Académica bate Lusitânia por 4-2
A Académica venceu, na manhã deste domingo, o SC Lusitânia por 4-2, num jogo em que começou em desvantagem. No entanto, a reação foi rápida e fulminante, garantindo uma vitória segura e confortável. Com este resultado, a equipa reforça a liderança da Série 2 da 2. Fase de Manutenção, agora com quatro pontos de vantagem sobre o UD Santarém. Já a formação açoriana continua no último lugar com seis pontos.
A desigualdade era evidente. De um lado, a Académica, líder destacada e confortável na tabela classificativa, jogava sem qualquer tipo de pressão, focada apenas em somar mais três pontos para consolidar o primeiro lugar e reforçar a sua caminhada vitoriosa. Do outro, o SC Lusitânia, último classificado, carregava o peso da luta pela permanência, agarrando-se a uma ténue esperança de continuar na Liga 3 na próxima época. Ciente da urgência em pontuar para manter vivo esse sonho, a formação açoriana entrou em campo determinada, mas com a difícil missão de contrariar um adversário superior.
Com um cenário tão desequilibrado, o que se viu no terreno de jogo, de início, surpreendeu. A equipa açoriana assumiu a iniciativa, impondo o seu futebol com autoridade, e investiu no ataque com grande força de vontade. A sua equipa demonstrou confiança, controlando os ritmos do jogo, e, sem surpresa, chegou ao golo, numa fase madrugadora (8’) - excelente iniciativa de Ricardo Isabelinha, que, com um cruzamento preciso, colocou a bola na área, surgindo, aí, Celso Sidney a fazer o golo de abertura.
Apesar da desvantagem, a Académica reagiu da melhor forma, intensificando o seu jogo ofensivo com maior velocidade. Em apenas três minutos, graças à sua qualidade técnica, conseguiu virar o resultado. O empate surgiu aos 15 minutos, num lance infeliz, quando Mosquera interpretou mal a jogada e marcou na própria baliza. No entanto, pouco depois, aos 18 minutos, Leandro Silva, livre de marcação na área, restabeleceu a vantagem, concluindo um passe de Hachadi. A sua reação foi, pois, digna e aguerrida e mais do que suficiente para inverter o domínio inicial dos açorianos.
Com a vantagem conquistada sem qualquer dificuldade, a equipa de Coimbra assumiu o controlo do jogo e do adversário, sem nunca abdicar do seu domínio. Ainda antes do intervalo, aumentou a diferença, numa nova jogada influente de Leandro Silva. Após uma defesa incompleta de João Monteiro, Jordan, livre de marcação na área, aproveitou a recarga para fazer o 3-1. Antes disso, Isabelinha perdeu a oportunidade de empatar (24’), vendo o seu remate ser interceptado por Chico em cima da linha de golo.
O Lusitânia tentou reentrar no jogo, e, na sua reabertura, Isabelinha teve mais uma boa ocasião (57’), falhando apenas no remate. As suas boas intenções foram travadas, no entanto, por um adversário que não lhe deu qualquer hipótese. Leandro Silva, em mais uma excelente exibição, fez o 4-1 com um excelente remate, fora da área. Pouco antes, Gonçalo Ferreira (55’) tinha acertado na barra.
A partir daí, o jogo perdeu alguma vivacidade, mas ainda houve espaço para um momento de destaque: o belo golo de Jefer Gunjo (87’). Com um remate fortíssimo ao ângulo superior direito, não deu qualquer hipótese a António Filipe.
No final, a diferença entre as duas equipas ficou bem evidente. A Académica confirmou o favoritismo, jogando com maturidade e determinação, enquanto o Lusitânia, apesar da entrega e da vontade, viu o seu sonho de permanência ficar ainda mais distante.

Ficha de Jogo
ACADÉMICA 4-2 SC LUSITÂNIA (3-1 ao intervalo)
Liga 3 Placard
2. Fase Manutenção
Série 2
Jornada 6
Estádio Cidade de Coimbra
Árbitro: Miguel Ribeiro
Árbitros assistentes: Filipe Freitas e Fábio Rodrigues
Quarto árbitro: António Alves
ACADÉMICA: António Filipe, Ricardo Teixeira, Obiora (Cap.), Leandro Silva (Fran, 80’), Duarte (Lucas Henrique, 60’), Gonçalo Ferreira, Serra, Hachadi (Gabriel, 80’), Chico, Jordan, (Melvin, 60’), Elvis (Vitor Bruno, 70’).
Suplentes não utilizados: Bernardo, António Montez, Vasco Gomes, Hugo Oliveira.
Treinador: António Barbosa
Disciplina: cartão amarelo para Lucas Henrique (81’).
SC LUSITÂNIA: João Monteiro, Derick ( Cap.), Kaylan (Bavikson, 46’), Serginho, Joca (Kipanda, 63’), Breno, Isabelinha (Jefer Gunjo, 63’), Jefinho (Esmael, 72’), Eduardo Borges, Didier Mosquera, Celso Sidney.
Suplentes não utilizados: Diogo Sá, Azi, Dário Miranda, Yara Dramé, Bio.
Treinador: Orlando Costa
Disciplina: cartão amarelo para Breno (32’), Serginho (73’), Derick (90’).
Golos: 0-1 (Celso Sidney, 8’), 1-1 (Didier Mosquera, na própria baliza, 15’), 2-1 (Leandro Silva, 18’), 3-1 (Jordan, 36’), 4-1 (Leandro Silva, 58’), 4-2 (Jefer Gunjo, 87’).
Homem do jogo: Leandro Silva (Académica)
Homem do jogo

Leandro Silva (Académica)
Mais um jogo competente deste médio-centro, que voltou a destacar-se pelo bom posicionamento e pela visão de jogo. Marcou o 2-1 com um remate colocado na área, em zona central, e teve participação no terceiro golo, para lá de ter feito o 4-1 com um excelente remate fora da área. Uma exibição segura e eficiente, sendo uma peça fundamental na vitória.