FPF comemora 111º aniversário

FPF

Com os olhos postos num novo futuro

A Federação Portuguesa de Futebol comemora, neste dia 31 de março, 111 anos de uma história ímpar no panorama desportivo nacional.

Resultado da vontade conjunta das Associações Distritais de Lisboa, Portalegre e Porto, em 1914, a casa de todos nós nasceu e cresceu na vontade de promover e dinamizar o futebol nacional e, mais tarde, as seleções nacionais.

Sendo a maior federação desportiva nacional, co milhares de praticantes, a FPF tem como datas incontornáveis a disputa do primeiro jogo da Seleção Nacional, frente a Espanha; a criação, primeiro, do Campeonato de Portugal (1921/22); Campeonato Nacional (1934/35) e Taça de Portugal (1938/39); a participação inolvidável no Campeonato do Mundo de 1966; a estreia da Seleção Nacional feminina (1971); os títulos europeus de SL Benfica, FC Porto e Sporting CP;  a conquista dos mundiais sub-20 (1989 e 1991); ou, entre muitas outras efemérides, a organização do Campeonato da Europa (2004), as vitórias no Campeonato da Europa (2016), Liga das Nações (2018) ou os consecutivos títulos europeus e mundiais do nosso futsal e futebol de praia.

Caminhando no presente, a FPF entra no seu centésimo décimo primeiro ano de vida com a vontade inabalável de reforçar o seu projeto de união de forma a construir os alicerces de um futuro ainda mais dinâmico e vitorioso.   

Quer uma federação mais forte, mais coesa, mais solidária, mais exigente consigo mesma. Uma federação transparente, obstinada na conquista de vitórias, responsável socialmente, fonte de ensinamentos e vivências ímpares para os seus parceiros, colaboradores e, principalmente, adeptos.

Entra, sob o signo de uma nova direção e de um novo rumo,  com vontade de driblar, assistir e marcar muitos golos para todos os portugueses que nunca regateiam o seu apoio a uma casa que continuará a tudo fazer para prestigiar o País que lhe dá sentido.


;
;
31 de Março 2025
Foto

FPF/Arquivo

Notícias