que temos vindo a apostar nas infraestruturas. Com jogos e realizações desta categoria, com jogos transmitidos para todo o Mundo, fico muito orgulhoso por ver o Desporto em Gondomar a ser percebido e observado por muita gente.”
CONVOCADOS:
ADCR CAXINAS POÇA BARCA: Diogo Sousa e Martim Sousa.
CCRD BURINHOSA: Rodrigo Monteiro.
SL BENFICA: Afonso Mourinha, Antonio Pereira, Diogo Almeida, Diogo Carrera, Eduardo Tchuda e Simão Cordeiro
SPORTING CP: Eurico Cunha, Leonildo Injai e Renato Almeida.
PROGRAMA DA SELEÇÃO:
27 de março | quinta-feira
18h00 - Jogo: Bielorrússia x Portugal - Pavilhão Multiusos de Gondomar
28 de março | sexta-feira
19h00 - Jogo: Portugal x Cazaquistão - Pavilhão Multiusos de Gondomar
29 de março | sábado
16h00 - Treino - Pavilhão Multiusos de Gondomar
30 de março | domingo
15h00 - Jogo: Portugal x França - Pavilhão Multiusos de Gondomar