Portugal no Grupo A

Seleção Sub-17

Equipa das Quinas terá Albânia (anfitriã), Alemanha e França pela frente

Esta segunda-feira, realizou-se o sorteio da fase de grupos do Campeonato da Europa Sub-17, a realizar-se na Albânia, no próximo mês de maio. Portugal ficou sorteado no Grupo A, com as congéneres da Albânia (seleção anfitriã da fase final), Alemanha e França.

A prova, que decorre entre 19 de maio e 1 de junho, ficou ainda com as equipas de Bélgica, Chéquia Itália e Inglaterra a comporem o grupo B.

Os jogos da fase de grupos de Portugal estão marcados para 19, 22 e 25 de maio, com os dois primeiros classificados a apurarem-se para as meias-finais.

Bino Maçães, Treinador Nacional, em discurso direto:

"Não havia muito por onde escoher. O nosso grande objetivo era podermos qualificar-nos para este grande momento, porque também nos daria acesso ao mundial e isso foi concretizado. Depois eram só grandes equipas, tirando a Albânia que é o país organizador, eram grandes equipas, que fizeram grandes trajetos e que, qualquer uma que nos calhasse ia ser complicado. Vamos defrontar duas equipas que habitualmente disputam finais e ganham troféus, por isso vai ser uma disputa bonita e um Euro com jogos muito interessantes. Esperamos estar à altura e ter um bom desempenho.

Temos duas situações neste grupo. Em primeiro lugar, a Albânia que aparentemente ninguém dá nada por eles, mas são a seleção anfitriã e é logo o nosso primeiro jogo. Temos que estar preparados para isso. Não podemos pensar que é fácil. A preparação dos jogadores tem dois grandes momentos e este é o primeiro. Depois motivar os jogadores para os outros jogos, creio que não será necessário, mas também temos que estar alerta porque vencemos os últimos jogos que disputámos quer com a Alemanha, quer com a França. Isso pode levar a pensar que as coisas possam estar feitas e não estão de todo. São equipas muito complicadas de vencer, especialmente num Euro, por isso temos que trabalhar aqui o aspeto mental porque vai ser muito importante. Não podemos facilitar e temos que estar preparados para as dificuldades, isso também vai ser preponderante, para aquilo que possa ser a primeira fase do Euro. Vai ser isso a ser transmitido. A equipa tem crescido muito, tem estado muito forte, cada vez mais a acreditar nas suas capacidades, respeitando sempre os adversários com a humildade que nos caracteriza, temos vindo a crescer e a conseguir bons desempenhos nos últimos jogos e queremos dar continuidade no Euro."

Recorde-se que os comandados de Bino Maçães garantiram o apuramento apenas com vitórias. Triunfos diante do Liechtenstein (10-0), Finlândia (5-1) e Bósnia (4-2) na primeira ronda de apuramento e frente a Hungria (2-0), Países Baixos (3-1) e Sérvia (3-1) na Ronda de Elite.

Portugal tenta repetir as conquistas de 2003 e 2016, sendo que no ano passado esteve próximo de o conseguir ao perder na final, diante da Itália.


;