Seleção Sub-19 Feminina

Triunfo diante da Eslovénia

Futebol Fem. - Sub-19

Portugal vence eslovenas, por 5-1, na 2.ª jornada da Ronda 2 de acesso ao Euro 2025.

A Seleção Nacional Feminina Sub-19 venceu, este sábado, a Eslovénia, por 5-1, na 2.ª jornada da Ronda 2 de acesso ao Euro 2025 da Polónia.  

Após uma vitória diante da Islândia (2-0) na primeira jornada, as comandadas de Marisa Gomes passam a somar agora seis pontos, estando em igualdade pontual com a Noruega no primeiro lugar do grupo. A congénere norueguesa é precisamente a próxima adversária, num jogo em que basta o empate a Portugal para estar no Europeu. Terça-feira, tudo se definirá num encontro que será decisivo para se definir quem estará na fase final do Campeonato da Europa. 

Filme do jogo:

A partida decorreu com total domínio português e isso foi bem patente logo nos primeiros minutos do encontro. Aos 10 minutos de jogo, já as comandadas de Marisa Gomes venciam por 2-0, com um bis de Anna Marques (3' e 8').

A entrada fulgurosa permitiu uma gestão mais confortável até ao intervalo, sendo que o marcador não voltou a mexer até ao intervalo. 

Na segunda metade, uma nova entrada forte portuguesa colocou o marcador já em contornos de goleada. Neide Guedes (53') aumentou para 3-0 e Diana Costa (56') fez o quarto golo, nos minutos iniciais da segunda parte. 

Com o decorrer do encontro, as oportunidades iam aparecendo de forma natural e foi com essa naturalidade que Portugal fez o quinto golo, por intermédio de Carolina Santiago (72'). 

Já com a vitória garantida, a Equipa das Quinas baixou o ritmo e permitiu as primeiras oportunidades de golo à Eslovénia que acabou por fazer o tento de honra aos 82 minutos, por Krsljin.

Marisa Gomes, Treinadora Nacional, em discurso direto:

"Foi um jogo onde conseguimos ser muito superiores ao adversário. Apesar de termos tido um desgaste maior do que o que pretendíamos, o que importa é que fizemos muitos golos, criámos bastantes oportunidades e podemos sair daqui confiantes com algumas coisas que temos que trabalhar e conseguir fazer também com a Noruega. Apesar de o empate servir, temos que jogar, contra uma Noruega que certamente será uma equipa ofensiva para conseguir ir à fase final.

A entrada forte em jogo foi muito importante, porque apesar de confiarmos muito nas capacidades destas miúdas e deste grupo, elas muitas vezes vacilam. No primeiro jogo, a Islândia entrou com um tipo de pressão com o qual não estávamos a contar e a equipa ficou com algumas dúvidas. Portanto, apesar de termos todas as condições, há muitas inseguranças, muitos medos, muitas histórias, muitas memórias que também faz com que elas vacilem. Não é fácil, em jogo, transformar isto naquilo que tem que ser.

Contra a Noruega será um jogo completamente diferente de todos. Em primeiro lugar, pela pressão que acarreta. Segundo, por aquilo que representa o próprio jogo. Sabemos que o empate é possível, mas também sabemos que quem joga para o resultado, acaba muitas vezes por não o conseguir. Sentimos que somos superiores à Noruega, no entanto isso tem que ser transformado em jogo jogado. Caso contrário, não iremos conseguir os nossos objetivos. O grupo está muito confiante, temos trabalhado muito e bem e vamos dar tudo para que essa realidade se torne possível para nós na próxima terça-feira."

Anna Marques, internacional portuguesa, em discurso direto:

"É difícil explicar a sensação. É sempre bom marcar, mas logo por duas vezes... o mais importante é ajudar a equipa e acho que hoje consegui fazer isso. Estou muito contente.

Entrando fortes, sabíamos que acabaríamos por ficar cedo em vantagem e que a Eslovénia ia apresentar-se logo com um bloco baixo. Conseguimos o nosso objetivo de estar muito agressivas logo desde o início e isso deu-nos logo a vantagem de dois golos. Acredito que começarmos logo em vantagem cedo acabou por ser o segredo do jogo, até pelo efeito que isso causou na Eslovénia, notava-se que elas ficaram logo muito abatidas, já não estavam a jogar o jogo delas e nós não podíamos estar numa melhor posição.

Sabemos que estamos em vantagem perante a Noruega, mas queremos entrar em campo para ganhar. Queremos dar tudo, mostrar o nosso jogo e vamos confiar em nós."

FICHA DE JOGO

PORTUGAL 5-1 ESLOVÉNIA (2-0 ao intervalo)

2.ª Jornada, Grupo A2 , Liga A.
Ronda 2 de Qualificação para o Campeonato da Europa
Cidade do Futebol

Árbitro: Nanna Løf Andersen (DEN)
Árbitros Assistentes: Sidsel Rasmussen (DEN) e Margot Jacobs (BEL)
Quarto Árbitro: Jana Van Laere (BEL)

PORTUGAL: Thaís Lima (Naís Pina, 63'), Ana Filipa Ribeiro (Lara Martins, 63'), Érica Cancelinha (Carolina Santiago, 63'), Dária Kaminska, Iara Lobo (Mariana Simães, int.), Mafalda Mariano (Cap.), Luísa Brás (Matilde Nave, int.), Marta Gago, Neide Guedes, Diana Costa e Anna Marques.
Suplentes: Inês Meninas, Joana Valente, Leonete Correia, Ana Cunha. 
Treinador: Marisa Gomes
Disciplina: cartão amarelo a Diana Costa (51')

ESLOVÉNIA: Vidrih (Truntic, int.), Trost (Krsljin, 70'), Testen (Hrga, int.), Zajc, Medic, Gerbec, Ravnik, Dolinar - Cap. (Kern, int.), Omerzu, Madon (Globocnik, 70') e Omerza.
Suplentes: Jaksic, Plevel e Spiler.
Treinador: Tina Kelenberger
Disciplina: cartão amarelo a Maja Madon (31')

Golos: 1-0 por Anna Marques (3'); 2-0 por Anna Marques (8'); 3-0 por Neide Guedes (53'); 4-0 por Diana Costa (56'); 5-0 por Carolina Santiago (72'); 5-1 por Krsljin (82')

Eis a lista de convocadas:
CLUBE DE ALBERGARIA
  - Ana Filipa Ribeiro
F.C. BARCELONA  - Iara Lobo
FC FAMALICÃO - Mariana Silva
FC METZ  - Luisa Brás
SC BRAGA - Ana Rita Cunha
SCU TORREENSE - Nair Pina
SL BENFICA - Diana Costa, Inês Meninas, Joana Valente, Lara Martins, Mafalda Mariano, Marta Gago, Neide Guedes e Thaís Lima
SPORTING CP - Dária Kaminska, Érica Cancelinha, Maísa Correia e Matilde Nave
VALADARES GAIA - Carolina Santiago
VFL BOCHUM 1848 - Anna Luisa Marques

Programa Geral:

06 de abril | domingo
11h30 - Treino - Cidade do Futebol

07 de abril | segunda-feira
11h30 - Treino - Cidade do Futebol

08 de abril | terça-feira
16h00 - Jogo: PORTUGAL x NORUEGA - Cidade do Futebol


;

Notícias