Pedro Proença presente na cerimónia de certificação da AF Porto

FPF

Presidente da FPF esteve no Porto, onde 221 clubes concluíram o processo de certificação relativo à época 2023-24

O Auditório Magno do Instituto Superior de Engenharia do Porto encheu, este sábado, para a cerimónia de entrega de placas e diplomas às 221 entidades formadoras da Associação de Futebol (AF) do Porto que concluíram o respetivo processo de certificação relativo à época 2023-24.

Pedro Proença, presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), participou na cerimónia e deixou um elogio ao "trabalho, visão e competência" do elenco liderado por José Manuel Neves, cujo contributo para o desenvolvimento deste projeto destacou como exemplo de "valorização e capacitação".

"Mais uma vez, o número de entidades certificadas volta a aumentar na AF Porto, neste caso em 20 por cento, ou seja, mais 37 Clubes em relação ao ano anterior. É um reflexo do enorme esforço da AF Porto e da sua Subcomissão de Certificação, que em conjunto com os clubes, tem desenvolvido um trabalho extraordinário, no sentido da qualificação do processo formativo, procurando, cada vez mais, criar condições para a obtenção deste selo de qualidade ao nível da formação desportiva", afirmou, com uma "palavra de agradecimento às autarquias, pelo apoio fundamental que dão aos clubes, em termos infraestruturais e financeiros".

"Sabemos que muitas autarquias têm vindo a alterar os seus regulamentos de apoio ao movimento associativo, com o objetivo de majorarem os apoios aos clubes certificados. É justo que o façam, e apelamos às autarquias que ainda não o fizeram, que possam seguir esses bons exemplos, uma vez que é muito importante valorizar a apostar na qualificação do processo formativo das nossas crianças e jovens", reiterou.

José Manuel Neves, presidente da AF Porto, que desde março é entidade formadora certificada pela DGERT (Direção-Geral do Emprego e das Relações do Trabalho), destacou o esforço feito pelo clubes no âmbito do processo de certificação: "Sei que existem realidades diferentes, por detrás de cada um destes diplomas, mas sei também que há denominadores comuns a todos vós: a paixão, a capacidade de superação e neste importante selo de qualidade e de nas condições oferecidas aos jovens atletas. Neste capítulo, são todos clubes cinco estrelas".


;