Mais um momento que serviu para fortalecer os laços entre as duas instituições
O Presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Pedro Proença, participou esta quinta-feira, por videoconferência, na sessão de abertura das Jornadas Anuais da Liga Portugal, que decorrem durante todo o dia na nova sede do organismo, no Porto, e que são o culminar dos grupos de trabalho desenvolvidos ao longo da época, nas mais variadas áreas, com representantes das Sociedades Desportivas que competem no Futebol Profissional.
Tratou-se de mais uma oportunidade para fortalecer os laços entre as duas instituições, dias depois de o líder federativo ter feito uma intervenção na 29.ª Ação de Delegados da Liga Portugal, anunciando, na ocasião, a implementação, a partir da próxima temporada, de um programa de desenvolvimento da carreira destes agentes desportivos.
Perante um auditório repleto e com as presenças de vários convidados como o Presidente da Associação de Futebol do Porto, José Manuel Neves, o Vice-Presidente da Associação de Futebol de Coimbra, Vítor Simões, o Presidente da Associação Nacional de Treinadores de Futebol, José Pereira, e o Presidente da Associação Nacional dos Enfermeiros Desportivos, Terapeutas e Massagistas do Futebol, Futsal e Futebol de Praia, Carlos Alberto, Pedro Proença deixou uma mensagem aos clubes de apelo à união.
Reiterando a importância de um compromisso e cooperação permanentes entre Federação e Liga, o Presidente da FPF destacou dossiês estruturantes como a comercialização centralizada dos Direitos Audiovisuais, a reformulação dos quadros competitivos e a diminuição dos custos de contexto, entre outros.
«A Federação Portuguesa de Futebol passará a estar nestas jornadas anuais, sempre que convidada, por uma questão de compromisso com o trabalho dos Clubes do Futebol Profissional e também num claro sinal deste alinhamento, desta nova página, desta união em toda a comunidade do Futebol em Portugal, do qual o Futebol Profissional é, naturalmente, um eixo central. Contem com uma Federação envolvida no processo, que saberá ser elemento facilitador e esteio das vossas reivindicações. Juntos, iremos fazer o que ainda não foi feito», vincou.