Vitória por 3-0 frente ao Valadares
O Benfica venceu, nesta tarde de sol de sábado, o Valadares Gaia, por 3-0, e conquistou mais um título no futebol feminino sénior.
A invencibilidade, para já, nesta edição da Liga BPI é sobretudo mais do que uma estatística — é o reflexo da mentalidade vencedora que se enraizou no grupo de trabalho.
A vitória de hoje foi, por isso, simbólica: representa o culminar de mais uma época irrepreensível. Numa primeira parte de domínio constante, o Benfica marcou por duas vezes — primeiro por Ucheibe (31’), com um excelente golpe de cabeça, à entrada da pequena área, e depois por Cristina Martín-Prieto (42’), a sua goleadora de referência.
Nesta fase inicial, o jogo foi praticamente de sentido único, com a equipa visitante a revelar uma motivação evidente rumo a mais um título, frente a um adversário que, apesar do esforço, teve dificuldades em contrariar a superioridade encarnada.

O Valadares reentrou, porém, muito bem no jogo, impulsionado pelas substituições — Érica Meg e Carolina Santiago trouxeram novas dinâmicas, tornando o ataque significativamente mais efectivo. Do outro lado, o Benfica, com uma vantagem confortável, geriu o jogo sem grandes sobressaltos, mas permitiu ainda assim uma clara oportunidade à equipa de Gaia: Érica Meg rematou com potência (64’), já dentro da área, mas Carole Costa, com um corte notável, evitou o golo de forma decisiva.
Decisivo foi o golo de Beatriz Cameirão (76’), assinalado com um potente remate de pé direito à entrada da área, que evidenciou a sua classe individual e capacidade decisiva. O jogo ficou assim fechado, com o Benfica a festejar mais um título, enquanto o Valadares ainda contou com uma clara oportunidade (84’), resultado do remate de Cris Vieira, neutralizado por uma defesa espectacular de Lena Pauels, para além de um golo invalidado por fora de jogo.

VALADARES GAIA, 0 BENFICA, 3 ( 0-2 ao intervalo)
Liga BPI
Jornada 20
Estádio Municipal dr. Jorge Sampaio
Árbitra: Ana Afonso
Árbitras assistentes: Paula Pereira e Andreia Botelho Quarta árbitra: Carla Rosário
VALADARES GAIA: Erin Seppi (Cap.), Mackenzie Cherry, Louisa Aniwaa, Jennie Lakip (Carolina Santiago, 46’), Mckenna Martinez (Ana Carolina Ferreira, 86’), Da Costa (Érica Meg, 46’), Neuza Besugo (Cris Vieira, 77’), Sara Monteiro, Inês Barge, Barbosinha, Érica Ventura.
Suplentes não utilizadas: Carol Alves, Margarida Pinto, Emily Hanhel, Akexus Strickland, Matilde Vilhena.
Treinador: José Nando
Disciplina: cartão amarelo para Jennie Lakip (27’).
BENFICA: Lena Pauels, Marit Lund (Chandra Davidson, 67’), Beatriz Cameirão (Letícia Almeida, 78’), Cristina Martin-Prieto, Nycole Raysla, Andreia Faria (Andreia Norton, 19’), Carole Costa (Cap.), Christy Ucheibe (Joana Silva, 78’), Catarina Amado (Rakel Engesvik, 67’), Anna Gasper, Laís Araújo.
Suplentes não utilizadas: Rute Costa, Jody Brown, Lara Martins.
Treinadora: Filipa Patão
Disciplina: nada a registar.
Golos: 0-1 (Christy Ucheibe, 30’), 0-2 ( Cristina Martin-Prieto, 42’), 0-3 (Beatriz Cameirão, 76’).
Mulher do jogo: Anna Gasper (Benfica).
.....
Mais uma excelente exibição da médio alemã. A justificação é simples: tudo o que fez, fez bem — aliás, corrija-se, tudo o que fez, fez muito bem.