Segunda jornada da Ronda de Elite - Grupo 3 de acesso ao Europeu de futsal Sub-19.
A Seleção Nacional de Futsal Sub-19, que esta sexta-feira venceu a congénere do Cazaquistão por 2-1, está a um empate do apuramento para a fase final do Campeonato da Europa da categoria.
Segundo triunfo à segunda jornada do Grupo 3 da Ronda de Elite, que decorre até domingo no Pavilhão Multiusos de Gondomar, dia em que os comandados de José Luís Mendes defrontarão a França (15h00), que soma os mesmos pontos que Portugal, mas com desvantagem na diferença entre golos marcados e sofridos.
Os atuais campeões europeus em título sabem que apenas o vencedor do agrupamento será apurado para a fase final, a disputar na Moldávia, de 28 de setembro a 5 de outubro, no Arena Chișinău.

Três bolas ao poste, apenas um golo, assinado por Afonso Mourinha, aos sete minutos: este o saldo de uma primeira parte em que o Cazaquistão mostrou o mesmo compromisso defensivo que já no dia anterior fizera com a França.
Portugal aplicou uma dose consistente de paciência e de alguma mestria dos seus protagonistas, mas o guarda-redes Diogo Carrera não foi propriamente um espetador do jogo, pois teve de se aplicar algumas vezes para manter as redes invioladas.
E se o equilíbrio pautou os primeiros minutos do segundo tempo, o golo do empate, marcado por Tarasenko, comprovou-o. O que fez os portugueses puxar pelos galões, com Afonso Mourinha a bisar (32’) e Leonildo Baldé a fechar a contagem, de grande penalidade, a pouco menos de três minutos do final.
FICHA DE JOGO
Ronda de Elite – Grupo 3 – Jornada 2
Pavilhão Multiusos de Gondomar
PORTUGAL 3 - 1 CAZAQUISTÃO (1-0 ao intervalo)
Árbitro: Laurentiu Deaconu (ROM).
2º Árbitro: Jacob Willem Machiel Van Dijke (PBA).
Cronometrista: Rita Santos Ferraz (POR).
PORTUGAL: Diogo Carrera (Cap), Afonso Mourinha, Leonildo Baldé, Simão Cordeiro e Diogo Almeida.
Suplentes utilizados: Eurico Cunha, António Pereira, Diogo Sousa, Renato Almeida, Gaspar Monteiro e Eduardo Tchuda.
Treinador: José Luís Mendes
Golos: Afonso Mourinha (14' e 32') e Leonildo Injai (37')
Disciplina: cartão vermelho a Rodrigo Monteiro (31')
CAZAQUISTÃO: Nauryzbayev, Kamalov, Kalachyov (Cap), Kuspanov e Tarasenko.
Suplentes utilizados: Galikhanov, Ismailov, Nyshanov, Khassen, Tileubergen, Seitnur e Gaidarzhi.
Treinador: Kaká.
Golos: Tarasenko (32')
Disciplina: cartão amarelo a Tarasenko (32' e 37'); cartão vermelho a Tarasenko (37').
DECLARAÇÕES:
José Luís Mendes, selecionador de Portugal: “Foi um bom jogo, fomos equipa pragmática, principalmente na segunda parte, quando chegámos às três faltas muito cedo. Conseguimos ter bola, mas nem sempre bem. No geral muito positivo. Cazaquistão é boa equipa e tem bons jogadores. Aproveitaram um ou outro erro nosso para transitar e foi assim que criaram alguns lances de perigo. A vitória é merecida porque fomos melhores. Precisamos de melhorar na finalização e no último passe, naquele que é feito mais perto da área. França está devidamente analisada. Vai ser um jogo difícil contra uma excelente seleção.”
Afonso Mourinha, jogador de Portugal: “São mais três pontos para Portugal, importantes para esta qualificação e assim tentarmos honrar as nossas várias gerações no futsal. Nervoismo? Não, há aqui muitos jogadores que passam pela Liga Placard. Nesta seleção poucos sentem a pressão e até os erros nos fazem mais fortes.”
PROGRAMA DA SELEÇÃO:
29 de março | sábado
16h00 - Treino - Pavilhão Multiusos de Gondomar
30 de março | domingo
15h00 - Jogo: Portugal x França - Pavilhão Multiusos de Gondomar