Vilaverdense desce.
A Sanjoanense venceu, na tarde deste sábado, o Vilaverdense por 2-1, com dois golos de Ruben Fonseca ainda na primeira parte, depois de ter começado em desvantagem. Esta derrota ditou a descida da equipa de Vila Verde ao Campeonato de Portugal, num desfecho, pois, amargo.
As duas equipas entraram em campo movidas por uma forte convicção: dar tudo para garantir uma posição na próxima edição da Liga 3. A importância do encontro era evidente, especialmente para os homens de Vila Verde, cuja margem de manobra era bem mais estreita — ao contrário dos visitantes que partiam com o dobro dos pontos e uma situação classificativa consideravelmente mais confortável.

Ainda assim, a equipa da casa sabia que este desafio era determinante para manter viva a esperança e, por isso, apresentou-se com atitude, agressividade e vontade de discutir o jogo nos limites da sua capacidade. E fê-lo, sobretudo durante a primeira fase do encontro, onde se assistiu a uma partida viva, repartida, com ambas as equipas a tentarem impor-se no ataque. A missão do Vilaverdense começou da melhor forma possível, facilitada, desde logo, pelo golo madrugador de João Faria (4’), após excelente assistência de Hugo Alves. Melhor arranque, era difícil imaginar.
A partir daí, o jogo decorreu num ritmo interessante, com réplicas constantes de parte a parte: ora atacava a formação de Vila Verde com ímpeto e determinação, ora eram os visitantes a responder com transições perigosas e lances de envolvimento no último terço. E, numa dessas situações, os visitantes chegaram ao empate, com um remate de Ruben Fonseca (15’), já na pequena área, e na sequência de um cruzamento de Jota, no flanco direito, e com um toque decisivo de Dário.

Mais do que os pontos em disputa, o que estava verdadeiramente em causa era o direito de continuar a sonhar com a Liga 3 — um objetivo que, para a equipa da casa, representava uma autêntica questão de sobrevivência desportiva. Apesar da enorme força de vontade demonstrada, o Vilaverdense revelou dificuldades em travar o melhor futebol da Sanjoanense, especialmente na recta final da primeira parte.

A verdade é que os visitantes foram mais competentes e organizados, criando duas boas oportunidades para desfazer a igualdade — Rui Santos (33’) e Pisco (39’), este último com um remate ao poste. O esforço coletivo da equipa orientada por Juan Cruz acabaria por ser recompensado com mais um golo (39’), novamente assinado por Ruben Fonseca, na sequência de um cruzamento de João Couto.
Na segunda metade, a equipa de Vila Verde procurou dar uma resposta pronta e efectiva, fazendo de tudo para chegar ao empate. No entanto, não conseguiu encontrar as melhores soluções para ultrapassar a bem organizada defesa adversária. Sekou Diancoumba teve a melhor oportunidade aos 57 minutos, mas o remate saiu fraco e permitiu a defesa de André Duarte.

FICHA DO JOGO
VILAVERDENSE FC 1-2 SANJOANENSE
( 1-2 ao intervalo)
Liga 3 Placard - 2.ª Fase Manutenção - Série 1
2024/25 Jornada 8
Campo da Cruz do Reguengo
Árbitro: João Pinho
Árbitros assistentes: Carlos Andrade e Ricardo Carvalho
Quarto árbitro: Xavier Gomes
VILAVERDENSE FC: Carlos Paulo-Cajó (Cap.), Gonçalo Zuzarte, Hugo Alves, Brada Camara (Ivo Cláudio, 87’), Nico, Eduardo Barbosa (Vasco Coelho, 72’), Jude Burst (Jota Rego, 60’), João Faria, Abdul Ibrahim (Yemi Agbaoye, 72’), João Pedro Silva, Sekou Diancoumba (Weskey Ferreira, 72’).
Suplentes não utilizados: Diogo Santos, Diogo Madaleno, Ericson, Nildo.
Treinador: Miguel Moreira
Disciplina: cartão amarelo para Nico (12’), Brada Camara (83’). João Pedro Silva (70’), Hugo Alves (90’), Gonçalo Zuzarte (90’+5’).
SANJOANENSE: André Duarte, Vitinha (Cap.), Nando, Dário, Rui Santos (Maneta, 87’), Pisco, João Daniel, Pedro Matos (Kiko Félix, 62’), João Couto (David Kusso, 63’), Ruben Fonseca (Mosquera, 87’), Jota (Janico, 79’).
Suplentes não utilizados: Marco Pereira, Luís Pinto, Semedo, Ruben Neves.
Treinador: Juan Cruz.
Disciplina: cartão amarelo para Vitinha (90’+5’).
Golos: 1-0 por João Faria (4’); 1-1 por Ruben Fonseca (15’); 1-2 por Ruben Fonseca (39’).
HOMEM JOGO
Ruben Fonseca (Sanjoanense)
Ruben Fonseca foi o grande responsável por esta importante vitória, ao marcar os dois golos ainda na primeira parte. Num jogo em que toda a equipa teve a sua quota parte de mérito, o desempenho coletivo foi fundamental para este êxito.
