Triunfo por 6-0 no Estádio do Mergulhão
O Sporting CP foi, este sábado, ao Estádio do Mergulhão, vencer por 6-0, frente ao Clube de Albergaria, numa partida que contou para a jornada 20 da Liga BPI, a antepenúltima da presente edição da competição. As leoas dominaram o encontro e começaram a construir a vantagem logo nos primeiros minutos, chegando ao intervalo com uma margem de três golos.
A superioridade ficou evidenciada desde os instantes iniciais, o SCP instalou-se no meio-campo ofensivo, impediu ataques do adversário e criou várias chances para inaugurar o marcador. Aos 8’ ameaçou pela primeira vez com sucesso a baliza de Amber Lockwood com uma boa combinação entre Cláudia Neto e Ana Capeta, mas o golo foi anulado por posição irregular. Ainda assim, segundos depois, a equipa de Micael Sequeira conseguiu mesmo marcar, na sequência de uma boa jogada construída pela direita e finalizada ao segundo poste por Madison Haugen.
O segundo golo surgiu ao 18º minuto com rubrica de Ana Capeta, internacional por Portugal que com um remate colocado da entrada da área e de pé direito bateu a guarda-redes adversária. O terceiro foi marcado ainda antes de estar completa meia hora de jogo após um passe excelente de Cláudia Neto a isolar Maísa Correia, que no um para um com a guardiã adversária não facilitou.

Ao intervalo, o placard marcava 0-3 para as leoas, mas a vantagem foi novamente dilatada nos momentos iniciais do segundo período. Ana Capeta desmarcou-se na profundidade e finalizou com sucesso, a um toque, após novo passe magistral de Cláudia Neto. À passagem da hora de jogo Maísa Correia voltou a marcar, desta vez com um desvio na pequena área depois de um passe de Ana Capeta que amorteceu um cruzamento de Beatriz Fonseca. Segundos depois Maísa ameaçou o hattrick, mas foi apanhada em fora de jogo e o 6-0 não contou.
A quinze minutos do final do jogo, Laura Luís reduziu num lance de clara desatenção da defesa leonina, mas o golo foi anulado após longa revisão do VAR. Aos 88’ Beatriz Fonseca, depois de muita insistência, fixou o resultado em 6-0 ao rematar para o fundo das redes uma bola perdida na área.
Com este resultado, o Sporting CP passa a somar 48 pontos e permanece na segunda posição, já impossibilitado de chegar ao título depois da vitória do SL Benfica. O Clube de Albergaria vê confirmada a descida direta ao segundo escalão, uma vez que com os atuais 11 pontos e tendo em conta que só faltam duas jornadas, apenas poderá terminar em 10º lugar, no melhor dos cenários.

FICHA DE JOGO
CLUBE DE ALBERGARIA 0 – 6 SPORTING CP (0-3 ao intervalo)
Liga BPI
20.ª jornada
Estádio do Mergulhão
Árbitro: Catarina Campos
Árbitros assistentes: Andreia Sousa e Vanessa Gomes
Quarto árbitro: Ana Rita Marques
VAR: Rui Soares
AVAR: Filipe Gomes
CLUBE ALBERGARIA: Amber Lockwood; Mariana Couto, Blerta Smailli, Kiki e Filipa Ribeiro; Pipa (Ava Piazza, INT), Anyssa (Cris Martins, 63’) e Maria Rodrigues (Sara Lemos, 82’); Xana Henriques (Rita Montenegro, 82’), Andreia Freitas (Tânia Mochilí, 82’) e Laura Luís (CAP.)
Suplentes não utilizados: Luísa Pinheiro, Débora Estima, Beatriz Oliveira e Carolina Ferreira
Treinador: David Gonzalez Gutierrez
Disciplina: cartão amarelo para Blerta Smaili (19’), Rita Montenegro (86’) e Filipa Ribeiro (90+2’)
SPORTING: Hannah Seabert; Ana Borges (CAP.) (Fátima Pinto, 58’), Andrea Norheim (Matilde Nave, 68’) e Érica Cancelinha; Beatriz Fonseca, Joana Martins, Brenda Pérez (Jeneva Gray, 82’) e Madison Haugen; Cláudia Neto (Iara Gonçalves, 58’), Maísa Correia (Miri O’Donnell, 68’) e Ana Capeta
Suplentes não utilizados: Catriona Sheppard, Diana Silva, Jacynta Gala e Alícia Correia
Treinador: Micael Sequeira
Disciplina: cartão amarelo para Andrea Norheim (39’)
Golos: 0-1 por Madison Haugen (10’), 0-3 por Ana Capeta (17’), Maísa Correia (27’), 0-4 por Ana Capeta (49’), 0-5 por Maísa Correia (62’), 0-6 por Beatriz Fonseca (88’)
Mulher do Jogo: Maísa Correia

O prémio de Melhor Jogadora em Campo foi atribuído a Maísa Correia, avançada do Sporting CP e das seleções jovens de Portugal protagonista do encontro com dois golos.
O desafio entre leoas e Clube de Albergaria marcou o regresso à titularidade da camisola 42 das verdes e brancas, uma vez que precisamente no jogo da primeira volta entre os dois conjuntos a jogadora lesionou-se com gravidade, tendo ficado afastada das etições durante mais de três meses.
No regresso ao 11, Maísa venceu os duelos com as defesas e guarda-redes adversárias, tendo sido uma dor de cabeça constante, tanto pela procura pela profundidade, como pelos movimentos de aproximação e de chegada à área.