Tatiana Pinto: "Consolidar o nosso lugar na Liga A"

Futebol Fem. - Seleção A

"Navegadoras" já trabalham na Cidade do Futebol, com vista ao duplo confronto com a Espanha.

As "Navegadoras" concentraram-se esta segunda-feira na Cidade do Futebol, onde começaram a preparar a dupla jornada contra a Espanha, das rondas 3 e 4 do Grupo 3A da Liga das Nações, jogos marcados para 4 e 8 de abril, respetivamente em Paços de Ferreira e Vigo.

Em modo de antevisão dos desafios contra a seleção que é campeã do Mundo, Tatiana Pinto falou à Imprensa esta tarde. Eis as suas declarações, em discurso direto.

[Espanha como adversária] "Uma seleção que dispensa apresentações para toda a gente. É um duelo ibérico. Acho que nunca aconteceu neste contexto de Liga das Nações. Toda a gente o quer jogar. Espanha, campeã do mundo, conta com as melhores jogadoras do mundo. É um privilégio ter esta oportunidade de jogar contra elas. Defrontar as melhores também nos ajuda a ser melhores, e é isso que tem acontecido nos últimos anos na seleção. Acho que vai ser um duelo ibérico bastante interessante. Respeitamos muito o adversário e vamos com essa humildade ".

[Ausências de Jéssica Silva, Francisca Nazaré e Lúcia Alves] "Fico triste, estar lesionada nunca é bom. Acima de tudo, confio em todas as que estão aqui. O mais importante é o coletivo. Fico triste pela ausência delas, mas esta equipa está habituada a colocar o coletivo sempre em primeiro lugar. Tenho a certeza de que vão estar a apoiar à distância".

[Experimentadas em Espanha] "Felizmente, temos outras jogadoras que estão a jogar em Espanha, como a Diana Gomes e a Andreia Jacinto. Podemos trazer essa experiência para o jogo".

[Elogios da selecionadora espanhola] "É o reconhecimento do nosso crescimento e dos nossos resultados contra as melhores seleções do mundo. Fico feliz e orgulhosa por tomar conhecimento dessas palavras. O nosso foco continua o mesmo: olhar para as jogadoras da seleção de Espanha como elas são – campeãs do mundo e as melhores do mundo. Têm um estilo de jogo baseado na posse de bola, acho que vai ser um jogo interessante".

[Nova Direção] "Máximo apoio à seleção e a continuação do nosso caminho em torno do mesmo objetivo".

[Tradicional apoio dos adeptos] "Tem sido uma peça fundamental para nós. Sentimos o apoio e o carinho. Jogar no Norte tem sido uma maravilha para nós, há sempre casa cheia, o apoio é energético e espero que, em Paços, tenhamos mais uma casa cheia. Certamente será um grande espetáculo para os portugueses verem de perto um bom jogo de futebol".

[O que mudou desde o último confronto com Espanha]: "Muita coisa mudou desde então. Já passaram alguns anos, crescemos muito como equipa e individualmente. A jogadora portuguesa tem vindo a valorizar-se, e estamos no patamar onde merecemos estar. Agora, estamos aqui para consolidar o nosso lugar na Liga A. Mudou muito para melhor e agora já se pode sonhar".

O encontro da terceira jornada da Liga das Nações A, agendado para 4 de abril, realiza-se em Paços de Ferreira, a partir das 19h45, com as "Navegadoras" a deslocarem-se a Vigo, quatro dias depois, para defrontar, novamente, a Espanha (19h00 locais/18h00 em Portugal).

O grupo inclui ainda a campeã europeia Inglaterra e a Bélgica, as duas seleções que a equipa nacional defrontou nas duas jornadas iniciais, tendo empatado com a congénere inglesa (1-1) e vencido em solo belga (1-0).

Lista de convocadas: 

Guarda-redes: Inês Pereira (Corunha), Patrícia Morais (SC Braga) e Rute Costa (SL Benfica).

Defesas: Joana Marchão (Servette), Ana Seiça (Tigres), Diana Gomes (Sevilha), Catarina Amado (SL Benfica), Carole Costa (SL Benfica), Ana Borges (Sporting CP), Bárbara Lopes (SCU Torreense) e Ana Rute (SC Braga).

Médios: Andreia Jacinto (Real Sociedad), Tatiana Pinto (Atl. Madrid), Andreia Faria (SL Benfica), Andreia Norton (SL Benfica), Beatriz Fonseca (Sporting CP), Dolores Silva (SC Braga) e Joana Martins (Sporting CP).

Avançadas: Diana Silva (Sporting CP), Ana Capeta (Sporting CP), Nádia Gomes (Chicago Stars), Telma Encarnação (Sporting CP), Ana Dias (Tigres), Carolina Mendes (Racing Power) e Stephanie Ribeiro (UNAM).

O primeiro treino do estágio contou com a visita de Lúcia Alves, que chegou a integrar a convocatória para o duplo confronto com a Espanha, mas entretanto considerada inapta pela Unidade de Saúde e Performance da FPF. Também presentes estiveram as eleitas da selecionadora das Sub-19, Marisa Gomes, que assistiram a grande parte dos trabalhos conduzidos por Francisco Neto.

 

AGENDA DE ATIVIDADES MEDIA

Terça-feira, 1 de abril
15h30 Conferência de imprensa – Cidade do Futebol, auditório 2.
17h00 Treino (15m aberto aos OCS).

Quarta-feira, 2 de abril
09h15 Conferência de imprensa – Cidade do Futebol, auditório 2.
10h30 Treino (15m aberto aos OCS).

Quinta-feira, 3 de abril
16h00 Conferência de imprensa – Estádio Capital do Móvel (Paços de Ferreira).
16h30 Treino oficial – Estádio Capital do Móvel (Paços de Ferreira).

Sexta-feira, 4 de abril
19h45 JOGO PORTUGAL-ESPANHA - Estádio Capital do Móvel (P. Ferreira).
Final do jogo: Conferência de Imprensa + Zona Mista.

Sábado, 5 de abril
11h15 Roda de imprensa – Estádio de São Miguel (Gondomar).
11h30 Treino – Estádio de São Miguel (Gondomar).

Domingo, 6 de abril
10h45 Roda de imprensa – Estádio de São Miguel (Gondomar).
11h00 Treino – Estádio de São Miguel (Gondomar).

Segunda-feira, 7 de abril
17h30 (16h30 em Portugal) Conferência de imprensa – Estádio dos Balaídos (Vigo).
18h00 (17h00 em Portugal) Treino oficial – Estádio dos Balaídos (Vigo).

Terça-feira, 8 de abril
19h00 (18h00 em Portugal) JOGO ESPANHA-PORTUGAL – Estádio dos Balaídos (Vigo)
Final do jogo Conferência de imprensa + zona mista


;
;
31 de Março 2025
Foto

André Sanano/FPF