Equipa do Oeste defende 5.º lugar no Jamor
Um golo de Maile Hayes permitiu ao Torreense igualar (1-1) o encontro com o Racing Power, a contar para a 20.ª jornada da Liga BPI, e, simultaneamente, impediu as adversárias de subirem ao 5.º lugar, que continua na posse da formação do Oeste, agora com 35 pontos (mais 2 do que o Racing Power), em igualdade com o Valadares Gaia.
O Racing Power adiantou-se na primeira grande jogada (11’). Lançada nas costas da defesa, após uma tabelinha, Inês Gonçalves aproveitou a profundidade e assistiu de forma primorosa Gerda Konst, que, em zona frontal, não perdoou, aplicando um poderoso remate com o pé esquerdo, ao ângulo.
Numa primeira parte bem disputada, o Torreense também podia ter marcado, nomeadamente no lance em que o remate de Raquel Ferreira foi desviado por uma adversária para a trave (24’). Foi numa jogada de insistência, após um canto cedido por Michaely Bihina, ao evitar um golo que parecia certo quando a bola saiu dos pés de Janaína Weimer (23’).
Michaely Bihina voltou a brilhar aos 28’, esticando-se para amortecer um remate de Paloma Lemos e, aos 43’, bastou-lhe o golpe de vista para controlar outro disparo de Janaína Weimer, que rasou o poste.

Após o intervalo, o Torreense subiu ainda mais no terreno e esteve perto de chegar ao empate através de Raquel Ferreira (48’ e 49’) e de Bárbara Lopes (55’), mas foi num lance individual de Maile Hayes, em despique com Ashley Barron, que a igualdade foi reposta (65’). Destaque para a assistência vertical de Paloma Lemos, que permitiu o remate de Hayes para fora do alcance de Michaely Bihina.
Já nos descontos, Ava (90’+4) e Jenna Tivnan (90’+5) tiveram novas oportunidades para colocar o Torreense no 4.º lugar, numa altura em que Hannah Sharts (ainda não admoestada esta época) já tinha visto o cartão amarelo e o vermelho no mesmo minuto (76’), este após revisão VAR e por uma entrada duríssima sobre Salomé Prat, apenas há 13 minutos em campo e obrigada a sair, por lesão.
Duas equipas com boas executantes, tranquilas e com processos consolidados, explanaram (sobretudo na primeira parte) um futebol bastante agradável, que pecou apenas pela tendência para a concentração no miolo e, por isso, com demasiados passes intercetados.

FICHA DE JOGO
RACING POWER 1-1 TORREENSE (1-0 ao intervalo)
Liga BPI
20.ª jornada
Estádio Nacional
Árbitra: Sílvia Domingos
Assistentes: Vera Correia e Sara Gaspar
Quarta árbitra: Lorena Esteves
RACING POWER: Michaely Bihina; Hannah Sharts, Sara Garcia (Carolina Mendes, 60’), Ana Assucena, Tânia Rodrigues (Bárbara Azevedo, 51’), Aitana Montoya (Mercy Idoko, 82’), Inge Konst (cap), Ashley Barron, Ana Nogueira, Marta Ferreira e Inês Gonçalves.
Suplentes não utilizadas: Beatriz Lisboa, Fabiana Damas, Matilde Coelho, Joana Pinheiro, Doly Djiatio e Erica Cabral.
Treinador: Manolo Cano
Disciplina: amarelo a Bárbara Azevedo (52’) e Hannah Sharts (76’). Vermelho a Hannah Sharts (76’).
TORREENSE: Janny Belém; Bruna Ramos (Salomé Prat, 63’, depois Jesi Rossman, 83’), Carolina Correia (cap), Maile Hayes, Janaína Weimer (Ava, 72’), Paloma Lemos, Catarina Pereira, Samara Lino (Rafa Rufino, 72’), Jenna Tivnan, Bárbara Lopes e Raquel Ferreira.
Suplentes não utilizadas: Claire Henninger, Matilde Costa, Margarida Guerreiro, Margarida Sousa e Madalena Costa.
Treinador: Gonçalo Nunes
Disciplina: amarelo a Samara Lino (53’).
Golos: 1-0, Gerda Konst (11’); 1-1, Maile Hayes (65‘)
Mulher do Jogo: Maile Hayes

O virtuosismo de Maile Hayes esteve bem patente no lance em que restabeleceu a igualdade (65’), contornando a apertadíssima marcação de Ashley Barron antes de desferir um remate colocado, para o ângulo inferior do lado oposto da baliza defendida com mestria por Michaely Bihina. Meio caminho esteve na receção ao passe vertical de Paloma Lemos.
Sempre com grande mobilidade, Hayes também deu nas vistas com uma sequência de simulações pela direita (49’), para servir Raquel Ferreira com um passe picado, que terminou com um remate por cima da trave.