Igualdade com golos marcados perto do fim
AD Fafe e Amarante FC empataram a um este domingo, no estádio dos minhotos, na partida que encerrou a jornada 9 do Apuramento de Campeão da Liga 3 PLACARD. O encontro foi disputado sob grande equilíbrio entre os conjuntos nortenhos e apenas teve golos nos últimos minutos, o primeiro marcado por Vasco Braga aos 84’ e o segundo por Rúben Silva, que repôs a igualdade através da conversão de uma grande penalidade, já em tempo de compensação.
No primeiro tempo a iniciativa foi repartida, as equipas dividiram a posse de bola e as oportunidades de perigo. Didi foi o protagonista do período ao negar por duas vezes o golo à equipa da casa com intervenções de grau de dificuldade elevado após remates de Tiago Leite e Picas.

Na segunda parte a toada manteve-se, ambos os conjuntos viveram períodos de maior domínio, mas a verdade é que as chances claras para inaugurar o marcador tardaram em aparecer. O primeiro golo acabou por surgir aos 84’, numa altura em que o Amarante se encontrava balanceado para o ataque. O Fafe aproveitou a descompensação defensiva do adversário, explorou a igualdade numérica no último terço e depois de um cruzamento largo de Bruno Sousa e um toque de Pedro Matos a amortecer de cabeça, Vasco Braga disparou rasteiro e de forma certeira para o fundo das redes alvinegras.
Numa altura em que tudo indicava que os justiceiros iam ficar com os três pontos, uma vez que estavam a ser jogados os derradeiros instantes do encontro, José Gorjão assinalou uma grande penalidade por braço na bola de Bruno Sousa, lateral que na sequência de um cruzamento falhou a abordagem de cabeça e viu a bola tocar-lhe no braço. Rúben Silva assumiu a responsabilidade da conversão e bateu Carlos Alves aos 90+4’.
Com este resultado, AD Fafe e Amarante FC seguem na luta pelos lugares de subida com 11 pontos, os mesmos que o Varzim SC, menos dois do que o Belenenses, quatro do que o Sporting CP B e sete do que o Lusitânia de Lourosa FC.
Na próxima jornada, os justiceiros visitam os leões de Lourosa e os amarantinos recebem o 1º Dezembro.

FICHA DE JOGO
AD FAFE 1 – 1 AMARANTE FC (0-0 ao intervalo)
Liga 3 PLACARD
9ª jornada – Apuramento de Campeão
Estádio Municipal de Fafe
Árbitro: José Gorjão – AF Setúbal
Árbitros assistentes: Ricardo Saraiva e Miguel Martins
Quarto árbitro: Pedro Afonso
VAR: João Almeida
AVAR: Sandrine Santos
FAFE: Carlos Alves; Miguel Pereira (Edson Farias, 79’), Leandro Teixeira, João Batista (Bruno Morais, 86’) e João Vigário; Vasco Braga, Filipe Cardoso (CAP.) e João Oliveira; Picas (Bruno Sousa, 79’), Bruninho (Pedro Matos, 69’) e Tiago Leite
Suplentes não utilizados: Francisco Enes, Nandinho, Lucas Vital, Reoto Kodama, João AmoriM
Treinador: Joel Sampaio
Disciplina: cartão amarelo para João Batista (59’) e Miguel Pereira (77’)
AMARANTE: Didi; Rúben Silva, João Filipe (CAP.), Iroanya (Edu, INT) e Godwin (Leandro, 66’); Rodrigo Guedes, Okoli (Zakari, 83’) e Faissal; Hélder Pedro, Chico Sousa (Ká Semedo, 57’) e Dinho (Antunes, 66’)
Suplentes não utilizados: Flores, Daniel Alves e Cardoso
Treinador: Álvaro Madureira
Disciplina: cartão amarelo para Iroanya (8’), Godwin (45’) e Leandro (75’)
Golos: 1-0 por Vasco Braga (84’), 1-1 por Rúben Silva (90+4’)
Rúben Silva premiado
O prémio de Homem do Jogo foi atribuído ao lateral direito do Amarante FC, Rúben Silva. O camisola 17 protagonizou desequilíbrios ofensivos pelo seu corredor ao longo do encontro e restabeleceu a igualdade em tempo de compensação através da conversão de uma grande penalidade.
