Triunfo sobre o Valadares Gaia (2-1)
Numa sequência vitoriosa merecedora de destaque, o Valadares Gaia deslocava-se a Alcochete ainda a sonhar com o terceiro lugar. Já a formação leonina, a onze pontos da liderança, jogava para segurar a segunda posição e impedir, hoje, os festejos do Benfica. O conjunto de Micael Sequeira entrou a pressionar, ocupando o seu meio campo ofensivo, em busca dos espaços para poder ferir a defensiva contrária. As nortenhas, com um jogo apoiado e estruturado, tentavam sair em contra-ataques rápidos, sempre que conquistavam a bola. Mas as iniciativas mais perigosas pertenciam às leoas, embora revelassem desinspiração na hora do remate; Cláudia Neto e Ana Capeta foram protagonistas nesse capítulo. Aos 33' e 35', o Valadares soltou-se e conseguiu assustar a defesa do Sporting: primeiro foi Jennie Lakip que acertou na barra, após cruzamento de McKenna Martinez e depois foi Erica Meg, em boa posição, que permitiu a defesa de Hannah Seabert. À passagem do minuto 40, Miri O'Donnell agarrou Sara Monteiro na área e a árbitra Cátia Duarte apontou para a marca de penalti; Neuza Besugo, com frieza, enganou a guardiã norte-americana e fez o primeiro da manhã.
No segundo tempo, logo nos instantes iniciais, o Sporting teve uma soberana oportunidade para restabelecer a igualdade; alertada pelo VAR, a árbitra assinalou penalti após empurrão de Erin Seppi sobre Brenda Perez. Joana Martins não vacilou e empatou a partida. O início da etapa complementar foi retumbante para a formação leonina, uma vez que passou para a frente do marcador no minuto seguinte: Telma Encarnação disparou de primeira, à entrada da área, não dando qualquer hipótese de defesa a Erin Seppi. E a avançada madeirense podia ter bisado, pouco depois, mas errou o alvo num remate acrobático. O Sporting passou a gerir com mais tranquilidade a vantagem alcançada e as gaienses mostravam mais dificuldades em chegar à frente. Foi mesmo Telma Encarnação que voltou a estar perto do terceiro (87'), mas, isolada, não enquadrou o seu remate. O resultado não sofreu modificações e a vitória leonina adiou, para já, o título do Benfica.
Com este triunfo, o Sporting segue no segundo lugar com 45 pontos, enquanto o Valadares Gaia está na quarta posição com 35.

FICHA DE JOGO
SPORTING CP 2-1 VALADARES GAIA (0-1 ao intervalo)
Liga BPI
19.ª jornada
Estádio Aurélio Pereira, em Alcochete
Árbitro: Cátia Duarte
Árbitros assistentes: Raquel Pinho e Natacha Oliveira
Quarto árbitro: Liliana Duarte
Vídeo árbitro: Paulo Barradas
Assistente vídeo árbitro: Leonor Paiva
SPORTING: Hannah Seabert; Ana Borges (cap.), Georgia Eaton Collins (Madison Haugen, 46') e Andrea Norheim; Miri O'Donnell (Beatriz Fonseca, 46'), Brenda Perez, Joana Martins, Cláudia Neto e Jacynta Gala (Érica Cancelinha, 70'); Ana Capeta (Maísa Correia, 82') e Telma Encarnação (Jeneva Gray, 90').
Suplentes não utilizados: Catarina Potra, Fontemanha, Iara Gonçalves e Alícia Correia.
Treinador: Micael Sequeira
Disciplina: cartão amarelo para Beatriz Fonseca (68')
VALADARES GAIA: Erin Seppi (cap.); Emily Hanhel, Louisa Aniwaa e Mackenzie Cherry; Barbosinha (Matilde Vilhena, 90'), Érica Ventura (Carol Ferreira, 79'), Erica Meg, Neuza Besugo (Cris Vieira, 79') e Sara Monteiro (Alexis Strickland, 79'); McKenna Martinez e Jennie Lakip (Carolina Santiago, 62').
Suplentes não utilizados: Carol Alves e Margarida Pinto.
Treinador: José Nando
Disciplina: cartão amarelo para Érica Ventura (45+2'), McKenna Martinez (88') e Cris Vieira (89')
Golos: 0-1 por Neuza Besugo (g.p. 41'), 1-1 por Joana Martins (g.p. 51'), 2-1 por Telma Encarnação (53')
Melhor em campo: Joana Martins (Sporting)

A jogadora do Sporting, Joana Martins, foi o grande destaque da partida. Influente na zona intermediária e muito participativa no ataque, apontou o primeiro golo na transformação de uma grande penalidade.