Último estágio antes da convocatória final para o Mundial
A Seleção Nacional de Futebol de Praia regressou, este sábado, aos trabalhos, para o último estágio de preparação antes do derradeiro acontecimento do ano nas areias, o Campeonato do Mundo FIFA Seychelles 2025.
Os Heróis da Areia realizam um momento de trabalho, na Costa da Caparica, entre 12 e 15 de abril, tendo agendados seis sessões de treino sob as ordens de Mário Narciso.
Após este último e decisivo período de concentração, o Selecionador Nacional fará o anúncio dos convocados para o Mundial 2025, a 16 de abril, quarta-feira, às 12h00, no Auditório 2 da Cidade do Futebol.
A 19 de abril, a Equipa das Quinas dá o início à fase final da preparação para o Campeonato do Mundo, com um estágio de preparação na Região Autónoma da Madeira.
Portugal trabalhará no concelho da Calheta, até ao dia 25 de abril, tendo prevista a realização de dois jogos de preparação, a 20 e 21 de abril, diante da equipa de Itália, vice-campeã mundial em título. A 26 de abril, o conjunto nacional embarca rumo às Seychelles, nação anfitriã do certame mundial.
A Equipa das Quinas encontra, no Grupo B, as congéneres da Mauritânia, Irão e Paraguai. A estreia será feita diante dos paraguaios, no dia 1 de maio, às 20h30 locais, seguindo-se os embates com Mauritânia (jogo a 3 de maio) e Irão (5 de maio), com os primeiros dois classificados a ficarem apurados para os quartos-de-final da competição, com o grupo luso a cruzar com o Grupo A (Seicheles, Bielorrússia, Guatemala e Japão).
O Selecionador Nacional, Mário Narciso, chamou 15 jogadores para os trabalhos na Costa da Caparica (Almada).

Antes da primeira sessão de treino, em declarações ao fpf.pt, o internacional Rodrigo Pinhal perspetivou este derradeiro estágio, na antecâmara da convocatória final de Mário Narciso: “espero um estádio igual aos outros, com muita entrega, dedicação, tentar aprender o máximo do que o mister tenta partilhar connosco. O objetivo é sairmos cada vez mais fortes de cada estágio".
O ala luso analisa ainda os adversários na fase de grupos: “sabemos que não será um grupo fácil, mas temos mais que condições para passar, o Irão é uma das melhores equipas a nível mundial, o Paraguai tem vindo a fazer boas participações, tendo até vencido ao Brasil. Da Mauritânia esperamos uma equipa aguerrida, ao estilo das seleções africanas, mas com menos qualidade que as outras”.
Por fim, Pinhal não esconde a ambição: “no ano passado rebentámos com tudo depois do mundial, apesar desse torneio não nos ter corrido tão bem. Nós vamos com as mesmas expectativas de sempre, Portugal quando entra é para ganhar e acho que o país tem de ir com esse espírito, da mesma maneira como vamos encarar essa competição”.
Eis a lista de convocados:
Guarda-redes: Diogo Dias (ACD Sótão), Pedro Mano (AD Buarcos 2017) e Rúben Regufe (Leixões SC)
Fixo: Bernardo Lopes (ACD Sótão), Rui Coimbra (ACD Sótão) e Tiago Batalha (ACD Sótão)
Ala: André Lourenço (AD Buarcos 2017), Bê Martins (AD Buarcos 2017), João Cabral (GD Alfarim), Jordan Santos (ACD Sótão), Rodrigo Pinhal (GD Alfarim) e Rúben Brilhante (ACD Sótão)
Pivot: Filipe Santos (Vila Flor SC), Léo Martins (AD Buarcos 2017) e Miguel Pintado (AD Buarcos 2017)

Programa Geral:
13 de abril | domingo
10h00 - Treino
16h30 - Treino
14 de abril | segunda-feira
10h00 - Treino
18h30 - Treino
15 de abril | terça-feira
10h00 - Treino
Campeonato do Mundo FIFA Seychelles 2025
Na qualificação europeia que decorreu, em Espanha, as equipas de Portugal, Espanha, Itália e Bielorrúsia garantiram a presença no torneio mundial, sendo as quatro representantes da UEFA no torneio máximo da modalidade.
O Campeonato do Mundo de Futebol de Praia da FIFA Seychelles 2025 terá lugar entre 1 e 11 de maio de 2025 em Victoria, na ilha de Mahé.
As Seychelles são um arquipélago de 115 ilhas no Oceano Índico, perto da costa leste da África.
A Equipa das Quinas encontra, assim, no Grupo B, as congéneres da Mauritânia, Irão e Paraguai. A estreia será feita diante dos paraguaios, no dia 1 de maio, às 20h30 locais, seguindo-se os embates com Mauitânia (jogo a 3 de maio) e Irão (5 de maio), com os primeiros dois classificados a ficarem apurados para os quartos-de-final da competição, com o grupo luso a cruzar com o Grupo A (Seicheles, Bielorrússia, Guatemala e Japão).
Portugal, atual campeã da europa, já venceu o Campeonato do Mundo, sob a chancela FIFA, em duas ocasiões, em 2015 e 2019.