Triunfo importante para os leões nas contas da subida
O Sporting CP B venceu pela margem mínima, 1-0, este sábado, na visita ao estádio do Amarante FC, na partida que marcou o encerramento da primeira volta da fase de apuramento de campeão. O encontro foi muito equilibrado, apesar da expulsão madrugadora de João Filipe, defesa central dos alvinegros, e apenas foi decidido na segunda parte com um belo golpe de cabeça executado por Afonso Moreira.
Os primeiros minutos do encontro foram disputados com muita procura pelas balizas, o que obrigou Diego Callai a fazer duas enormes defesas, primeiro aos 5’ com uma intervenção estrondosa a negar o golo de cabeça a Faissal e, pouco depois, aos 9’, com mais uma boa estirada a parar o remate colocado de meia distância de Chico Sousa. Didi também foi chamado à ação e com intervenções de grau de dificuldade menor impediu o golo leonino.
O grande momento da primeira parte teve lugar ao minuto 17, quando Afonso Moreira se aventurou pela meio-campo adversário, conquistando espaço até apenas ter João Filipe pela frente. O avançado levou a melhor no um contra um e depois de ultrapassar o defesa foi carregado em falta, levando o árbitro da partida a penalizar o defensor com um cartão vermelho por este ser o último homem no caminho da baliza.
Com muito tempo pela frente e apesar de contar com menos um elemento, o Amarante não deixou de atacar e até criou mais perigo no meio-campo adversário, sobretudo com sequências de passe e jogo apoiado. As oportunidades voltaram a surgir depois do intervalo, com um Sporting mais agressivo na procura pela golo e resultado.
Manuel Mendonça e Afonso Moreira foram os mais inconformados, no entanto Didi mostrou grande capacidade e conseguiu impedir o golo verde e branco até ao minuto 65, altura em que o marcador foi inaugurado num lance iniciado com uma recuperação leonina no meio-campo adversário. Na sequência, João Muniz lançou Mauro Couto na direita do ataque, o extremo enquadrou-se com a área, cruzou com precisão e Afonso Moreira surgiu entre a marca do penálti e a pequena área onde se elevou mais que o oponente e de cabeça atirou para o fundo das redes. O lance foi revisto pelo VAR, mas não foi encontrada qualquer irregularidade.
Até final, o Amarante procurou resgatar, pelo menos, um ponto, no entanto os leões assumiram a importância do jogo e com grande maturidade conservaram a vantagem.
Assim, com uma volta do Apuramento de Campeão completada, o Sporting CP B fixa-se na segunda posição com 12 pontos, menos quatro que o líder Lusitânia de Lourosa e mais cinco que o Amarante FC, sétimo classificado com 7.
Na próxima jornada há duelo entre leões, lusitanistas e sportinguistas, em Lourosa, e encontro entre conjuntos alvinegros, Amarante e Varzim.

FICHA DE JOGO
AMARANTE FC 0 – 1 SPORTING CP B (0-0 ao intervalo)
Liga 3 PLACARD
7ª jornada – Apuramento de Campeão
Estádio Municipal de Amarante
Árbitro: Flávio Duarte – AF Lisboa
Árbitros assistentes: Rodolfo Esteves e Guilherme Almeida
Quarto árbitro: Nuno Santos
VAR: Rui Silva
AVAR: André Dias
AMARANTE: Didi; Obama, João Filipe, Edu e Rúben Silva (Iroanya, 71’); Rodrigo, Faissal e Okoli (Zakari, 75’); Chico Sousa (Leandro, 71’), Hélder Pedro (Antunes, 83’) e Ká Semedo (Cardoso, 83’)
Suplentes não utilizados: Flores, Daniel Alves e Dinho
Treinador: Álvaro Madureira
Disciplina: cartão amarelo para Rúben Filipe (65’), Obama (85’) e Iroanya (87’) e cartão vermelho para João Filipe (19’)
SPORTING B: Callai; David Moreira, João Muniz e Lucas Taibo; José Silva (Flávio Gonçalves, INT), Alexandre Brito (Kaua, 87’), Arreiol (Besugo, INT) e Rodrigo Dias; Mauro Couto, Manuel Mendonça (Luís Gomes, 75’) e Afonso Moreira (Gabriel Silva, 84’)
Suplentes não utilizados: Pires; Marlon, Lucas Anjos e Rodrigo Marquês
Treinador: João Gião
Disciplina: cartão amarelo para Arreiol (25’), João Muniz (30’), Flávio Gonçalves (85’) e Lucas Taibo (90+3’)
Golos: 0-1 por Afonso Moreira (65’)
Homem do Jogo: Afonso Moreira (Sporting B)

Afonso Moreira fez a diferença
O prémio de Homem do Jogo foi atribuído ao avançado do Sporting CP Afonso Moreira. O internacional jovem por Portugal teve impacto direto no desfecho do encontro com um golo marcado através de um cabeceamento forte e colocado ao minuto 66 e foi uma dor de cabeça para o setor defensivo adversário com várias iniciativas e desequilíbrios caudados que levaram perigo à baliza defendida por Didi.