Golo de Diana Meriva fez a diferença
O Famalicão venceu o Marítimo por 1-0, nesta tarde de sol de sábado, com um golo de Diana Meriva já na recta final de um jogo em que cada equipa teve o seu momento de domínio. Esta vitória permite à equipa do Minho reforçar as suas ambições de permanência na principal Liga do futebol feminino português.
Marítimo e Famalicão mediram forças, na tarde deste sábado, num jogo marcado por contextos e objetivos distintos. A equipa madeirense, tranquila na tabela classificativa e sem a pressão de lutar pela permanência ou por lugares cimeiros, entrou em campo com a serenidade de quem joga sem grandes amarras. Já o conjunto minhoto carregava o peso da necessidade imperiosa de pontuar, consciente de que o resultado poderia ditar o seu futuro na Liga BPI.
O Marítimo, liberto da pressão do resultado, apresentou então um futebol mais fluído, assente na posse de bola e na paciência para encontrar os espaços certos, e muito por ação de Jana Radosavljevic, que, no centro do terreno, dirigiu com classe as manobras ofensivas. As jogadoras madeirenses demonstraram maior lucidez nas suas ações, exibindo um jogo coeso e organizado, o que lhes permitiu criar as principais ocasiões de golo. Érica Costa ameaçou (21’) com um remate potente, mas falhou por pouco o alvo. Fatumata Sissé atirou ao poste (42’), ao beneficiar de um erro de Ali. Jana Radosavljevic, em nova excelente jogada, falhou por um triz o golo (44’), e, logo depois, ofereceu mais uma ocasião a Fatumata Sissé - o remate, com selo de golo foi bloqueado por uma adversária. Já na fase de compensação deste primeiro tempo (45’+1’), Jana rematou à barra.

O Famalicão enfrentou, pois, sérias dificuldades nesta primeira etapa para segurar o empate, especialmente na recta final, onde demonstrou alguma ansiedade na defesa da sua área. Ainda assim, dispôs de uma boa oportunidade (13’), quando Agama não conseguiu desviar a bola na única jogada realmente interessante do Famalicão neste primeiro período.
Na última metade do jogo, o Famalicão surgiu mais corajoso e consistente, com um novo perfil ofensivo, à procura do golo, pois só a vitória lhe interessava nesta dura luta pela permanência na I Divisão. Nardone rematou de cabeça (53’), mas a bola saiu junto ao poste. A equipa do Minho mostrou-se mais espontânea e solta, assumindo a iniciativa perante um adversário que, provavelmente por estratégia, permitiu esse atrevimento para tirar proveito da situação, ou seja, encontrar os espaços que até então não tinha conseguido. O que não se verificou, contudo.
A equipa minhota manteve uma boa dinâmica neste segundo tempo, controlando o jogo e o adversário e, sem surpresa, chegou ao golo. Karol protagonizou uma excelente jogada pelo flanco direito, cruzando rasteiro para a área, onde Diana Meriva, de pé direito, e com um remate em jeito, fez o 0-1. Este momento foi o reflexo da superioridade da equipa do Famalicão, que soube explorar os espaços e concretizar o seu domínio em vantagem no marcador. Um golo que foi suficiente para assegurar a vitória, num jogo em que cada equipa teve o seu momento de domínio. Com este triunfo, as minhotas reforçam as suas hipóteses de garantir a permanência na principal divisão do futebol feminino português.

Ficha de Jogo
MARITIMO 0-1 FAMALICÃO (0-0 ao intervalo)
Liga BPI
Jornada 19
Campo da Imaculada Conceição
Árbitra: Maria Inês Andrada
Árbitras assistentes: Cristiana Costa e Dulce Soares
Quarta árbitra: Telma Frade
MARÍTIMO: Nicole Panis, Jenna Holtz, Sade Heinrichs, Shelby High (Lara Costa, 46’), Joana Silva ( Sara Ferreira, 90’), Paula Fernandes (Cap.), Telma Pereira, Jana Radosavljevic (Inês Freitas, 78’), Sofia Lewis, Érica Costa, Fatumata Sissé
Suplentes não utilizadas: Bárbara Santos, Catarina Abreu, Diana Freitas, Liliana Gonçalves.
Treinador: Albano Oliveira
Disciplina: cartão amarelo para Jana Radosavljevic (48’), Érica Costa (90’).
FAMALICÃO: Palha (Cap.), Leonilde Rodrigues, Stefania Ramos (Borges, 46’), Mariana Simães, Paulina Ali, Eugénia Nardone, Karol Cardozo, Elizabeth Rodriguez, Mafalda Nunes, Rita Dias, Zipporah Agama (Diana Meriva, 69’).
Suplentes não utilizadas: Letícia Cruzeiro, Lau, funda Gomes, Eva Sampaio.
Treinadora: Rita Castro e Silva.
Disciplina: cartão amarelo para Eugenia Nardone (9’), Elizabeth Rodriguez (31’).
Golos: 0-1 (Diana Meriva, 82’).
Mulher do jogo: Diana Meriva (Famalicão).

Fez o único golo do jogo, mantendo a sua equipa na luta por um lugar na próxima edição da Liga BPI. A jogada do golo nasceu de uma excelente iniciativa de Karol pelo flanco direito, culminando num cruzamento preciso para a área, onde Diana Meriva surgiu no momento certo e, com um remate em jeito, selou a vitória. A sua ação e influência foram, pois, determinantes.
Clique aqui para confreir todos os resultados