Jordan Santos: "a nossa motivação é máxima"

Futebol Praia - Seleção A

Eleitos para o Mundial 2025 serão revelados esta quarta-feira por Mário Narciso

A Seleção Nacional de Futebol de Praia deu continuidade, esta segunda-feira, com os trabalhos do último estágio de preparação antes do derradeiro acontecimento do ano nas areias, o Campeonato do Mundo FIFA Seychelles 2025.

Os Heróis da Areia realizam um momento de trabalho, na Costa da Caparica, até o dia 15 de abril, tendo agendados seis sessões de treino sob as ordens de Mário Narciso.

Após este último e decisivo período de concentração, o Selecionador Nacional fará o anúncio dos convocados para o Mundial 2025, a 16 de abril, quarta-feira, às 12h00, no Auditório 2 da Cidade do Futebol.

A 19 de abril, a Equipa das Quinas dá o início à fase final da preparação para o Campeonato do Mundo, com um estágio de preparação na Região Autónoma da Madeira.

Portugal trabalhará no concelho da Calheta, até ao dia 25 de abril, tendo prevista a realização de dois jogos de preparação, a 20 e 21 de abril, diante da equipa de Itália, vice-campeã mundial em título. A 26 de abril, o conjunto nacional embarca rumo às Seychelles, nação anfitriã do certame mundial.

A Equipa das Quinas encontra, no Grupo B, as congéneres da Mauritânia, Irão e Paraguai. A estreia será feita diante dos paraguaios, no dia 1 de maio, às 20h30 locais, seguindo-se os embates com Mauritânia (jogo a 3 de maio) e Irão (5 de maio), com os primeiros dois classificados a ficarem apurados para os quartos-de-final da competição, com o grupo luso a cruzar com o Grupo A (Seicheles, Bielorrússia, Guatemala e Japão).

O Selecionador Nacional, Mário Narciso, chamou 15 jogadores para os trabalhos na Costa da Caparica (Almada).

Em declarações ao fpf.pt, o internacional Jordan Santos fez a antevisão de um mundial que espera ser muito competitivo: "avizinha-se um Campeonato do Mundo com muitas seleções que ambicionam o título. Nós temos de olhar para nós, sabemos os adversários que vamos apanhar e as dificuldades que teremos pela frente, temos de ir jogo a jogo, o primeiro é logo muito difícil, com o Paraguai, que vem motivado de ter ganho diante do Brasil, atual campeão do mundo, só aí demonstra a qualidade que têm. É muito importante entrar a ganhar e depois vamos vendo o que a competição nos vai dar".

O melhor do mundo em 2019 dá nota positiva aos trabalhos de preparação realizados este ano: "nota-se que a cada estágio e treino a equipa está a melhorar e a assimilar as ideias do mister, cada vez que se vai aproximando o dia a seleção já está a entrar no modo competitivo, pois sabemos para o que vamos, quem está aqui no grupo sabe que a nossa motivação é máxima, é sair de lá com o troféu, é para isso que vamos, a preparação tem sido boa".

Por fim, o ala lusa não considera que o título europeu de 2024 não veio dar "responsabilidade acrescida nenhuma, até porque campeões da Europa já temos sido várias vezes, fruto do nosso trabalho. A ambição de Portugal é sempre máxima, é sempre ganhar todas as competições, olham para nós como favoritos, temos de lidar com esse tipo de pressão, uma pressão boa que qualquer atleta que representa a nossa seleção quer ter derivado ao histórico que temos e vamos preparados para isso: jogo a jogo e com a responsabilidade de ganhar".

Eis a lista de convocados:

Guarda-redes: Diogo Dias (ACD Sótão), Pedro Mano (AD Buarcos 2017) e Rúben Regufe (Leixões SC)
Fixo: Bernardo Lopes (ACD Sótão), Rui Coimbra (ACD Sótão) e Tiago Batalha (ACD Sótão)
Ala:  André Lourenço (AD Buarcos 2017), Bê Martins (AD Buarcos 2017), João Cabral (GD Alfarim),  Jordan Santos (ACD Sótão), Rodrigo Pinhal (GD Alfarim) e Rúben Brilhante (ACD Sótão)
Pivot: Filipe Santos (Vila Flor SC), Léo Martins (AD Buarcos 2017) e Miguel Pintado (AD Buarcos 2017)

Programa Geral:

15 de abril | terça-feira
10h00 - Treino

Campeonato do Mundo FIFA Seychelles 2025

Na qualificação europeia que decorreu, em Espanha, as equipas de Portugal, Espanha, Itália e Bielorrúsia garantiram a presença no torneio mundial, sendo as quatro representantes da UEFA no torneio máximo da modalidade.

O Campeonato do Mundo de Futebol de Praia da FIFA Seychelles 2025 terá lugar entre 1 e 11 de maio de 2025 em Victoria, na ilha de Mahé.

As Seychelles são um arquipélago de 115 ilhas no Oceano Índico, perto da costa leste da África. 

A Equipa das Quinas encontra, assim, no Grupo B, as congéneres da Mauritânia, Irão e Paraguai. A estreia será feita diante dos paraguaios, no dia 1 de maio, às 20h30 locais, seguindo-se os embates com Mauitânia (jogo a 3 de maio) e Irão (5 de maio), com os primeiros dois classificados a ficarem apurados para os quartos-de-final da competição, com o grupo luso a cruzar com o Grupo A (Seicheles, Bielorrússia, Guatemala e Japão).

Portugal, atual campeã da europa, já venceu o Campeonato do Mundo, sob a chancela FIFA, em duas ocasiões, em 2015 e 2019.


;

Notícias