Sporting B vence Atlético CP

Liga 3 Placard

Jogo de golaços, com Mauro Couto a decidir, aos 89’

Um pontapé teleguiado (89’), saído do pé esquerdo de Mauro Couto, deu o triunfo (2-1) ao Sporting B no confronto com o Atlético, na 9.ª jornada da Fase de Apuramento do Campeão da Liga 3 Placard.

Os leões consolidaram o 2.º lugar e, agora com 15 pontos, aproximaram-se do líder Lourosa (19), derrotado na véspera, na Póvoa de Varzim. O Atlético, que, à quarta tentativa, perdeu pela primeira vez com o Sporting B esta temporada, manteve os 10 pontos.

Após a sentida homenagem ao patrono do estádio, Aurélio Pereira, recentemente falecido, os jovens leões entrarem decididos a tomar conta das operações e o primeiro sinal de perigo resultou de um atraso curto de Dinamite (11’), com José Silva a não conseguir o chapéu a Luís Ribeiro.

Aos 20’, após um remate de Afonso Moreira de meia-distância e defesa para a frente de Luís Ribeiro, Mauro Couto fez a recarga por cima da trave. Um falhanço do homem que só voltaria a estar em evidência muito mais tarde, mas por boas razões.

O golo inaugural chegou aos 39’, num pontapé fantástico de Manuel Mendonça, com o pé direto, sem preparação, à entrada da área. O cruzamento de José Silva para o 2.º poste foi devolvido, de cabeça, por Lucas Anjos e Fran, numa dividida com Mauro Couto, levantou novamente a bola, proporcionando ao capitão leonino um golaço.

O descanso trouxe um Atlético bastante mais empreendedor, com Caleb a assumir as rédeas do jogo e, ele próprio, a obrigar Diego Callai a aplicar-se para manter a baliza incólume (48’ e 55’).

Os leões responderam com um chapéu curto de Afonso Moreira (53’ e 69’) e um disparo à figura de Rafael Besugo (59’), mas o Atlético acabou mesmo por empatar, numa bela rotação de Nico sobre Kauã Oliveira, após receber a bola de Caleb. O ponta-de-lança recém-entrado rematou forte, com o pé esquerdo, para o ângulo inferior direito, invalidado a estirada de Diego Callai.

A reação leonino chegou já perto do fim. Primeiro, através de um remate de longe de Salvador Blopa (em estreia, com 17 anos) e, de forma efetiva, com um extraordinário remate de Mauro Couto, após combinação com Rafael Besugo. A bola saiu do pé esquerdo para o ângulo superior do lado oposto partindo de muito longe e descrevendo um ângulo pronunciado, sem qualquer hipótese de defesa para Luís Ribeiro.

Um fecho com chave de ouro para um encontro intensamente disputado e com três golos de excelente execução.

FICHA DE JOGO
SPORTING B 2-1 ATLÉTICO (1-0 ao intervalo)
Liga 3 Placard
9.ª jornada da Fase de Apuramento do Campeão
Estádio Aurélio Pereira
Árbitro:
João Afonso
Assistentes: Roberto Santos e Francisco Silva
Quarto árbitro: Ricardo Bogas
VAR: Bruno Vieira; AVAR: Paulo Brás
SPORTING B: Diego Callai; João Muniz, David Moreira, Rodrigo Dias, José Silva (Salvador Blopa, 83’), Lucas Anjos (Flávio Gonçalves, 83’), Rafael Besugo, Mauro Couto, Henrique Arreiol (Kauã Oliveira, 58’), Manuel Mendonça (cap) (Luís Gomes, 72’) e Afonso Moreira (Gabriel Silva, 72’).
Suplentes não utilizados: Diogo Pinto, Denilson Tavares, Rodrigo Marquês e Lucas Taibo.
Treinador: João Gião
Disciplina: amarelo a Henrique Arreiol (22’) e David Moreira (90’+5).
ATLÉTICO: Luís Ribeiro; Duarte Henriques, Caleb, Elias, Joãozinho (Barandas, 63’), David Silva (Nico, 46’), Fran (Talison, 85’), Hélio Cruz (Pipo, 70’), Dinamite, Paulinho (cap) e Rúben Marques.
Suplentes não utilizados: Joel Dias, Vicente, Cicin, Tito Jr. e Pedro Pinto.
Treinador: Nikola Popovic
Disciplina: amarelo a Dinamite (30’), Paulinho (32’), Fran (32’) e Nico (81’). Vermelho ao treinador adjunto Marco Tábuas (33’).
Golos: 1-0, Manuel Mendonça (39’); 1-1, Nico (73’); 2-1, Mauro Couto (89’).
Homem do Jogo: Manuel Mendonça (Sporting)

Em jogo de três golos de fino recorte, o capitão Manuel Mendonça assinou o primeiro, sem deixar a  bola cair. Foi o motor da equipa leonina, provocando vários desequilíbrios ofensivos e, sobretudo durante a primeira parte, obrigou o Atlético a retrair-se.


;