Seleção bateu Bielorrússia por 9-2 na estreia na Ronda de Elite
A Seleção Nacional de Futsal Sub-19 iniciou esta quinta-feira, com uma epressiva vitória por 9-2 sobre a Bielorrússia, a sua caminhada da Ronda de Elite de acesso ao Campeonato da Europa.
Faltam agora mais dois jogos aos eleitos de José Luís Mendes – Cazaquistão, esta sexta-feira, 28 março (19h00), e França, no domingo, 30 de março (15h00), ambos no Pavilhão Multiusos de Gondomar, para conseguir a melhor pontuação no Grupo A3.
Os portugueses, campeões europeus em título, sabem que apenas o vencedor do agrupamento será apurado para a fase final, na Moldávia, agendada de 28 de setembro a 5 de outubro no Arena Chișinău.
Após um arranque surpreendente dos bielorrussos – marcador inaugurado aos 15 segundos – a reação portuguesa foi imediata e poderosa: três tentos até aos quatro minutos. O jogo manteve-se bem frenético, já que a Bielorrússia reduziu aos sete minutos, pondo “água na fervura” levantada pelos golos de Gaspar Monteiro (2'), Simão Cordeiro (2') e António Pereira (4').
Mas, uma vez mais, os comandados de José Luís Mendes tomaram as rédeas da partida e da maior qualidade em quadra resultaram mais dois golos, com Cordeiro a bisar e um autogolo do bielorrusso Trafimuk. Até ao intervalo, e apesar da superioridade lusa, o marcador não se mexeu.
Já no segundo tempo, Diogo Sousa, Renato Almeida, Leonildo Baldé e Afonso Mourinha fizeram o score subir para expressivos 9-2, que coroaram o acerto e dinâmicas do conjunto português.

Um triunfo a que assistiram Fontelas Gomes, da Direção da Federação Portuguesa de Futebol, e Jorge Braz, selecionador nacional da equipa AA.
A jornada, que começou com a vitória da França por 3-1 sobre o Cazaquistão, ficou marcada pela estreia da árbitra Rita Ferraz, da Associação de Futebol de Leiria, em torneios da UEFA.
DECLARAÇÕES
José Luís Mendes, selecionador nacional: [Golo sofrido aos 15 minutos] "São coisas que acontecem aos seniores e aos mais novos. Conseguimos dar o volta ao golo sofrido. Criámos muitas situações de finalização, tudo muito bem delineado, de encontro ao que foi trabalhado. Vitória justa e, não fosse a boa exibição do guarda-redes bielorrusso, o resultado podia ter sido mais dilatado. Somos candidatos a ganhar qualquer jogo que disputemos. Este foi um teste positivo. O grau de dificuldade vai crescer, até ao grau máximo de exigência. Queremos muito ficar em primeiro".
Simão Cordeiro, jogador de Portugal: "Foi uma entrada tremida, sofremos um golo, mas sabíamos o que queríamos e jogámos mais fácil. Fizemos um bom jogo. Tínhamos o jogo bem trabalhado, sabíamos que eram fortes fisicamente, então sabíamos que teríamos de soltar a bola e não procurar o contacto. E o resultado traduz isso. Entrar a ganhar em competição de três jogos em quatro dias é sempre muito bom".
FICHA DE JOGO
Ronda de Elite – Grupo 3
Pavilhão Multiusos de Gondomar
BIELORRÚSSIA 2-9 PORTUGAL (5-2 ao intervalo)
Árbitro: Jacob Willem Machiel Van Dijke (PBA).
2ºÁrbitro: Jasmina Mickoska (SER).
Cronometrista: Rita Santos Ferraz (POR).
BIELORRÚSSIA: Shchupachonak, Stralkouski, Kabanau (Cap), Karostik e Kuzniatsou.
Suplentes utilizados: Padabed, Haravets, Mitsko, Sauchanka, Novik, Svirydovich e Trafimuk.
Treinador: Ihar Fedarynchyk.
Golos: Kabanau (1'), Karostik (7')
Disciplina: cartão amarelo a Kuzniatsou (35').
PORTUGAL: Diego Carrera (Cap.), Martim Castela, Simão Cordeiro, Diogo Almeida e Gaspar Monteiro.
Suplentes utilizados: Eurico Cunha, Afonso Mourinha, António Pereira, Leonildo Baldé, Diogo Sousa, Renato Almeida e Eduardo Tchuda.
Treinador: José Luís Mendes
Golos: Gaspar Monteiro (2'), Simão Cordeiro (2' e 12'), António Pereira (4'), Trafimuk (13', autogolo), Diogo Sousa (26'), Renato Almeida (29'), Baldé (36´); Afonso Mourinha (40´)
Disciplina: cartão amarelo a Renato Almeida (22').